Acerca da elaboração de contratos e da gestão de arquivos e documentos, julgue o item a seguir.
Depois de digitalizados, os documentos permanentes de interesse público devem ter seus originais descartados.
O ato de classificar e arquivar de maneira correta tornou-se ponto primordial nos cuidados da documentação. Baseando-se na Teoria das Três Idades (FREIBERGER, 2012) e conhecendo que o ciclo de vida do arquivo permite avaliar a classificação que um documento recebe de acordo com a frequência de uso e sua vigência, responda o que se pede a seguir:
Qual das alternativas abaixo apresenta CORRETAMENTE a classificação que recebem os documentos de valor histórico (probatório e informativo) que devem ser definitivamente preservados, mas que não são necessários ao cumprimento das atividades da administração?
O documento em que se registram a data e o número de ordem de determinado requerimento ou processo, para fins de controle de seu andamento ou de sua localização na instituição, é
A Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011 regulamenta o direito à informação pública previsto na Constituição Federal de 1988 e estabelece que toda informação produzida ou custodiada por órgãos e entidades públicas é passível de ser ofertada ao cidadão, também conhecida como:
Relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os termos básicos de arquivologia às suas respectivas definições.

Assinale a sequência CORRETA.
O tipo de arquivamento cujos documentos ou fichas são dispostos uns atrás dos outros, permitindo sua rápida consulta, sem necessidade de manipular ou mover os demais, é denominado:
No que se refere ao arquivo, analise os itens a seguir: I – Utilizado somente para fins de pesquisa. II – Documentos particulares ou de qualquer instituição pública ou privada que tenham sido considerados importantes. III – Deve ser preservado na sua totalidade sem destruição, rasura ou mutilação.
O setor de protocolo é considerado o portal de entrada e de saída dos documentos de uma instituição. Assinale a alternativa que não indica uma atividade realizada pelo protocolo:
Com base nos dispositivos da Lei de Acesso à Informação — Lei Federal n.º 12.527/2011 —, julgue o item a seguir.
É vedado o acesso a informações referentes a projetos de pesquisa e desenvolvimento científicos ou tecnológicos cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
Acerca de conceitos relativos à arquivologia, julgue os itens que se seguem.
Em relação ao tipo de documentação existente no arquivo, o acervo pode ser manuscrito ou impresso, mas a documentação deve ser única em seu lugar de armazenamento.
Acerca do gerenciamento da informação e da gestão de documentos, julgue os itens a seguir.
O instrumento que operacionaliza a avaliação de documentos é a tabela de temporalidade.
Com relação às tipologias documentais e aos suportes físicos em arquivologia, julgue os itens subsequentes.
Carta, ofício, memorando e relatório são exemplos de tipos documentais.
Existem critérios que orientam a forma como os documentos são eliminados.
Em geral, não podem ser eliminados(as):
A classificação dos arquivos leva em conta a natureza do assunto tratado no documento. Neste contexto, três tipos são descritos abaixo.
(I) A divulgação não prejudica a administração. Exemplos: notas fiscais de uma loja e escala de plantão de uma imobiliária.
(II) O assunto, embora não requeira alto grau de segurança, só deve ser do conhecimento de pessoas autorizadas, para não prejudicar um indivíduo ou criar embaraços administrativos. Exemplos: cartas, fotografias aéreas e negativos que indiquem instalações importantes para a segurança nacional.
(III) O assunto exige alto grau de segurança, mas pode ser de conhecimento de pessoas funcionalmente autorizadas para tal, ainda que não estejam intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio. Exemplos: planos, programas e medidas governamentais e materiais criptográficos.
Os tipos descritos em (I), (II) e (III) são denominados, respectivamente:
Quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, diz-se que houve: