Assinale a opção que indica a atitude correta a ser tomada pelo protocolo, caso receba um documento considerado sigiloso.
Em relação a conceitos de arquivologia, legislação, protocolos, classificação, arquivamento e ordenação de documentos, julgue o item seguinte.
As atividades de protocolo, expedição e arquivos correntes são similares, motivo pelo qual devem funcionar de forma integrada.
Julgue o próximo item, referente a tabela de temporalidade, acondicionamento, armazenamento, preservação e conservação de documentos em arquivo.
É adequado o arquivamento, em um mesmo local, de maneira conjunta, de documentos pertencentes a uma instituição hospitalar compostos por gravações em pendrives, documentos impressos e microfilmes.
Determinação técnica ou administrativa expedida por escrito por autoridade e dirigida a responsáveis por serviços, tarefas ou obras é um(a):
O elemento de identificação cronológica, em que são indicadas as datas do início e do término do período abrangido por uma unidade de descrição, é chamado de:
Método de arquivamento em que o elemento principal para a recuperação da informação é o número do documento associado à data de sua produção, processamento ou encerramento do assunto.
Guia é um instrumento de pesquisa descritivo e tem por finalidade propiciar uma visão dos serviços de arquivo, de modo a permitir ao pesquisador saber quais são os recursos, a natureza e o interesse dos fundos que os arquivos abrigam. Com relação à composição da estrutura do guia, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes definições: ( ) Introdução: identificação do arquivo e seu funcionamento; pequeno histórico da instituição e de seus fundos e divisão interna do arquivo. ( ) Identificação do arquivo e seu funcionamento: breve descrição de cada fundo na ordem do arranjo geral do arquivo, mencionando em primeiro lugar os fundos fechados. ( ) Caracterização: identificação da tipologia documental ou função administrativa que originou a produção dos documentos componentes da série descrita. ( ) Verbetes: descrição das séries documentais, quantidade de documentos, notação e observações quanto ao arranjo. ( ) Serviço: indicação da existência de biblioteca auxiliar, apontando as principais coleções. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Acerca das noções de arquivologia, julgue o item que se segue.
A fase arquivística em que os documentos são utilizados para atender as necessidades cotidianas é a fase intermediária.
Acerca das noções de arquivologia, julgue o item que se segue.
A difusão dos documentos de arquivo é uma das principais atividades do arquivo permanente.
Quanto ao acesso à informação, julgue o próximo item à luz da Lei n.º 12.527/2011 e do Decreto n.º 7.724/2011.
Qualquer pessoa, natural ou jurídica, poderá formular pedido de acesso à informação, desde que informe os motivos do pedido.
No que diz respeito à correspondência empresarial e oficial, ao conhecimento de organização, à redação, à elaboração de parecer técnico, à elaboração de relatórios e registros, à organização de um arquivo, às técnicas e aos métodos de arquivamento, aos modelos de arquivos e tipos de pastas e ao arquivamento de registros informatizados, julgue o item a seguir.
A etapa de ordenação trata das tarefas necessárias à sua classificação e codificação, verificando a existência de documentos antecedentes.
Após assinar um contrato de prestação de serviços com um parceiro comercial, a sociedade empresária Receitas mantém o documento na própria sede, visto que ele será utilizado com frequência.
No que concerne ao gênero desse documento, é correto afirmar que ele é
Com relação à organização de um arquivo, a técnicas e métodos de arquivamento, a modelos de arquivos e tipos de pastas, a arquivamento de registros informatizados e à elaboração de relatórios e registros, julgue o item a seguir.
O protocolo é uma atividade de controle de documentos ligada essencialmente à sua saída de uma organização.
Acerca da Lei n.º 12.527/2011 e do Decreto n.º 7.724/2011, julgue o item subsequente.
Além de rapidez, são exigidas da Administração clareza e adoção de linguagem de fácil compreensão na prestação das informações.
Apesar da diversidade de ambientes jurídicos, políticos e administrativos em que se situam os arquivos, e também da diversidade de procedimentos a que vêm sendo submetidos ao longo do tempo, é possível reconhecer neles, do ponto de vista epistemológico, um substrato comum: