A respeito da gestão de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
A aquisição de documentos, uma das funções arquivísticas, trata da transferência dos documentos dos arquivos correntes ao arquivo intermediário e do recolhimento dos documentos ao arquivo permanente
Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:
A operação de enviar os documentos ao arquivo intermediário é conhecida como transferência.
Com base na legislação e nos princípios da arquivologia, julgue o item
A transferência ou o recolhimento de documentos da fase corrente para a fase intermediária tem por objetivo a racionalização do trabalho, uma vez que ocorre liberação de espaço e economia de recursos materiais.
Quanto às noções de arquivologia, julgue o item
A transferência ocorre na passagem de um arquivo intermediário para o permanente
Em relação às características básicas das organizações formais modernas, aos tipos de estrutura organizacional e à natureza, às finalidades e aos critérios de departamentalização, julgue o item
A departamentalização por clientes possui a desvantagem de sacrificar ou de colocar em segundo plano a lucratividade ou a eficiência da organização.
Quanto às noções de arquivologia, julgue o item
Quando há a passagem de um arquivo corrente para o intermediário, esse arquivo perde seu valor primário, embora aguarde sua destinação final em um armazenamento temporário.
Em relação às características básicas das organizações formais modernas, aos tipos de estrutura organizacional e à natureza, às finalidades e aos critérios de departamentalização, julgue o item
A departamentalização funcional diferencia e agrupa as atividades organizacionais de acordo com o resultado da organização, de modo a facilitar o emprego da tecnologia, das máquinas, dos equipamentos, do conhecimento e da mão de obra.
No que se refere a repositórios digitais e aos repositórios digitais arquivísticos confiáveis (RDC-Arq), julgue o item seguinte.
Quando do seu recolhimento em instituições arquivísticas, os documentos digitais devem estar acompanhados de declaração de responsabilidade.
Gestão de documentos é o conjunto de todas as atividades que envolvem o controle dos documentos da instituição, desde sua criação até seu destino final (eliminação). Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. I O recolhimento é o envio de documentos da fase corrente para a fase intermediária. II Os documentos de valor histórico são considerados como importantes para preservar a memória ou a história da instituição. Incluem‐se entre eles os documentos com um período superior a cinquenta anos de sua produção. III O prazo máximo de retenção de documentos na fase corrente é de dois anos. Após esse prazo, devem passar para a fase intermediária, em que devem permanecer de dez a quinze anos, dependendo da sua utilidade para fins administrativos. Assinale a alternativa correta.
A política de acesso aos documentos de arquivo no Brasil é recente, tendo sua normatização passado a ser mais efetiva a partir do início da década de 90 do século passado. No que se refere à política de acesso aos documentos de arquivo, julgue o item que se segue.
Documentos do setor privado recebidos por doação legal não podem integrar o quadro de política de acesso da instituição arquivística receptora.
No que tange aos princípios, aos conceitos e à legislação da arquivística e à gestão, ao acondicionamento e ao armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item seguinte.
Na transferência, o documento passa do arquivo corrente para o arquivo intermediário.
Considere o quadro abaixo, extraído da Tabela de temporalidade de documentos de arquivo do Senado Federal e do Congresso Nacional, aprovada pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2013.
Função - 03 Atividade Legislativa e Fiscalizatória em Plenário
Subfunção - 03.01 Execução da Atividade Legislativa e Fiscalizatória em Plenário
Atividade - 03.01.02 Sessões Plenárias
No que tange aos prazos de guarda e à destinação final dos documentos, é correto afirmar que o tipo documental
Assinale a alternativa INCORRETA quanto às fases do processo de documentação.
Quando um documento passa do arquivo intermediário para o permanente, diz-se que houve:
Na gestão de documentos, o termo “recolhimento” significa: