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Analise os exemplos de documentos a seguir.


I – Atos de ajuste: contrato, convênio e outros acordos em que o respectivo órgão do Poder Judiciário for parte;
II – Atos normativos: ato, regimento, resolução, portaria e outras normas expedidas.

Em relação à sua destinação final, são considerados documentos de guarda:

Verifique os três exemplos de documentos a seguir:

  • Diagnóstico estratégia nacional do Poder Judiciário;
  • Controle de correspondências;
  • Pedido de progressão funcional.

Quanto à destinação, esses documentos devem ser, respectivamente:

Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item. 

O plano de destinação é o instrumento de avaliação do programa de gestão de documentos a ser aplicado em arquivos correntes.

Relacione corretamente as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1

  1. Arquivo
  2. Arquivamento
  3. Arranjo
  4. Avaliação
  5. Destinação

Coluna 2 Descrição

(  ) Sequência de operações que visam à guarda ordenada de documentos nos seus devidos lugares, em equipamentos que lhes forem próprios.
(  ) Decisão, com base na avaliação, quanto ao encaminhamento de  documentos para guarda permanente, descarte ou eliminação.
(  ) Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades.
(  ) Processo de análise de documentos de arquivo que estabelece os prazos de guarda e a destinação de acordo com os valores que lhes são atribuídos.
(  ) Processo que consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética, numérica ou alfanumérica, de acordo com o método adotado.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:

Uma das fases básicas da gestão de documentos é a de destinação, em que se decide quais documentos serão eliminados e quais serão mantidos permanentemente.

Conhecer e aplicar a Tabela de Temporalidade de Documentos é importante na gestão de documentos. Em relação aos prazos de guarda dos documentos, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

“Os boletins administrativos, de pessoal e de serviço devem ser guardados por ____. As obrigações trabalhistas e estatutárias devem ser guardadas por _____. Documentos relativos a sindicatos, acordos e dissídios devem ser guardados por _____.”

O Código de Classificação de Documentos e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos Arquivísticos são adotados pelas instituições como modelos para a gestão dos documentos que representam a rotina das atividades institucionais.

Em relação a esses instrumentos, observa-se que a(o)

O Manual de Gestão de Documentos do Estado do Paraná é o instrumento normatizador das atividades de classificação, arquivamento e destinação de documentos produzidos e recebidos pela Administração Pública. Com base no Manual de Gestão de Documentos do Estado do Paraná, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas: ( ) Tabela de temporalidade é o registro esquemático do ciclo de vida dos documentos, determinando os prazos de guarda no arquivo corrente, intermediário e permanente. ( ) Os documentos com valor primário apresentam interesse cultural, científico, tecnológico ou histórico. ( ) A Comissão Setorial de Avaliação de documentos será constituída por sete membros e seus suplentes. ( ) O critério utilizado para classificação de documentos é o conteúdo do documento, ou seja, o assunto. ( ) Recolhimento é o encaminhamento dos documentos do arquivo corrente para o arquivo intermediário. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Gestão de documentos é o conjunto de todas as atividades que envolvem o controle dos documentos da instituição, desde sua criação até seu destino final (eliminação). Acerca desse tema, julgue os itens subsequentes. I O recolhimento é o envio de documentos da fase corrente para a fase intermediária. II Os documentos de valor histórico são considerados como importantes para preservar a memória ou a história da instituição. Incluem‐se entre eles os documentos com um período superior a cinquenta anos de sua produção. III O prazo máximo de retenção de documentos na fase corrente é de dois anos. Após esse prazo, devem passar para a fase intermediária, em que devem permanecer de dez a quinze anos, dependendo da sua utilidade para fins administrativos. Assinale a alternativa correta.

Considere o quadro abaixo, extraído da Tabela de temporalidade de documentos de arquivo do Senado Federal e do Congresso Nacional, aprovada pelo Ato da Comissão Diretora nº 21/2013.

Função - 03 Atividade Legislativa e Fiscalizatória em Plenário

Subfunção - 03.01 Execução da Atividade Legislativa e Fiscalizatória em Plenário

Atividade - 03.01.02 Sessões Plenárias

No que tange aos prazos de guarda e à destinação final dos documentos, é correto afirmar que o tipo documental

Existem critérios que orientam a forma como os documentos são eliminados.

Em geral, não podem ser eliminados(as):

No que se refere à microfilmagem, julgue os itens a seguir. I Documentos que contenham filmagens e vídeos são documentos resultantes do processo de microfilmagem. II Na microfilmagem, processo de produção de imagens fotográficas altamente reduzidas de documentos, a extração de um filme cópia é medida de segurança obrigatória, assim como seu armazenamento (que deve ser feito em local distinto daquele do filme original). III A digitalização ou microfilmagem é uma das possibilidades para a destinação final dos arquivos e a terceira fase da gestão de documentos. IV Documentos históricos e de valor permanente, após a microfilmagem, podem ser eliminados. A quantidade de itens certos é igual a

A respeito das políticas públicas de arquivo, julgue os itens a

seguir.

Digitalização é o procedimento a ser adotado antes da

eliminação de qualquer processo com trânsito em julgado.

Com relação à gestão da informação e à gestão de documentos, julgue os itens a seguir.

A microfilmagem de documentos arquivísticos considerados

permanentes sem a eliminação do original constitui

procedimento correto.

A respeito da gestão de documentos e do acesso à informação, julgue os itens a seguir.

A aplicação da tabela de temporalidade resulta na definição

do destino final dos documentos de arquivo, que pode ser a

guarda corrente ou intermediária.

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