Os objetos digitais, segundo Kenneth Thibodeau, assumem três características simultâneas: correspondem a algo que tem significado para o ser humano, independentemente dos padrões de bits utilizados; a um conjunto de informações organizadas em estruturas de dados, reconhecida e processada por meio de softwares; e à inscrição de sinais sobre um determinado suporte. O autor refere-se, respectivamente, a
De acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Arquivos de 4 de setembro de 2015, a propósito da implementação de repositórios digitais confiáveis para a transferência e recolhimento de documentos arquivísticos digitais a entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos, a definição dos metadados deve observar
Atenção: Para responder à questão, considere as informações a seguir.
O plano de classificação e a tabela de temporalidade de documentos constituem importantes instrumentos de gestão de arquivos. À guisa de exemplo, reproduz-se parte do plano adotado por determinada Assembleia Legislativa, atualizado em março de 2017:
A técnica de registro não deve tomar o lugar da espécie documental, como se vê em
Atenção: Para responder à questão, considere o ato normativo abaixo reproduzido, cujas partes são identificadas por algarismos romanos, para fins de análise.
A espécie documental mencionada no caput é ato normativo
As diferentes abordagens do processo de avaliação em arquivos, conhecidas pelos nomes de estratégia documentária, macroavaliação, microavaliação, avaliação integrada e plano documental, têm sua matriz teórica, respectivamente, nos seguintes autores:
Ao processo de identificação de fundos, o arquivista australiano Peter Scott acrescentou uma característica que não havia sido elencada anteriormente por Michel Duchein. Segundo Scott, o órgão produtor deve ter
Atenção: Para responder à questão, considere os elementos internos, intermediários e externos que, segundo a renomada arquivista Heloísa Liberalli Bellotto, permitem à Diplomática averiguar a autenticidade dos documentos. Tais elementos vêm enumerados abaixo, em ordem alfabética:
Os elementos externos ou extrínsecos, relacionados com o modo de apresentação do documento, são os de números
Arquivos são os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos. Dentre as atribuições do cargo de agente administrativo encontra-se a de manter e controlar arquivos, neste aspecto aponte a alternativa que preenche corretamente a lacuna. “______________ é o conjunto de documentos que aguardam em depósito de armazenamento temporário sua destinação final".
- A NOBRADE – Norma Brasileira de Descrição Arquivística – estabelece diretivas para a descrição no Brasil de documentos arquivísticos, compatíveis com as normas internacionais em vigor – ISAD(G) e ISAAR (CPF) –, e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Em relação à estrutura e uso, a NOBRADE prevê a existência de oito áreas, compreendendo 28 elementos de descrição. Dos 28 elementos de descrição disponíveis, quantos são obrigatórios?
No âmbito internacional, as discussões em torno da consolidação de uma terminologia arquivística remontam à criação, em 1948, do Conselho Internacional de Arquivos (CIA). No Brasil, as discussões iniciam-se em 1971 a partir da formação de um grupo de estudos dedicados ao tema. Qual Associação, fundada em 1971, possibilitou a formação do grupo de estudos que, em 1972, apresentou no I Congresso Brasileiro de Arquivologia os primeiros resultados do estudo, constituído de um glossário com 132 termos?
Procedimento metodológico que tem como objetivo a identificação de problemas e a busca de soluções para uma melhor eficiência das organizações:
A respeito da Resolução do Conarq nº 6, de 15 de maio de 1997, sobre a terceirização de serviços arquivísticos públicos, considere as seguintes afirmativas: 1- A guarda dos documentos públicos é exclusiva dos órgãos e entidades do Poder Público, visando garantir o acesso e a democratização da informação, sem ônus para a Administração e para o cidadão. 2- Poderão ser contratados serviços para a execução de atividades técnicas auxiliares, desde que planejados, supervisionados e controlados por agentes públicos pertencentes aos órgãos e entidades produtores e acumuladores dos documentos. 3- As atividades de avaliação serão reservadas para execução direta pelos órgãos e entidades do Poder Público, por ser atividade essencial da gestão de documentos. 4- As instituições arquivísticas públicas deverão baixar instruções normativas sobre a matéria, no seu âmbito de atuação. Assinale a alternativa correta.
Após efetivar a eliminação de documentos no âmbito dos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), os órgãos e entidades deverão elaborar um documento que tem por objetivo registrar as informações relativas ao ato de eliminação, não sendo obrigatório dar publicidade em periódico oficial, mas devendo ser dada publicidade em boletim interno ou, ainda, no próprio portal ou sítio eletrônico. Também deverá ser encaminhada uma cópia desse documento para a instituição arquivística pública, na sua específica esfera de competência, para ciência de que a eliminação foi efetivada. Esse documento recebe o nome de:
Sobre as diretrizes da Lei 12.527 de Acesso à Informação, NÃO é correto afirmar:
As denominações “correntes, temporários e permanentes” referem-se a