Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a gestão de arquivos e documentos, conforme dispõe a política nacional de arquivos públicos e privados.
( ) É resguardado o direito de indenização pelo dano material ou moral decorrente da violação do sigilo, sem prejuízo das ações penal,
civil e administrativa.
( ) Consideram-se documentos finalísticos aqueles que, não sendo de uso corrente nos órgãos produtores, por razões de interesse administrativo, aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
( ) Consideram-se correntes os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente
preservados.
( ) Os documentos de valor permanente são alienáveis.
( ) São também considerados arquivos públicos os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por instituições de caráter público e por entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos no exercício de suas atividades.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a gestão de documentos, arquivos e protocolo.
( ) Acervo é a totalidade dos documentos sob custódia de um arquivo.
( ) Apensação é a técnica de seleção de documentos representativos de um conjunto.
( ) Arquivamento é a sequência de operações que visam à guarda ordenada de documentos.
( ) Documento ostensivo é aquele sem qualquer restrição de acesso.
( ) Notação é o processo de reconhecimento, sistematização e registro de informações sobre arquivos com vista ao seu controle físico e/ou intelectual.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Conjunto de procedimentos e operações técnicas, desenvolvido para produzir, receber, armazenar, dar acesso e destinar documentos arquivísticos, processado eletronicamente e aplicável em ambientes digitais ou híbridos.
Trata-se da definição de
A respeito da gestão de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Uma das operações técnicas envolvidas na gestão de documentos é a tramitação
Ao conjunto de procedimentos técnicos e operacionais referentes às atividades de produção, tramitação, classificação, avaliação e arquivamento de documentos, dá-se o nome de
Uma evolução de todas as técnicas de arquivamento é o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED), que permite fazer cópias digitais de documentos físicos e a devida armazenagem da informação, facilitando uma busca futura.
Assim, milhares de documentos em papel podem ser armazenados muitas vezes em um único computador central, permitindo economia e agilidade.
Com relação aos procedimentos de arquivologia, julgue o item.
A gestão documental, seja eletrônica ou em arquivo de papel, não está presente em todas as organizações.
Com relação aos procedimentos de arquivologia, julgue o item.
A gestão documental é o ramo do arquivo documental responsável somente pela administração de documentos na fase corrente.
Sobre a gestão de documentos, analise as assertivas a seguir.
I. O Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) é um dos recursos fundamentais utilizados por uma instituição, a fim de garantir a eficiência na gestão de seu acervo documental.
II. Além de ter como principal vantagem a economia de tempo, o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) proporciona o aumento da segurança dos documentos, minimiza perdas e facilita o acesso e o compartilhamento das informações.
III. A tabela de temporalidade é um instrumento auxiliar na gestão de documentos, que determina prazos e condições de guarda, de acordo com o que a legislação determina.
IV. A gestão de documentos é dividida em três fases básicas, a saber: produção de documentos; utilização de documentos; e, destinação de documentos.
Está correto o que se afirma em
A legislação brasileira reconhece a gestão de documentos de arquivo como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação. Acerca da arquivologia, julgue os itens que se seguem.
A implementação de programas de gestão de documentos pode ser constatada verificando-se se o órgão aplica planos ou códigos de classificação e tabelas de temporalidade e possui política arquivística institucional
Quanto às fases da gestão documental, assinale a alternativa correta.
Acerca da gestão arquivística de documentos, julgue:
O prazo de guarda dos documentos nos arquivos correntes é estimado em anos.