Visando a adotar as Diretrizes para a Gestão Arquivística do Correio Eletrônico Corporativo pelos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), o CONARQ recomenda a aplicação da
O uso do meio eletrônico para a realização do processo administrativo no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional foi normatizado pelo Decreto 8.539, de 08 de outubro de 2015. Para o atendimento ao disposto neste Decreto, os órgãos e as entidades da administração utilizarão sistemas informatizados para a gestão e o trâmite de processos administrativos eletrônicos. De acordo com o Decreto, analise as afirmativas seguintes.
I - Os sistemas deverão utilizar, preferencialmente, programas com código aberto e prover mecanismos para a verificação da autoria e da integridade dos documentos em processos administrativos eletrônicos.
II - os documentos em papel recebidos que sejam cópias autenticadas administrativamente ou cópias simples não podem ser descartados após realizada a sua digitalização.
III - A autoria, a autenticidade e a integridade dos documentos e da assinatura, nos processos administrativos eletrônicos, poderão ser obtidas exclusivamente pelo certificado digital emitido no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), não existindo outro meio de comprovação de autoria e integridade.
IV - Os documentos nato-digitais e assinados eletronicamente são considerados originais para todos os efeitos legais.
V - Os documentos resultantes da digitalização de originais serão considerados cópias simples.
Estão corretas
A escolha do método de arquivamento deve considerar as características do documento a ser classificado, identificando o aspecto pelo qual o documento é mais frequentemente consultado. Quando o elemento principal para a recuperação da informação for o local (cidade, estado e país), o método escolhido será o:
Sobre o método alfabético de arquivamento, é incorreto afirmar que:
Um importante método de classificação de documentos foi desenvolvido por Mevil Dewey. Este método é utilizado nas bibliotecas, e, em grande parte também por instituições públicas e privadas. A seguinte classificação não encontra-se de acordo com o método de Dewey:
São vantagens do gerenciamento eletrônico de documentos, exceto:
No que se refere à microfilmagem, julgue os itens a seguir. I Documentos que contenham filmagens e vídeos são documentos resultantes do processo de microfilmagem. II Na microfilmagem, processo de produção de imagens fotográficas altamente reduzidas de documentos, a extração de um filme cópia é medida de segurança obrigatória, assim como seu armazenamento (que deve ser feito em local distinto daquele do filme original). III A digitalização ou microfilmagem é uma das possibilidades para a destinação final dos arquivos e a terceira fase da gestão de documentos. IV Documentos históricos e de valor permanente, após a microfilmagem, podem ser eliminados. A quantidade de itens certos é igual a
Acerca de suporte dos documentos e de sua respectiva preservação e conservação, julgue os itens subsequentes. I O termo suporte é utilizado em arquivologia para denominar qualquer material que contenha informações registradas. Alguns exemplos, além do mais comum hoje, que é o papel, são: papiro; pergaminho; e disco magnético. A classificação por assunto, por exemplo, é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos, em um mesmo tipo de suporte, a fim de facilitar sua localização. II Documentos históricos ou documentos com grande prazo de guarda devem ser armazenados em locais com pouca incidência de luz artificial, privilegiando a luz natural (solar), o que gera maior durabilidade. III Alguns fatores apressam o processo natural de deterioração dos documentos, como os índices extremos ou as flutuações de temperatura e umidade relativa do ar, o contato com poluentes atmosféricos e a exposição a radiações luminosas, como os raios ultravioleta. O ar seco e a alta umidade, por exemplo, são fatores de enfraquecimento do papel. Assinale a alternativa correta.
Acerca dos conceitos fundamentais da arquivologia, julgue o item seguinte.
Os gêneros documentais presentes nos arquivos são, entre outros, documentos textuais, documentos audiovisuais e documentos cartográficos.
A respeito de gestão da informação e gestão de documentos, julgue o item a seguir.
O protocolo faz a distribuição dos documentos ao arquivo intermediário para que eles possam receber despachos.
Com relação a tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item que se segue.
Devido ao baixo custo da microfilmagem, ela é a solução para se reduzir espaço.
Com relação a tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item que se segue.
O banho de gelatina é uma das técnicas de restauração de documentos em suporte papel.
Considerando os procedimentos utilizados no arquivo de documentos, complete o trecho a seguir:
________________ é o “[...] esquema de distribuição de documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos, elaborado a partir do estudo das estruturas e funções de uma instituição e da análise do arquivo por ela produzido." (BRASIL, 2013, p.141).
A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é
De acordo com Belloto, arquivos, bibliotecas, centros de documentação e museus têm responsabilidades no processo de recuperação da informação, em benefício da divulgação científica, tecnológica, cultural e social, bem como do testemunho jurídico e histórico. No entanto possuem fronteiras bem definidas e suas características não devem ser confundidas. Assinale a alternativa que apresenta características exclusivas de Arquivo em relação à entrada de documentos e ao processamento técnico.
Considerando as categorias documentais, identifique como verdadeiras “V" ou falsas “F" as seguintes definições:
( ) Atos de assentamento: são os configurados por registro, consubstanciando fatos ou ocorrências. Exemplo: ata, termos, apostila e autos de infração.
( ) Atos de ajuste: são os que, em geral, derivam de atos normativos, determinando a execução. Exemplo: alvará, circular, aviso, carta, memorando e exposições de motivo.
( ) Atos de correspondência: são documentos pactuais, representados por acordos de vontade em que, no caso da documentação pública, pelo menos uma das partes é a administração, seja federal, estadual ou municipal. Exemplo: tratado, convênio e contrato.
( ) Atos normativos: são os de cumprimento obrigatório, sendo de manifestação de vontade de autoridades supremas e devendo ser acatados pelos subordinados. Exemplo: estatuto, resolução, portaria e ordem de serviço.
( ) Atos enunciativos: são os opinativos e que esclarecem questões vazadas em outros documentos. Exemplo: parecer, informação e relatório.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.