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Em relação aos aspectos conceituais sobre diagnóstico, no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo:

 

1. Segundo Campos (2019), a noção de diagnóstico tem relação direta com a identificação arquivística, que tem como objetos o sujeito produtor, o documento e o arquivo.

2. Lopes (2014) define diagnóstico como operação de constituir a imagem de uma ou mais organizações, podendo ser maximalista ou minimalista.

3. Um diagnóstico maximalista geralmente, segundo Lopes (2014), procura levantar problemas arquivísticos de uma organização específica.

4. Campos (2019) compreende que o processo de diagnóstico de arquivo possui atividades de: planejamento do diagnóstico de arquivo; levantamento de informações necessárias; análise dos dados coletados; identificação de problemas; proposta de plano de ação; e monitoramento das ações implantadas.

5. O resultado de um diagnóstico de arquivo, segundo Santos (2009), resultará em um norteador para a implantação da política arquivística institucional.

conce

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Duchen (1983) faz um compilado de reflexões acerca das características de um fundo de arquivo, sendo por vezes nomeado como princípio de respeito aos fundos ou princípio da proveniência, ampliando a compreensão sobre a destinação daqueles arquivos que serão considerados permanentes. Com base na temática de fundo de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

( ) Um fundo de arquivo pode ser definido como sendo os arquivos que são criados por ou provenientes de uma administração, estabelecimento, pessoa ou coletividade, podendo, segundo Rousseau e Couture (1998), serem classificados como fundo aberto e fundo fechado.

( ) A visão minimalista trazida nas reflexões de Duchein (1983) estão relacionadas com preocupações acerca da definição de fundo de arquivo a partir do seu posicionamento hierárquico, em que a unidade da função está situada no topo da organização, ao contrário da visão maximalista, em que o nível de competência dos fundos é muito baixo.

( ) Para evitar falhas na identificação de um fundo de arquivo, segundo Duchein (1983), é importante considerar alguns critérios essenciais, tais como: o organismo produtor deve possuir atribuições precisas e instáveis, definidas por uma lei ou regulamento; e deve-se ter um chefe responsável pelo arquivo, não necessariamente com poder de decisão, mas que seja capaz de estabelecer critérios de gerenciamento dos acervos.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

O conjunto de documentos organicamente vinculados às entidades que os produziram e podem representar uma parcela significativa do patrimônio cultural de uma cidade ou instituição define

Em um setor de Recursos Humanos, encontramos grande volume e diversidade de documentos, tais como registro de pagamento de salários, registro de frequência dos funcionários, de férias, dos encargos sociais, manual de RAIS, manual de CLT, Diário Oficial, Coleção IOB, entre outros.

Dentre eles, são considerados documentos com relação orgânica, ou seja, com caráter arquivístico:

Observe os seguintes exemplos de documentos judiciais:


I – certidão de trânsito em julgado;
II – pauta de julgamento;
III – recurso.

Esses exemplos são, respectivamente, dos seguintes tipos:

Na gestão de conhecimentos existe a preocupação de garantir que conhecimentos únicos, frutos de experiências reais e de grande importância para a empresa, não se percam e sejam úteis para a equipe. Os conhecimentos podem se dividir em categorias, e existem padrões de criação que formam uma espiral do conhecimento contínua.

Uma experiência profissional passada por meio de treinamentos ou instruções práticas, com compartilhamento de experiências, é um exemplo de troca de conhecimento:

A preservação de documentos arquivísticos digitais deve estar associada a um Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq). O Conselho Nacional de Arquivos estabelece diretrizes para a implementação desses repositórios, de forma a garantir a credibilidade dos documentos, a qualidade de um documento ser o que diz ser e o fato de estar livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção.

É correto afirmar que o que descreve essa característica é:

Em um processo, o despacho é a forma por meio da qual a autoridade competente dá continuidade a uma ação administrativa ou firma decisões em documentos. Esses despachos são de dois tipos:

I – que objetiva dar prosseguimento ao documento;

II – que envolve uma decisão administrativa sobre matérias e assuntos submetidos à apreciação da autoridade competente.

Esses dois tipos de despachos são chamados, respectivamente, de:

O recorte do organograma (figura 1) representa unidades organizacionais de uma determinada instituição, que caracterizam funções:

Maria trabalha no setor de protocolo de uma organização, onde exerce as atividades de recebimento, registro, classificação, distribuição, expedição e controle de tramitação de documentos. Ao receber um documento de caráter confidencial, Maria deve, para proceder de maneira correta, conhecer a classificação de documentos quanto à natureza do assunto e aos respectivos graus de sigilo.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa correta.

Acerca de gestão de documentos, protocolo e funções arquivísticas, julgue o próximo item.

Entre os objetivos da classificação de documentos de arquivo inclui-se o vínculo arquivístico. 

Acerca de princípios e conceitos de arquivologia e de suas normas, julgue o item a seguir.

Os documentos de arquivo oferecem dois gêneros de valor: primário e secundário. O primário interessa à organização que o acumulou, e o secundário, a outras entidades e ao público em geral.  

Com relação aos conceitos e aos princípios fundamentais da arquivologia, julgue:

O conjunto de procedimentos e operações técnicas cuja interação permite a eficiência e a eficácia na produção, na tramitação, no uso, na avaliação, no arquivamento e na destinação de documentos é o sistema de gestão de documentos.

No que concerne às fases do arquivamento: técnicas; sistemas; e métodos, julgue o item.

A organização de arquivos pressupõe o desenvolvimento de várias etapas de trabalho. São elas: levantamento de dados; análise dos dados coletados; planejamento; implantação; e acompanhamento.

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