Uma instituição arquivística precisa elaborar um documento com fé pública para atestar alguma informação contida em um documento do acervo visando a dar informações solicitadas por um usuário.
O documento a ser elaborado é um(a):
A qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora em suas relações internas e externas é a:
Ao estabelecer classes de um plano de classificação para um órgão onde as estruturas existentes são confusas e sofrem constante alteração, é adequado seguir o critério:
Os documentos arquivísticos caracterizam-se por registrarem e apoiarem as atividades do órgão ou entidade, servindo de evidência dessas atividades, bem como de fonte de informação para a pesquisa, e para assegurar os direitos dos cidadãos.
Para padronizar a comunicação no universo dos repositórios arquivísticos digitais confiáveis, o Conselho Nacional de Arquivos definiu os conceitos de alguns termos. Relacione esses termos, com suas respectivas características apresentadas a seguir.
I - Confiabilidade
II - Confidencialidade
III - Conversão
IV - Migração
P - Técnica de migração que pode se configurar de diversas formas.
Q - Propriedade de estar acessível e utilizável sob demanda por uma entidade autorizada.
R - Propriedade de certos dados ou informações que não podem ser disponibilizadas ou divulgadas sem autorização para pessoas, entidades ou processos.
S - Credibilidade de um documento arquivístico enquanto afirmação de um fato.
T - Conjunto de procedimentos e técnicas para assegurar a capacidade de os objetos digitais serem acessados face às mudanças tecnológicas.
As associações corretas são:
Considerada um dos elementos internos para a diplomática, a data tópica indica o:
O plano de classificação, quando se aplica ao arquivo permanente, também pode ser chamado de:
Se há a necessidade de produzir um documento informativo que esclareça questões contidas em outros documentos e cujo conteúdo vá fundamentar uma resolução, deve-se fazer um(a):
Uma instituição contém documentos:
I. cujas informações podem ser recuperadas em outros documentos;
II. que se referem ao patrimônio imobiliário da instituição; e
III. que são cópias de documentos permanentes.
A guarda de cada grupo de documentos supracitado deve ser, respectivamente:
Pensando na efetividade da implementação de políticas a serem definidas pelo arquivo em relação à gestão de documentos em uma instituição, o arquivista responsável deve sugerir à gestão superior que, na hierarquia da instituição, o órgão de arquivo esteja ligado diretamente ao(à)
Arquivos ______ são arquivos constituídos de documentos em curso, de utilização constante, para a tomada de decisões das
administrações.
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Documentos que aguardam a sua eliminação ou recolhimento para guarda definitiva são chamados de
Em relação aos aspectos conceituais sobre diagnóstico, no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo:
1. Segundo Campos (2019), a noção de diagnóstico tem relação direta com a identificação arquivística, que tem como objetos o sujeito produtor, o documento e o arquivo.
2. Lopes (2014) define diagnóstico como operação de constituir a imagem de uma ou mais organizações, podendo ser maximalista ou minimalista.
3. Um diagnóstico maximalista geralmente, segundo Lopes (2014), procura levantar problemas arquivísticos de uma organização específica.
4. Campos (2019) compreende que o processo de diagnóstico de arquivo possui atividades de: planejamento do diagnóstico de arquivo; levantamento de informações necessárias; análise dos dados coletados; identificação de problemas; proposta de plano de ação; e monitoramento das ações implantadas.
5. O resultado de um diagnóstico de arquivo, segundo Santos (2009), resultará em um norteador para a implantação da política arquivística institucional.
conce
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:
Considere os itens abaixo.
1. Capitão Augusto Soares Jr.
2. Solemar Empreendimentos
3. Roberto Santa Cruz
4. Vicenta Cortés Alonso
5. Sociedade São Vicente de Paula
6. Augusto Soares Neto
7. Museu Histórico Nacional
8. Dra. Augusta Soares
9. A Varanda Ltda.
10. Joaquim Espírito Santo
Dispondo em ordem alfabética os nomes das pessoas e instituições acima, com as quais determinado organismo mantém correspondência, a sequência correta é:
Quando se tomam por unidade de descrição conjuntos de documentos de um mesmo tipo, considera-se que a abordagem é
Na condição de instrumentos de acesso aos documentos de arquivo, os índices:
I. remetem a pessoas, lugares ou assuntos.
II. são indispensáveis nos catálogos.
III. podem ser aplicados diretamente aos documentos, sem passar pelos verbetes que os descrevem.
Está correto o que se afirma em