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A administração, essencial para a coordenação de atividades em uma entidade, tem como funções básicas o planejamento, a organização, a direção e o controle. Acerca desses assuntos, julgue os itens seguintes.


O modelo de liderança autocrático é um modelo orientado para a tarefa em que se enfatizam o controle do desempenho dos funcionários e o cumprimento de prazos e padrões de qualidade.

Julgue os itens a seguir, relativos à gestão de processos.


Os quatro pilares fundamentais da gestão de processo de negócio (business process management) são: valores, crenças, liderança e cultura.

No que diz respeito à gestão de projetos, julgue os itens subsecutivos.


O gerente de projeto que realiza suas atividades em uma estrutura matricial tem controle total sobre sua equipe e seu nível de autoridade é compatível com suas responsabilidades.

O desempenho organizacional é influenciado por um conjunto de práticas de gestão de pessoas e isso tem a capacidade de aumentar a vantagem competitividade organizacional. Essa descrição corresponde aos pressupostos que sustentam a

Existem vários modelos de Planejamento estratégico de RH, entre os quais se pode citar o Modelo baseado no fluxo de pessoal que

Uma das conhecidas teorias sobre liderança, desenvolvida por Robert House, é a Teoria Caminho-meta ou Caminhoobjetivo. A principal ideia dessa teoria é de que o líder será aceito pelos liderados quando estes o virem como fonte de satisfação, imediata ou futura. House destacou quatro comportamentos de liderança, entre os quais NÃO se inclui:

Julgue os itens que se seguem, referentes a planejamento, organização, direção e controle.

O valor que uma organização cria por meio de sua estratégia é uma função de como ela se posiciona no ambiente a fim de usar competências obrigatórias para competir por recursos.

A pessoa que exerce influência sobre outra pessoa ajudando-a a desenvolver-se em sua carreira, ser competente, melhorar seu desempenho, sistematizar suas ideias, construir caráter sólido, exercer liderança, comprometer-se com a empresa, estabelecer relações interpessoais duradouras, ser ética e expandir sua visão de mundo com o propósito organizacional de provocar mudanças em seu pessoal é chamada de

Na avaliação de desempenho de pessoal, as decisões do avaliador sobre o desempenho de seus subordinados decorrem muitas vezes de interpretação. Na maioria de suas decisões, os avaliadores estão razoavelmente cientes dos conceitos que utilizam para interpretação dos fatos. Uma interpretação errada pode causar consequências desagradáveis para a Organização e, principalmente, para o funcionário. Além, do risco que o mau avaliador traz para o sistema, há outros problemas que não podem ser esquecidos. Um deles é _________________________________ , que consiste em inferir qualidade positivas ou negativas a partir de uma outra que seja considerada bem representativa. Por exemplo, julgar que um funcionário tem bom desempenho apenas por ser assíduo; se é assíduo e tem bom desempenho então deve ter boa relação interpessoal e assim por diante.

Qual das opções completa corretamente a frase?

O Gerenciamento pelas Diretrizes é um mecanismo que concentra a força intelectual de todos os funcionários, focalizando-a para as metas de sobrevivência da organização e permitindo o planejamento, seu alinhamento e o desenvolvimento de um sistema de medição do desempenho da Empresa. Considerando a utilização do Gerenciamento pelas Diretrizes por uma Organização Pública, analise as afirmações abaixo.

I. O Gerenciamento pelas Diretrizes é voltado para solucionar problemas relativos aos temas gerais da organização.
II. O Gerenciamento pelas Diretrizes é um sistema voltado para atingir as metas que não podem ser atingidas pelo Gerenciamento da Rotina do Trabalho do dia a dia.

III. O Gerenciamento pelas Diretrizes é um Sistema de Gestão que conduz o estabelecimento e a execução do Plano Anual e Planos Semestrais da Organização.

IV. O Gerenciamento pelas Diretrizes possui um Plano Anual composto de metas anuais concretas, seus respectivos planos de ação (5W1H) e um orçamento para dar suporte às ações e aos projetos prioritários e suficientes para atingir essas metas.

São corretas APENAS as afirmações

Qual é a diferença entre administração de materiais (AM) e administração de suprimentos (AS)?

Sobre o Modelo da Anarquia Organizada, de Cohen, March e Olsen, é correto afirmar que

Um dos compromissos do gestor de pessoas é entender a organização e sua cultura e, assim, conseguir uma atuação estratégica e ganhos significativos na qualidade do seu trabalho. É algo que engloba toda a organização. Sobre os elementos que constituem a cultura organizacional, analise as assertivas abaixo.

I. O ambiente organizacional engloba também aspectos informais, tais como sentimentos das pessoas e a maneira como interagem entre si.
II. As contraculturas são partes integrantes da cultura organizacional, no entanto, geram conflitos internos, pois tendem a rejeitar a cultura atual.
III. Os mitos organizacionais referem–se àquelas pessoas que representam os pilares da organização de uma forma positiva.
IV. Toda cultura organizacional tem diversas microculturas com filosofias próprias, mas isso não significa que elas sejam contra os princípios da empresa.

É correto o que se afirma em

A qualidade total e a gestão da qualidade são decorrências da aplicação da melhoria contínua e são abordagens incrementais para obter excelência em qualidade dos produtos e processos. O objetivo da qualidade total é fazer acréscimos de valor continuamente e segue um processo composto por algumas etapas. Entre as etapas relacionadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta a que não constitui uma etapa do processo de qualidade total.

As pessoas da organização que formam o corpo funcional contribuem para a instalação de um clima favorável que conduz a resultados. Alguns autores entendem que há três fatores: (1) equidade, (2) realização e (3) companheirismo que as pessoas desejam na organização e que contribuem para um clima positivo. Acerca desses fatores, analise as assertivas abaixo.

I. Companheirismo é a busca por relações amistosas, porque assim há maiores possibilidades de manutenção na posição.
II. Realização é saber que o reconhecimento positivo do trabalho funciona como agente estimulador.
III. Equidade é a percepção que os funcionários têm dos seus superiores quanto a ações justas na sua relação com a estrutura social: remuneração e avaliação de desempenho.
IV. Realização é entender que o melhor clima possível elimina o conflito, que só traz instabilidade e incerteza.

É correto o que se afirma em

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