A palavra qualidade indica uma das principais medidas
do desempenho das organizações e faz parte do dia a
dia do vocabulário dos administradores. Leia as
sentenças abaixo com algumas definições sobre
sistemas de qualidade, e assinale a alternativa incorreta:
Um problema importante associado à aplicação prática da análise de sensibilidade em análise de risco é que
Dentre fatores contingenciais que influenciam a estrutura organizacional destaca-se a estratégia. Uma empresa que atua em ambiente dinâmico e determina estratégias voltadas para a inovação e para a flexibilidade organizacional para construir vantagem competitiva deve possuir dentre seus requisitos organizacionais
Atenção: As questões de números 41 e 42 contêm duas afirmações.
Assinale na Folha de Respostas:
(A) Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda
justifica a primeira.
(B) Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda
não justifica a primeira.
(C) Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é
falsa.
(D) Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
(E) Se as duas afirmações são falsas.
Considere: A Administração pública de tipo burocrático, teorizada por Veblen, apresenta como uma de suas principais características a ausência de formalismos no tocante ao desempenho das atividades de Estado e na estruturação de seus procedimentos PORQUE sucedendo ao modelo patrimonialista de administração, o modelo burocrático propunha um controle público do Estado, sob o domínio do político e da racionalidade técnica.
O gerente da organização X opta por escolher uma estrutura divisional. Como justificativa para essa escolha, o gerente argumenta com o chefe que esse tipo de estrutura
O balanced scorecards (BSC) gera vários benefícios para as organizações onde é implementado. Dentre esses benefícios, encontram-se:
A cultura organizacional pode ser avaliada por meio de muitas dimensões. Ao expor o perfil de cada um dos tipos de cultura, um pesquisador deverá destacar que, na cultura
Analise as seguintes afirmativas concernentes à evolução do pensamento em administração, às
organizações, à administração e ao administrador.
I. O propósito de cada organização é prestar algum serviço, produto ou benefício à sociedade
em geral e a cada cliente em particular. A atividade do administrador consiste em guiar as
organizações rumo ao alcance de objetivos, enquanto a administração representa a busca
de metas organizacionais de maneira eficaz e eficiente, por meio do planejamento,
organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
II. A Administração Científica enfatiza as mudanças cientificamente determinadas nas práticas
administrativas como a solução para melhorar a produtividade da mão de obra e seu
principal enfoque é a racionalização do trabalho no nível operacional.
III. A perspectiva humanística da administração enfatiza o entendimento das relações, do
comportamento, das necessidades e das atitudes dos seres humanos no local de trabalho
e pode ser desdobrada em duas teorias: Escola das Relações Humanas e Teoria
Comportamental.
IV. A burocracia, segundo Max Weber, é um modelo de organização que tem como principais
características: a despersonalização do relacionamento entre os participantes, a
internalização das diretrizes, o uso da categorização como técnica do processo decisório e
a superconformidade em relação às regras e aos regulamentos da organização.
V. A Teoria de Sistemas na administração mostrou que nenhuma organização existe no
vácuo, e nenhuma organização é autônoma e livre no seu funcionamento. Pelo contrário,
cada organização vive e opera em um ambiente, do qual recebe insumos e entradas e no
qual coloca seus produtos ou saídas.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.
Analise as seguintes afirmativas concernentes à organização da ação organizacional e assinale
com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas.
( ) A palavra organização pode ser usada com dois significados: organização como uma
unidade ou entidade social na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos
comuns e organização como função administrativa e parte do processo de organizar,
estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e
estabelecer relações entre eles.
( ) Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação,
análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo
o estabelecimento de níveis de alçada e dos processos decisórios, visando o alcance dos
objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas.
( ) A análise da estrutura organizacional deve considerar: os componentes da estrutura:
fator humano, fator ambiente externo, fator tecnologia e o fator objetivos, estratégias e
políticas; seus condicionantes: sistemas de responsabilidade, autoridade, comunicação
e decisão; os níveis de influência: o nível da empresa, da unidade estratégica de
negócio (UEN), da corporação; e os níveis de abrangência: estratégico, tático e
operacional.
( ) No modelo de estrutura funcional, os departamentos são agrupados com base em
resultados organizacionais similares; no modelo de estrutura divisional, o agrupamento de
posições em departamentos baseia-se em habilidades similares, conhecimento e uso dos
recursos.
( ) O organograma é a representação gráfica e abreviada da estrutura de uma organização.
Em princípio, o organograma tem como finalidade representar os órgãos e os níveis
hierárquicos que compõem a empresa, bem como as suas relações de interdependência.
A sequência CORRETA é:
Em relação às estratégias de marketing e à responsabilidade sócio-ambiental, é INCORRETO afirmar que
Analise as seguintes afirmativas concernentes à qualidade e à gestão de tecnologia e inovação e
assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas.
( ) O Balanced Scorecard (BCS), a Programação e Controle de Produção (PCP) e o Gráfico
de Gantt são algumas das técnicas utilizadas para a implementação da gestão da
qualidade total.
( ) A inovação tecnológica assusta por causa da complexidade e do ritmo das mudanças que
provoca. Hoje, tanto os gerentes como as organizações provavelmente dependem mais da
gestão eficaz da tecnologia não apenas para realizar tarefas básicas, mas, principalmente,
para assegurar a competitividade.
( ) A liderança tecnológica apresenta vantagens e desvantagens. Entre as desvantagens
destacam-se os custos do desenvolvimento da tecnologia, maiores riscos e possível
canibalismo dos produtos existentes.
( ) O kanban, ou melhoria contínua, busca novos meios para melhorar incrementalmente o
desempenho atual, mantendo uma vantagem de qualidade ao longo do tempo.
( ) São fatores de sustentação da qualidade total: excelência nas realizações, conformidade
aos requisitos e especificações dos produtos e serviços, projeto respeitado e ausência de
erros, uniformidade e regularidade nas realizações, equilíbrio entre valor proporcionado e
valor cobrado.
A sequência CORRETA é:
A satisfação dos clientes é um dos principais objetivos para todas as organizações. Com relação aos indicadores de satisfação de clientes, considere as afirmativas a seguir. I.Índice de satisfação manifestada pelos clientes com os produtos e serviços da organização. II.Índice de retenção (fidelização) de clientes. III.Índice de volume de reclamações. IV.Índice de desenvolvimento de novos produtos. Assinale a alternativa correta.
Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue
os itens que se seguem.
A incivilidade no trabalho é exemplo de conflito interpessoal baseado nas características de personalidade por haver oposição entre as pessoas devido a antagonismo ou antipatia.
Julgue os itens a seguir, relativos a noções de administração geral e pública.
A implementação da gestão do conhecimento em uma organização demanda que ocorram as seguintes etapas, não necessariamente consecutivas ou mesmo ordenadas: geração do conhecimento; codificação do conhecimento e transferência do conhecimento.
Julgue os itens seguintes, acerca de qualidade de vida no trabalho, critérios de departamentalização, análise e descrição de cargos, educação a distância e indicador de desempenho.
Uma organização que busca garantir uma visão global do
andamento de seus processos e grande flexibilidade de ajustes
do seu fluxo deve adotar critérios de departamentalização por
processos.