Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8405 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A palavra qualidade indica uma das principais medidas

do desempenho das organizações e faz parte do dia a

dia do vocabulário dos administradores. Leia as

sentenças abaixo com algumas definições sobre

sistemas de qualidade, e assinale a alternativa incorreta:

Um problema importante associado à aplicação prática da análise de sensibilidade em análise de risco é que

Dentre fatores contingenciais que influenciam a estrutura organizacional destaca-se a estratégia. Uma empresa que atua em ambiente dinâmico e determina estratégias voltadas para a inovação e para a flexibilidade organizacional para construir vantagem competitiva deve possuir dentre seus requisitos organizacionais

Atenção: As questões de números 41 e 42 contêm duas afirmações.

Assinale na Folha de Respostas:

(A) Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda

justifica a primeira.

(B) Se as duas afirmações são verdadeiras e a segunda

não justifica a primeira.

(C) Se a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é

falsa.

(D) Se a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

(E) Se as duas afirmações são falsas.

Considere: A Administração pública de tipo burocrático, teorizada por Veblen, apresenta como uma de suas principais características a ausência de formalismos no tocante ao desempenho das atividades de Estado e na estruturação de seus procedimentos PORQUE sucedendo ao modelo patrimonialista de administração, o modelo burocrático propunha um controle público do Estado, sob o domínio do político e da racionalidade técnica.

O gerente da organização X opta por escolher uma estrutura divisional. Como justificativa para essa escolha, o gerente argumenta com o chefe que esse tipo de estrutura

O balanced scorecards (BSC) gera vários benefícios para as organizações onde é implementado. Dentre esses benefícios, encontram-se:

A cultura organizacional pode ser avaliada por meio de muitas dimensões. Ao expor o perfil de cada um dos tipos de cultura, um pesquisador deverá destacar que, na cultura

Analise as seguintes afirmativas concernentes à evolução do pensamento em administração, às organizações, à administração e ao administrador. I. O propósito de cada organização é prestar algum serviço, produto ou benefício à sociedade em geral e a cada cliente em particular. A atividade do administrador consiste em guiar as organizações rumo ao alcance de objetivos, enquanto a administração representa a busca de metas organizacionais de maneira eficaz e eficiente, por meio do planejamento, organização, liderança e controle dos recursos organizacionais.
II. A Administração Científica enfatiza as mudanças cientificamente determinadas nas práticas administrativas como a solução para melhorar a produtividade da mão de obra e seu principal enfoque é a racionalização do trabalho no nível operacional.
III. A perspectiva humanística da administração enfatiza o entendimento das relações, do comportamento, das necessidades e das atitudes dos seres humanos no local de trabalho e pode ser desdobrada em duas teorias: Escola das Relações Humanas e Teoria Comportamental.
IV. A burocracia, segundo Max Weber, é um modelo de organização que tem como principais características: a despersonalização do relacionamento entre os participantes, a internalização das diretrizes, o uso da categorização como técnica do processo decisório e a superconformidade em relação às regras e aos regulamentos da organização.
V. A Teoria de Sistemas na administração mostrou que nenhuma organização existe no vácuo, e nenhuma organização é autônoma e livre no seu funcionamento. Pelo contrário, cada organização vive e opera em um ambiente, do qual recebe insumos e entradas e no qual coloca seus produtos ou saídas.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS as afirmativas.

Analise as seguintes afirmativas concernentes à organização da ação organizacional e assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas. ( ) A palavra organização pode ser usada com dois significados: organização como uma unidade ou entidade social na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns e organização como função administrativa e parte do processo de organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer relações entre eles.
( ) Estrutura organizacional é o instrumento administrativo resultante da identificação, análise, ordenação e agrupamento das atividades e dos recursos das empresas, incluindo o estabelecimento de níveis de alçada e dos processos decisórios, visando o alcance dos objetivos estabelecidos pelos planejamentos das empresas.
( ) A análise da estrutura organizacional deve considerar: os componentes da estrutura: fator humano, fator ambiente externo, fator tecnologia e o fator objetivos, estratégias e políticas; seus condicionantes: sistemas de responsabilidade, autoridade, comunicação e decisão; os níveis de influência: o nível da empresa, da unidade estratégica de negócio (UEN), da corporação; e os níveis de abrangência: estratégico, tático e operacional.
( ) No modelo de estrutura funcional, os departamentos são agrupados com base em resultados organizacionais similares; no modelo de estrutura divisional, o agrupamento de posições em departamentos baseia-se em habilidades similares, conhecimento e uso dos recursos.
( ) O organograma é a representação gráfica e abreviada da estrutura de uma organização. Em princípio, o organograma tem como finalidade representar os órgãos e os níveis hierárquicos que compõem a empresa, bem como as suas relações de interdependência. A sequência CORRETA é:

Em relação às estratégias de marketing e à responsabilidade sócio-ambiental, é INCORRETO afirmar que

Analise as seguintes afirmativas concernentes à qualidade e à gestão de tecnologia e inovação e assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas. ( ) O Balanced Scorecard (BCS), a Programação e Controle de Produção (PCP) e o Gráfico de Gantt são algumas das técnicas utilizadas para a implementação da gestão da qualidade total.
( ) A inovação tecnológica assusta por causa da complexidade e do ritmo das mudanças que provoca. Hoje, tanto os gerentes como as organizações provavelmente dependem mais da gestão eficaz da tecnologia não apenas para realizar tarefas básicas, mas, principalmente, para assegurar a competitividade.
( ) A liderança tecnológica apresenta vantagens e desvantagens. Entre as desvantagens destacam-se os custos do desenvolvimento da tecnologia, maiores riscos e possível canibalismo dos produtos existentes.
( ) O kanban, ou melhoria contínua, busca novos meios para melhorar incrementalmente o desempenho atual, mantendo uma vantagem de qualidade ao longo do tempo.
( ) São fatores de sustentação da qualidade total: excelência nas realizações, conformidade aos requisitos e especificações dos produtos e serviços, projeto respeitado e ausência de erros, uniformidade e regularidade nas realizações, equilíbrio entre valor proporcionado e valor cobrado.
A sequência CORRETA é:

A satisfação dos clientes é um dos principais objetivos para todas as organizações. Com relação aos indicadores de satisfação de clientes, considere as afirmativas a seguir. I.Índice de satisfação manifestada pelos clientes com os produtos e serviços da organização. II.Índice de retenção (fidelização) de clientes. III.Índice de volume de reclamações. IV.Índice de desenvolvimento de novos produtos. Assinale a alternativa correta.

Considerando os conflitos e as mudanças em organizações, julgue

os itens que se seguem.

A incivilidade no trabalho é exemplo de conflito interpessoal baseado nas características de personalidade por haver oposição entre as pessoas devido a antagonismo ou antipatia.

Julgue os itens a seguir, relativos a noções de administração geral e pública.

A implementação da gestão do conhecimento em uma organização demanda que ocorram as seguintes etapas, não necessariamente consecutivas ou mesmo ordenadas: geração do conhecimento; codificação do conhecimento e transferência do conhecimento.

Julgue os itens seguintes, acerca de qualidade de vida no trabalho, critérios de departamentalização, análise e descrição de cargos, educação a distância e indicador de desempenho.

Uma organização que busca garantir uma visão global do

andamento de seus processos e grande flexibilidade de ajustes

do seu fluxo deve adotar critérios de departamentalização por

processos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282