Considere um líder de uma organização que opera num ambiente institucional de baixa incerteza e alta estabilidade, com relações de trabalho consistentes e uma cultura corporativa forte. Ao ser questionado sobre como influenciar seus funcionários com pouco tempo de empresa a desempenharem bem as suas funções, ele respondeu:
“Na minha área, é por confiança: confio no que eles fazem. Existe uma conexão emocional forte entre nós, uma compreensão mútua que se desenvolve até o ponto de uma parte agir em nome da outra. Não há necessidade de monitoramento porque existe uma lealdade inquestionável entre nós”.
Essa declaração ilustra um contexto no qual a liderança estabeleceu um tipo de confiança nas relações organizacionais baseada no(a)
A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Para que o planejamento e a organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e pelo apoio às pessoas, por meio de adequada comunicação, liderança e motivação, características essas que um administrador deve possuir para conseguir dirigir pessoas com eficiência. Enquanto as outras funções administrativas – planejamento, organização e controle – são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização.
Assinale a opção que indica a função de direção no nível operacional.
Certa organização publicou recentemente um anúncio de emprego em que se lia, entre outras informações: “Oferecemos oportunidade de realizar trabalho criativo; autonomia para realização do trabalho; plano de saúde; plano de aposentadoria; bom ambiente de trabalho”
Com base na hierarquia das necessidades de Maslow, a oferta da empresa foca na satisfação das seguintes necessidades, respectivamente:
Toda organização precisa preocupar-se com o estabelecimento de competências organizacionais, pois essa prática é fundamental para promover o alinhamento com as competências individuais. A partir disso, assinale a alternativa que indica competências organizacionais básicas.
Qualquer estrutura organizacional na qual o gerente de projetos divide as responsabilidades com os gerentes funcionais para atribuição de prioridades e orientação do trabalho das pessoas alocadas no projeto. Nesse contexto, há sempre autoridade dupla ou dual, por responder ao comando da linha funcional e ao gerente da horizontal.
O texto acima faz referência a um tipo de departamentalização conhecida como:
Tendo como base o tema “gestão de projetos”, a gestão de programa é
Suponha que determinada organização pretenda aplicar metodologia de gestão por projetos pautada na técnica PERT (Program Evaluation and Review Technique).
Ao utilizar tal ferramenta, o tempo estimado para a execução de seus projetos deverá ser calculado
No que se refere a relações humanas e a relações interpessoais, julgue o item.
Segundo a teoria Y de McGregor, o controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de se obter a dedicação e o esforço para alcançar os objetivos empresariais.
No que se refere a relações humanas e a relações interpessoais, julgue o item.
Segundo Herzberg, o conteúdo ou as atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa representam os fatores satisfacientes.
No que se refere a relações humanas e a relações interpessoais, julgue o item.
De acordo com a hierarquia das necessidades de Maslow, as necessidades sociais relacionam‐se com a maneira como o indivíduo se vê e se avalia.
Em relação às principais abordagens da administração (da clássica à contingencial), à evolução da Administração Pública no Brasil (após 1930), às reformas administrativas e à nova gestão pública, julgue:
A partir de padrões previstos, a administração científica introduziu a ideia de estímulo salarial e de prêmios com base na produção, em detrimento do pagamento do salário apenas pelo tempo.
Os autores Hersey e Blanchard elaboraram aTeoria da Liderança Situacional em 1982 e aconsideram como um processo por meio doqual um indivíduo exerce influência sobredeterminado grupo, visando atingir umdeterminado objetivo, em uma situaçãoespecífica. Sobre a liderança situacional,assinale a alternativa correta.
As teorias que se preocupam com os processos descrevem como determinados comportamentos podem ser estimulados, referenciados, coordenados ou até mesmo evitados. Dentre as principais teorias sobre processos estão a teoria da expectativa e a teoria da equidade. Com essa perspectiva, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Teoria da expectativa - diz que o indivíduo tem a expectativa de que um certo comportamento conduza a um certo resultado.
( ) Teoria da equidade – diz que o indivíduo faz uma comparação entre os resultados dos seus esforços com os dos seus colaboradores pares.
( ) Teoria da expectativa e equidade – promovem os níveis superiores de motivação na organização pois utiliza desempenho comportamental.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Assinale a alternativa que apresenta o conceito básico de administração que é um sistema humano, social e cultural que, através da cooperação, recursos, normas estabelecidas e divisão de tarefas, realiza atividades com o objetivo de alcançar objetivos comuns ou compartilhados.
São características da organização, EXCETO: