Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 358 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • Certo
    • Errado
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.

A principal barreira da comunicação é de tipo psicológico‐emocional; trata‐se da tendência de criticar e reprovar as afirmações e os comportamentos de outras pessoas.

Acerca do trabalho em equipe, julgue o item a seguir.

O feedback constitui uma das habilidades interpessoais imprescindíveis ao funcionamento produtivo de um grupo humano em qualquer contexto.

Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.

Comunicação administrativa é a que se processa no âmbito das áreas administrativas da empresa, com base nas decisões tomadas pela alta direção.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item que se segue, a partir dos fundamentos de design da informação.

Considerando-se os níveis semióticos, os problemas de reconhecimento dos elementos gráficos acontecem no nível pragmático.

Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.

As reuniões somente devem ser realizadas quando realmente forem necessárias, evitando-se a sua realização apenas por hábito.

O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, na seção que trata “Das Relações com o Empregado” aponta que, ao ser contratado como empregado, esse profissional deve considerar

Os diretores de uma organização, assim como empregados de todos os níveis (incluindo estagiários), são membros de um público

Uma empresa deseja alterar os jornais murais internos por dispositivos interativos ao toque. Justifica-se o investimento nessa tecnologia

Com o uso das mídias sociais na Comunicação Corporativa, estudiosos têm tratado da "exposição seletiva." Formulada pelo pesquisador Festinger, em 1957, a "dissonância cognitiva" que dá origem à "exposição seletiva" pode ser definida da seguinte maneira:

Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.

Recomenda-se que, em uma reunião, sejam deixados assuntos pendentes para outro momento, a fim de que sejam decididos com base em consenso ou votação.

No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.

Os públicos de uma instituição caracterizam-se, cada qual em sua especificidade, por fazerem parte de um agrupamento espontâneo de pessoas à procura de um posicionamento comum para solucionar uma controvérsia, em meio a uma abundância de informações para sua resolução.

Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.

Os canais efetivos de comunicação interna, como jornais, revistas, programas de rádio e TV em circuito interno, não contemplam características que determinam a condição jornalística, porque sua atualidade, sua periodicidade, sua universidade e sua difusão coletiva estão voltadas exclusivamente para o público interno da empresa.

Considerando-se que as organizações são formadas por pessoas – seres em constante mutação, a comunicação interna precisa ser sempre um foco de investimento e de reorganização para não se tornar anacrônica. Para tanto, algumas diretrizes devem ser seguidas. Preencha os parênteses V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) É preciso compreender a comunicação interna como um fluxo. Ainda que estabelecidos os canais oficiais, todos os servidores têm direito de fazer considerações e contribuir com algo. As sugestões de pauta devem contemplar todos os interesses e diferentes opiniões.

( ) É preciso estimular a repetição de temas e pautas. As mensagens se tornam relevantes quando são trabalhadas e reproduzidas à exaustão.

( ) É preciso descentralizar as ações de comunicação interna, elegendo múltiplas equipes responsáveis pelas tomadas de decisão, já que os setores de comunicação e de recursos humanos trabalham separadamente nesse segmento.

( ) Os servidores precisam estar aptos a utilizar as diversas plataformas disponíveis para se comunicar. Não adianta desenvolver um aplicativo de sugestões para smartphones e tablets se o corpo funcional não sabe lidar ou não tem acesso aos gadgets.

O preenchimento CORRETO está na alternativa:

Leia o trecho retirado do site de O Globo:

“As gigantes de bebidas Ambev e Coca-Cola Brasil anunciaram nesta terça-feira, 22 de março, reconhecido como o Dia Mundial da Água, que estão se unindo para desenvolver uma série de medidas para a proteção de nascentes nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), no interior de São Paulo".

Com base no conceito de comunicação organizacional, é correto afirmar que o anúncio representa um exemplo de comunicação

Não há comunicação organizacional sem plano de comunicação e um bom planejamento de comunicação precisa ter como passo prévio a

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282