Com o uso das mídias sociais na Comunicação Corporativa, estudiosos têm tratado da "exposição seletiva." Formulada pelo pesquisador Festinger, em 1957, a "dissonância cognitiva" que dá origem à "exposição seletiva" pode ser definida da seguinte maneira:
Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.
Recomenda-se que, em uma reunião, sejam deixados assuntos pendentes para outro momento, a fim de que sejam decididos com base em consenso ou votação.
No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.
Os públicos de uma instituição caracterizam-se, cada qual em sua especificidade, por fazerem parte de um agrupamento espontâneo de pessoas à procura de um posicionamento comum para solucionar uma controvérsia, em meio a uma abundância de informações para sua resolução.
Acerca do planejamento e da execução da comunicação nas organizações, julgue o item a seguir.
Os canais efetivos de comunicação interna, como jornais, revistas, programas de rádio e TV em circuito interno, não contemplam características que determinam a condição jornalística, porque sua atualidade, sua periodicidade, sua universidade e sua difusão coletiva estão voltadas exclusivamente para o público interno da empresa.
Considerando-se que as organizações são formadas por pessoas – seres em constante mutação, a comunicação interna precisa ser sempre um foco de investimento e de reorganização para não se tornar anacrônica. Para tanto, algumas diretrizes devem ser seguidas. Preencha os parênteses V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:
( ) É preciso compreender a comunicação interna como um fluxo. Ainda que estabelecidos os canais oficiais, todos os servidores têm direito de fazer considerações e contribuir com algo. As sugestões de pauta devem contemplar todos os interesses e diferentes opiniões.
( ) É preciso estimular a repetição de temas e pautas. As mensagens se tornam relevantes quando são trabalhadas e reproduzidas à exaustão.
( ) É preciso descentralizar as ações de comunicação interna, elegendo múltiplas equipes responsáveis pelas tomadas de decisão, já que os setores de comunicação e de recursos humanos trabalham separadamente nesse segmento.
( ) Os servidores precisam estar aptos a utilizar as diversas plataformas disponíveis para se comunicar. Não adianta desenvolver um aplicativo de sugestões para smartphones e tablets se o corpo funcional não sabe lidar ou não tem acesso aos gadgets.
O preenchimento CORRETO está na alternativa:
Leia o trecho retirado do site de O Globo:
“As gigantes de bebidas Ambev e Coca-Cola Brasil anunciaram nesta terça-feira, 22 de março, reconhecido como o Dia Mundial da Água, que estão se unindo para desenvolver uma série de medidas para a proteção de nascentes nas bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), no interior de São Paulo".
Com base no conceito de comunicação organizacional, é correto afirmar que o anúncio representa um exemplo de comunicação
Não há comunicação organizacional sem plano de comunicação e um bom planejamento de comunicação precisa ter como passo prévio a
O processo articulado de definição de valores, objetivos, diretrizes, normas e estruturas, com a finalidade de orientar o desenvolvimento de ações e de estratégias de produtos de comunicação para uma organização, tendo em vista o seu relacionamento com os diversos públicos de interesse, é denominado
A respeito da comunicação organizacional, julgue o item a seguir.
A falta de profissionalização é uma das marcas da comunicação organizacional na gestão das organizações contemporâneas, sobretudo pela emergência da Internet e das mídias sociais.
A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.
Os componentes não verbais do comportamento assertivo manifestam‐se por meio de contato ocular direto, nível de voz compatível com o de uma conversação, fala fluida, gestos firmes, postura ereta, mensagens na primeira pessoa, verbalizações positivas, respostas diretas à situação e mãos soltas.
A respeito de comunicação, julgue o item a seguir.
No processo de feedback, atribuir um julgamento de valor, como, por exemplo, certo ou errado, bom ou mau, devido ou indevido, faz parte da comunicação.
A respeito de relações humanas, desempenho profissional e trabalho em equipe, julgue o item a seguir.
O fenômeno denominado paradoxo de Abilene consiste na decisão coletiva tomada a partir de pressupostos errados acerca das escolhas de outros membros do grupo.
O que não deve possuir o planejamento de comunicação de uma organização?
O processo de comunicação pode fluir em diferentes direções, sendo sua dimensão definida de acordo com o contexto.
Em uma situação na qual os relatórios de desempenho dos funcionários são enviados para análise dos altos executivos da organização, está ocorrendo uma comunicação
Julgue o item a seguir, a respeito da abrangência da atividade de relações públicas nas organizações.
A área de relações públicas tem, nas organizações estatais e governamentais, função exclusivamente estratégica, pois as auxilia a se posicionarem com ética e credibilidade perante a sociedade.