Públicos são indivíduos cujos interesses comuns sejam atingidos pelas ações de uma organização e cujos atos afetem direta ou indiretamente os interesses da organização. Com relação à classificação dos públicos, julgue o próximo item.
Por ser responsável pelo posicionamento da empresa perante seus públicos, é de responsabilidade exclusiva da área de relações públicas a publicação de manuais como o de relacionamento com a imprensa, o de atendimento ao cliente e o dos empregados.
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
São quatro as grandes áreas que compõem o mix da comunicação organizacional: interna, mercadológica, institucional e empresarial.
Considerando que a comunicação organizacional processa todo o fenômeno comunicacional nas organizações, julgue o item subsequente.
Existem inúmeras terminologias que definem comunicação organizacional, entre as quais se encontram comunicação empresarial, corporativa, relações públicas e comunicação integrada.
Com relação aos meios para assegurar a responsabilidade social da mídia (MARS), julgue o item seguinte.
Os MARS se aproximam da censura (proibição prévia) e autocensura jornalística (omissão), permitindo uma maior salvaguarda dos interesses do público consumidor de mídias jornalísticas.
A comunicação é uma das nove áreas do conhecimento presentes no Guia PMBOK®, proposto pelo Project Management Institute. Assinale alternativa que melhor define essa área do conhecimento.
Ser um comunicador habilidoso é essencial para ser um bom administrador e líder de equipe. Mas a comunicação também deve ser administrada em toda a organização. Nas afirmações abaixo, assinale (1) para Comunicação de Cima para Baixo, (2) Comunicação de Baixo para Cima e (3) Comunicação Horizontal, e em seguida marque a alternativa com a sequência CORRETA:
( ) Os administradores devem facilitar e também motivar as pessoas a fornecer informações valiosas.
( ) O presidente de uma empresa dando uma palestra para sua equipe de administração.
( ) Um agente de compras discute um problema com um engenheiro de produção.
( ) Uma força-tarefa de chefes de departamento se reúne para discutir uma preocupação particular.
( ) Um gerente passando umas atribuições a sua secretária.
Com relação à comunicação e a trabalho em equipe, julgue o item subsequente.
Muitas vezes, há dificuldades de comunicação com o próximo e precisa-se de recursos que facilitem essa habilidade, pois comunicar-se diz respeito apenas à transmissão da ideia adequada de certos assuntos, consistindo no ato de falar.
Boa vontade, profissionalismo e respeito ao público são requisitos para um atendimento de qualidade. Igualmente importante é o conhecimento da estrutura organizacional na qual a pessoa trabalha e as atividades realizadas pelos funcionários.
Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta posturas relacionadas a um eficiente atendimento de recepção de pessoal.
A Comunicação Organizacional, na visão de uma das principais estudiosas do assunto na língua portuguesa – Margarida Kusch – é composta por:
Analise as assertivas abaixo acerca do tema Comunicação Interpessoal:
I – As vantagens da comunicação oral são a rapidez e o feedback.
ASSIM,
II – Podemos emitir uma mensagem verbal e receber uma resposta em prazo curto.
Está CORRETO o que se afirma em:
No que se refere a relações públicas e comunicação organizacional, julgue o item subsequente.
No processo de comunicação dentro das organizações, o fluxo comunicativo transversal permite uma ligação direta do processo de informações da cúpula diretiva da empresa com os funcionários do nível operacional, o que causa quebra do fluxo hierárquico vertical, o qual exige passagem do fluxo comunicativo pelo gestor intermediário.
Julgue o item a seguir, referente a publicidade e propaganda.
O sucesso do planejamento de mídia depende da precisão e da isenção das pesquisas de mídia, absolutamente indispensáveis para a seleção das melhores alternativas de mídia e para a aplicação adequada da verba dos anunciantes.
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
As relações públicas precisam apoiar a construção de uma comunicação própria e autônoma para as organizações a fim de que possam estabelecer relações com os diversos grupos.
Quanto à motivação, à organização e ao gerenciamento de reuniões, julgue o item subsequente.
O estabelecimento de uma política clara de interrupções durante uma reunião é uma tarefa acessória, não devendo ser efetuada antes da realização de uma reunião.
Acerca de estrutura organizacional, relações públicas, comunicação e temas correlatos, julgue o item subsequente.
Na estrutura funcional, a comunicação fica comprometida, uma vez que tudo passa pela unidade de comando.