Um analista tem em mãos um título com vencimento para daqui a um mês. Deseja descontá-lo hoje e tem as seguintes opções de desconto: I. simples racional à taxa de 3% ao mês; II. simples racional à taxa de 4% ao mês; III. simples comercial à taxa de 3% ao mês; IV. composto racional à taxa de 2% ao mês; V. composto racional à taxa de 3% ao mês. Para obter o maior valor líquido, ele deve optar por
O quadro abaixo apresenta o plano de amortização, pelo Sistema Francês, de uma dívida de R$ 4.986,04, a ser paga em 5 parcelas mensais consecutivas, a primeira delas ao completar um mês da data do empréstimo.
A taxa é de 4% ao mês e os cálculos foram feitos com duas casas decimais. É verdade que
A taxa interna de retorno anual do fluxo de caixa abaixo é igual a 20%.
O valor de X é igual a
Assinale a opção em que a proposta de substituição da preposição altera as relações semânticas entre os termos da oração, mas preserva a correção e a coerência do texto.
Según el texto, la introducción del arancel los próximos meses está:
A transferência da função normativa (sobre matérias determinadas) da sede legislativa estatal para outra sede normativa denomina-se:
Sobre as disposições constitucionais relacionadas com a Administração Pública, assinale a opção correta.
It can be said about the criteria used to rate countries on this survey that they
Em 01/02/x1 a Cia. Estrela efetua uma operação de Desconto de Duplicatas no total de R$700.000,00 envolvendo os dados abaixo:

O follow-up é frequentemente citado como motivo de embaraços entre os profi ssionais que fazem interação com a imprensa pelas organizações e os jornalistas que atuam nas redações. Assessores de imprensa costumam considerar fundamental sua existência, mas ele pode atrapalhar a produção jornalística e ser motivo de crítica nas redações. Follow-up, neste contexto, pode ser caracterizado como
A respeito da gestão da qualidade e mais especifi camente da qualidade total, analise as assertivas a seguir classifi cando-as como verdadeiras(V) ou falsas(F). Ao fi nal, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) Enquanto a melhoria contínua da qualidade é aplicável no nível operacional, a qualidade total estende o conceito de qualidade para toda a organização.
( ) O gerenciamento da qualidade total é um conceito de controle que atribui apenas aos gerentes e dirigentes a responsabilidade pelo alcance de padrões de qualidade.
( ) Na qualidade total o controle burocrático rígido, unitário e centralizador cede lugar para o controle pelas pessoas envolvidas – solto, coletivo e descentralizado.
( ) A qualidade total está baseada no empoderamento das pessoas, o que signifi ca proporcionar à comunidade organizacional as habilidades e autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dadas aos gerentes.
No mundo atual, as organizações vivem mudando seus modos de gerir pessoas, mudando suas estratégias, repensando suas estruturas. Para dar conta desse mundo em constante mudança, as organizações precisam de pessoas motivadas para alcançar os resultados esperados. É correto afi rmar que:
A partir da crise cambial sofrida pelo Brasil em 1999, um forte ajuste fi scal foi promovido na economia. Fazem parte deste ajuste fi scal uma elevação do superávit primário e a promulgação da Lei de Responsabilidade Fiscal. Indique qual das seguintes opções não descreve características
deste ajuste fi scal.
As instituições são importantes para o desenvolvimento econômico porque:
Considere um mercado em que existem externalidades. Indique qual das afi rmativas abaixo é correta.
A Análise de Negócio é uma ampla categoria deaplicações e técnicas para
O registro do aprendizado sobre processos tem como objetivo:
O protótipo é indicado para estudar:
O desenvolvimento ágil de software fundamentaseno Manifesto Ágil. Segundo ele deve-sevalorizar:
A facilidade com que um programa pode ser corrigido após um erro ser encontrado, adaptadose o seu ambiente se modifi car ou ampliado seo cliente desejar inclusões e alterações nosrequisitos funcionais é denominada
As estruturas de dados da especifi cação UDDIsão as seguinte
Uma das principais vantagens do TesouroDireto é a possibilidade do investidor montarsua carteira de acordo com os seus objetivos,adequando prazos de vencimento e indexadoresàs suas necessidades. Entre os títulos públicosofertados, tem-se as:
Na Instrução Normativa n. 04 de 12 deNovembro de 2010, tem-se, no art. 120, que,quando aplicável, a defi nição dos requisitos decapacitação, que defi nem a necessidade detreinamento, de carga horária e de materiaisdidáticos, competem ao:
TEXTO: Ecologia integral
A ecologia integral parte de uma nova visão da Terra. É a visão inaugurada pelos astronautas a partir dos anos 60 quando se lançaram os primeiros foguetes tripulados. Eles veem a Terra de fora da Terra. De lá, de sua nave espacial ou da Lua, como testemunharam vários deles, a Terra aparece como resplandecente planeta azul e branco que cabe na palma da mão e que pode ser escondido pelo polegar humano.
Daquela perspectiva, Terra e seres humanos emergem como uma única entidade. O ser humano é a própria Terra enquanto sente, pensa, ama, chora e venera. A Terra emerge como o terceiro planeta de um Sol que é apenas um entre 100 bilhões de outros de nossa galáxia, que, por sua vez, é uma entre 100 bilhões de outras do universo, universo que, possivelmente, é apenas um entre outros milhões paralelos e diversos do nosso. E tudo caminhou com tal calibragem que permitiu a nossa existência aqui e agora. Caso contrário não estaríamos aqui. Os cosmólogos, vindos da astrofísica, da física quântica, da biologia molecular, numa palavra, das ciências da Terra, nos advertem de que o inteiro universo se encontra em cosmogênese. Isto significa: ele está em gênese, se constituindo e nascendo, formando um sistema aberto, sempre capaz de novas aquisições e novas expressões. Portanto ninguém está pronto. Por isso, temos que ter paciência com o processo global, uns com os outros e também conosco mesmo, pois nós, humanos, estamos igualmente em processo de antropogênese, de constituição e de nascimento.
Três grandes emergências ocorrem na cosmogênese e antropogênese: (1) a complexidade/diferenciação, (2) a auto-organização/consciência e (3) a religação/relação de tudo com tudo. A partir de seu primeiro momento, após o Big-Bang, a evolução está criando mais e mais seres diferentes e complexos (1). Quanto mais complexos mais se auto-organizam, mais mostram interioridade e possuem mais e mais níveis de consciência (2) até chegarem à consciência reflexa no ser humano. O universo, pois, como um todo possui uma profundidade espiritual. Para estar no ser humano, o espírito estava antes no universo. Agora ele emerge em nós na forma da consciência reflexa e da amorização.
E, quanto mais complexo e consciente, mais se relaciona e se religa (3) com todas as coisas, fazendo com que o universo seja realmente uni-verso, uma totalidade orgânica, dinâmica, diversa, tensa e harmônica, um cosmos e não um caos.
As quatro interações existentes, a gravitacional, a eletromagnética e a nuclear fraca e forte constituem os princípios diretores do universo, de todos os seres, também dos seres humanos. A galáxia mais distante se encontra sob a ação destas quatro energias primordiais, bem como a formiga que caminha sobre minha mesa e os neurônios do cérebro humano com os quais faço estas reflexões. Tudo se mantém religado num equilíbrio dinâmico, aberto, passando pelo caos que é sempre generativo, pois propicia um novo equilíbrio mais alto e complexo, desembocando numa ordem rica de novas potencialidades.
Leonardo Boff - adaptado http://leonardoboff.com/site/lboff.htm - acesso em 09/04/2013
“E tudo caminhou com tal calibragem que permitiu a nossa existência aqui e agora.” – 2º parágrafo.
O substantivo em destaque é derivado de outro e, pelo contexto, percebe-se que o significado de calibre, ao qual calibragem se relaciona, nesse caso, é:
“e possuem mais e mais níveis de consciência" – 1º parágrafo. Na grafia da palavra destacada, há três dígrafos [duas letras agrupam-se para representar apenas um fonema]. Quanto à ocorrência de dígrafo, todas as palavras obedecem à convenção ortográfica em:
“ele está em gênese, se constituindo e nascendo, formando" – 2º parágrafo. Nesse segmento, os verbos destacados integram uma locução verbal. Os três estão flexionados na forma nominal gerúndio, porém NÃO é isso o que ocorre em:
Quanto à organização do Poder Legislativo da União na Constituição da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.
Com relação ao regime jurídico instituído pela Lei N° 8.625/93, que institui a Lei Orgânica Nacional do Ministério Público, dispõe sobre normas gerais para a organização do Ministério Público dos Estados e dá outras providências, assinale a opção correta.
Assinale a alternativa correta.
Assinale a alternativa correta.