A respeito do escopo do gerenciamento e da preservação de documentos digitais arquivísticos, julgue o item a seguir.
As instituições detentoras de documentos digitais arquivísticos devem utilizar as técnicas de atualização de suporte e conversão para realizar a emulação.
A respeito das características de arquivos, bibliotecas e museus, julgue o item que se segue.
Os documentos (ou objetos) tornam-se museológicos no momento de sua criação, por meio de representações construídas.
Nos termos da Lei nº 13.303/2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras. Nesse sentido, o contratado poderá optar por uma das seguintes modalidades de garantia:
O Decreto-Lei nº 201, de 27 de fevereiro de 1967, que dispõe sobre a responsabilidade dos prefeitos e vereadores, prevê:
O Ato de Disposições Constitucionais Transitórias, no seu artigo 68, prevê o direito territorial das comunidades quilombolas. O Supremo Tribunal Federal decidiu, em ação direta de inconstitucionalidade (ADI 3239),
O artigo 176 do Código Tributário Nacional estabelece que a isenção, ainda quando prevista em contrato, é sempre decorrente de lei que especifique as condições e os requisitos exigidos para a sua concessão, os tributos a que se aplica e, sendo o caso, o prazo de sua duração. Assim, a isenção
Tendo em vista o princípio constitucional da duração razoável do processo, a legislação processual no Capítulo X trouxe hipóteses de julgamento antecipado, conforme o estado do processo. É uma das hipóteses de aplicação deste instituto:
A Lei de Crimes Ambientais, Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que regulamenta as sansões penais e administrativas de condutas e atividades lesivas ao meio, determina que:
Considerando a figura anterior, acerca das relações evolutivas entre grupos vegetais, julgue o seguinte item.
Os grupos representados na figura constituem as chamadas pteridófitas.
Julgue o próximo item, relativo a técnicas de coleta e preservação de material botânico.
Um herbário pode ser composto por vários tipos de coleções como carpoteca e xiloteca, além de coleções de musgos e algas.
Com referência à figura precedente, que apresenta um corte anatômico vegetal, julgue o item que se segue.
A ausência de câmbio vascular não permite que o corte seja identificado como primário ou secundário.
Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue o item a seguir.
Os viveiros florestais podem ser temporários ou permanentes, a depender da quantidade de mudas que se deseja produzir. Um viveiro temporário se destina à produção de poucas mudas e a sua construção é mais simples que a de um viveiro permanente.
Com relação a viveiros de plantas, sua organização e sua manutenção, julgue o item a seguir.
Sem uma limpeza adequada do viveiro, as mudas, quando transportadas para outros lugares, podem levar consigo ervas daninhas, pragas ou doenças.
A respeito do levantamento botânico e de suas implicações para a composição de espécies de plantas de uma área, julgue o item subsequente.
Constitui critério científico utilizado no levantamento de espécies botânicas em uma floresta o emprego de nomes vernaculares das plantas estabelecidos pelos nativos (mateiros) que habitam a região.
Acerca da genética de plantas, julgue o próximo item.
Ao realizar experimentos com plantas de ervilha, Gregor Mendel demonstrou que as características hereditárias são determinadas por fatores isolados que ocorrem aos pares, atualmente chamados de genes.