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No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles.
PEREIRA, C.) S. Os senhores da alegria; a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX, In: CUNHA, M. (C. P, Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado)



Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as

O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mais desfeito – tudo por uma simples idéia de arquitetura!
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.



Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercício preferencialmente por mecanismos

Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornassem as coisas ainda piores para seus semelhantes.
ROSS, A. Na máquina do tempo. Época, Ed. 756, 28 jan. 2013.



A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a:

Fronteira. Condição antidemocrática de existência

das democracias, distinguindo os cidadãos dos

estrangeiros, afirma que não pode haver democracia sem

território. Em princípio, portanto, nada de democracia sem

fronteiras. E, no entanto, as fronteiras perdem o sentido

no que diz respeito às mercadorias, aos capitais, aos

homens e às informações que as atravessam. As nações

não podem mais ser definidas por fronteiras rígidas. Será

necessário aprender a construir nações sem fronteiras,

autorizando a filiação a várias comunidades, o direito de

voto múltiplo, a multilealdade.

ATTALI, J. Dicionário do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001 (adaptado).

No texto, a análise da relação entre democracia, cidadania

e fronteira apresenta sob uma perspectiva crítica a

necessidade de

Pense no crescimento tecnológico de sua cidade

nos últimos 10 ou 15 anos e perceberá que, embora ela

tenha crescido, a maioria dos novos bairros é moradia de

pessoas humildes que, ou foram expulsas da área mais

central pelo progresso técnico–científico, ou vieram do

campo ou de outras regiões buscando melhores condições

de vida, mas agora residem em lugares desprovidos dos

serviços básicos.

SOUZA, A. J. Texto e sugestões de atividades para abordar os conceitos de progresso e

desenvolvimento. In: Ciência Geográfica, AGB, dez. 1995 (adaptado).

Com as transformações ocorridas nas áreas rurais e

urbanas das cidades pelo advento das tecnologias, as

pessoas procuram se beneficiar de novas formas de

sobrevivência. Para isso, apropriam–se dos espaços

irregularmente. Diante dessa situação, o poder público

deve criar políticas capazes de gerar



A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a

Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, e morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido.
DUBY, G. Ano 1000 ano 2000 na pista dos nossos medos.
São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado)



Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de

Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora à página – não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus.
Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. Disponível em: http://td.camara.leg.br Acesso em: 17 de dez. 2012 (adaptado)



No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul á superação de um legado

TEXTO I.



Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de Frances ou de dança.
Comentário do Padre Lopes de Gama acerca dos costumes femininos (1839) apud SILVA, T. V.Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira, Ipotesi – Revista de Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2, n, 2, 1998.



TEXTO II.



As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; ma eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.
MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor (1878), Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).



A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a):


Os eventos ocorridos no dia 11 de setembro de 2001

geraram mudanças sociais nos Estados Unidos, que

Depois de dez anos de aparente imobilidade,

77 950 operários estavam em greve em São Bernardo,

Santo André, São Caetano e Diadema – o chamado

ABCD, coração industrial do país. Em todas as fábricas,

os operários cruzaram os braços em silêncio. Apanhado

de surpresa, o governo militar ficou por algum tempo

sem ação. Os empregadores, por sua vez, sofriam sérios

prejuízos a cada dia de greve.

ALVES, M. H. M. Estado e oposição no Brasil (1964–1984). Petrópolis: Vozes, 1984 (adaptado).

O movimento sindical, em fins dos anos 1970, começou

a se rearticular e a patrocinar greves de significativa

repercussão. Essas greves aconteceram em um contexto

político–institucional de

O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o

seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga

de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha,

uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças

ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas,

histórias bobas e contos populares sejam representados;

aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em

ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar

novos elementos em seu caminho.

UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore.

São Paulo: Brasiliense, 1984 (adaptado).

O texto tem como objeto a construção da identidade

cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma

manifestação associada à preservação das raízes e da

memória dos grupos sociais,

TEXTO I

É notório que o universo do futebol caracteriza–se

por ser, desde sua origem, um espaço eminentemente

masculino; como esse espaço não é apenas esportivo,

mas sociocultural, os valores nele embutidos e dele

derivados estabelecem limites que, embora nem sempre

tão claros, devem ser observados para a perfeita

manutenção da “ordem", ou da “lógica'" que se atribui ao

jogo e que nele se espera ver confirmada. A entrada das

mulheres em campo subverteria tal ordem, e as reações

daí decorrentes expressam muito bem as relações

presentes em cada sociedade: quanto mais machista, ou

sexista, ela for, mais exacerbadas as suas réplicas.

FRANZINI, F. Futebol é “coisa pra macho"? Pequeno esboço para uma história das mulheres

no país do futebol. Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, jul.–dez. 2005 (adaptado).

TEXTO II

Com o Estado Novo, a circularidade de uma prática

cultural nascida na elite e transformada por sua aceitação

popular completou o ciclo ao ser apropriada pelo Estado

como parte do discurso oficial sobre a nacionalidade.

A partir daí, o Estado profissionalizou o futebol e passou

a ser o grande promotor do esporte, descrito como uma

expressão da nacionalidade. O futebol brasileiro refletiria

as qualidades e os defeitos da nação.

SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do

Brasil. São Paulo: EdUNESP, 2010.

Os dois aspectos ressaltados pelos textos sobre a história

do futebol na sociedade brasileira são respectivamente:

A crise do modelo de desenvolvimento brasileiro,

perverso e excludente, foi marcada, especialmente,

pela concentração de renda. As consequências dessa

agravante são observadas por alguns problemas

caóticos, como gastos infinitos com segurança pública,

vias saturadas e mal planejadas, poluição hídrica e

aglomerados urbanos sem infraestrutura.

SOUZA, J. A. et. al. Ocupação Desordenada. In: Revista Conhecimento Prático

Geografia, abr. 2010 (adaptado).

No espaço urbano brasileiro, vêm se agravando os

problemas socioambientais relacionados a um modelo

de desenvolvimento que configurou formas diversas de

exclusão social. Uma ação capaz de colaborar com a

solução desses problemas é


De acordo com algumas teorias políticas, a formação do Estado é explicada pela renúncia que os indivíduos fazem de

sua liberdade natural quando, em troca da garantia de direitos individuais, transferem a um terceiro o monopólio do

exercício da força. O conjunto dessas teorias é denominado de

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