No final do século XIX, as Grandes Sociedades carnavalescas alcançaram ampla popularidade entre os foliões cariocas. Tais sociedades cultivavam um pretensioso objetivo em relação à comemoração carnavalesca em si mesma: com seus desfiles de carros enfeitados pelas principais ruas da cidade, pretendiam abolir o entrudo (brincadeira que consistia em jogar água nos foliões) e outras práticas difundidas entre a população desde os tempos coloniais, substituindo-os por formas de diversão que consideravam mais civilizadas, inspiradas nos carnavais de Veneza. Contudo, ninguém parecia disposto a abrir mão de suas diversões para assistir ao carnaval das sociedades. O entrudo, na visão dos seus animados praticantes, poderia coexistir perfeitamente com os desfiles.
PEREIRA, C.) S. Os senhores da alegria; a presença das mulheres nas Grandes Sociedades carnavalescas cariocas em fins do século XIX, In: CUNHA, M. (C. P, Carnavais e outras frestas: ensaios de história social da cultura. Campinas: Unicamp; Cecult, 2002 (adaptado)
Manifestações culturais como o carnaval também têm sua própria história, sendo constantemente reinventadas ao longo do tempo. A atuação das Grandes Sociedades, descrita no texto, mostra que o carnaval representava um momento em que as
O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mais desfeito tudo por uma simples idéia de arquitetura!
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercício preferencialmente por mecanismos
Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornassem as coisas ainda piores para seus semelhantes.
ROSS, A. Na máquina do tempo. Época, Ed. 756, 28 jan. 2013.
A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a:
Fronteira. Condição antidemocrática de existência
das democracias, distinguindo os cidadãos dos
estrangeiros, afirma que não pode haver democracia sem
território. Em princípio, portanto, nada de democracia sem
fronteiras. E, no entanto, as fronteiras perdem o sentido
no que diz respeito às mercadorias, aos capitais, aos
homens e às informações que as atravessam. As nações
não podem mais ser definidas por fronteiras rígidas. Será
necessário aprender a construir nações sem fronteiras,
autorizando a filiação a várias comunidades, o direito de
voto múltiplo, a multilealdade.
ATTALI, J. Dicionário do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001 (adaptado).
No texto, a análise da relação entre democracia, cidadania
e fronteira apresenta sob uma perspectiva crítica a
necessidade de
Pense no crescimento tecnológico de sua cidade
nos últimos 10 ou 15 anos e perceberá que, embora ela
tenha crescido, a maioria dos novos bairros é moradia de
pessoas humildes que, ou foram expulsas da área mais
central pelo progresso técnico–científico, ou vieram do
campo ou de outras regiões buscando melhores condições
de vida, mas agora residem em lugares desprovidos dos
serviços básicos.
SOUZA, A. J. Texto e sugestões de atividades para abordar os conceitos de progresso e
desenvolvimento. In: Ciência Geográfica, AGB, dez. 1995 (adaptado).
Com as transformações ocorridas nas áreas rurais e
urbanas das cidades pelo advento das tecnologias, as
pessoas procuram se beneficiar de novas formas de
sobrevivência. Para isso, apropriam–se dos espaços
irregularmente. Diante dessa situação, o poder público
deve criar políticas capazes de gerar

A imagem foi publicada no jornal Correio da Manhã, no dia de Finados de 1965. Sua relação com os direitos políticos existentes no período revela a
Quando ninguém duvida da existência de um outro mundo, e morte é uma passagem que deve ser celebrada entre parentes e vizinhos. O homem da Idade Média tem a convicção de não desaparecer completamente, esperando a ressurreição. Pois nada se detém e tudo continua na eternidade. A perda contemporânea do sentimento religioso fez da morte uma provação aterrorizante, um trampolim para as trevas e o desconhecido.
DUBY, G. Ano 1000 ano 2000 na pista dos nossos medos.
São Paulo: Unesp, 1998 (adaptado)
Ao comparar as maneiras com que as sociedades têm lidado com a morte, o autor considera que houve um processo de
Tendo encarado a besta do passado olho no olho, tendo pedido e recebido perdão e tendo feito correções, viremos agora à página não para esquecê-lo, mas para não deixá-lo aprisionar-nos para sempre. Avancemos em direção a um futuro glorioso de uma nova sociedade sul-africana, em que as pessoas valham não em razão de irrelevâncias biológicas ou de outros estranhos atributos, mas porque são pessoas de valor infinito criadas à imagem de Deus.
Desmond Tutu, no encerramento da Comissão da Verdade na África do Sul. Disponível em: http://td.camara.leg.br Acesso em: 17 de dez. 2012 (adaptado)
No texto, relaciona-se a consolidação da democracia na África do Sul á superação de um legado
TEXTO I.
Ela acorda tarde depois de ter ido ao teatro e à dança; ela lê romances, além de desperdiçar o tempo a olhar para a rua da sua janela ou da sua varanda; passa horas no toucador a arrumar o seu complicado penteado; um número igual de horas praticando piano e mais outras na sua aula de Frances ou de dança.
Comentário do Padre Lopes de Gama acerca dos costumes femininos (1839) apud SILVA, T. V.Z. Mulheres, cultura e literatura brasileira, Ipotesi Revista de Estudos Literários, Juiz de Fora, v. 2, n, 2, 1998.
TEXTO II.
As janelas e portas gradeadas com treliças não eram cadeias confessas, positivas; ma eram, pelo aspecto e pelo seu destino, grandes gaiolas, onde os pais e maridos zelavam, sonegadas à sociedade, as filhas e as esposas.
MACEDO, J. M. Memórias da Rua do Ouvidor (1878), Disponível em: www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 20 maio 2013 (adaptado).
A representação social do feminino comum aos dois textos é o(a):

Os eventos ocorridos no dia 11 de setembro de 2001
geraram mudanças sociais nos Estados Unidos, que
Depois de dez anos de aparente imobilidade,
77 950 operários estavam em greve em São Bernardo,
Santo André, São Caetano e Diadema – o chamado
ABCD, coração industrial do país. Em todas as fábricas,
os operários cruzaram os braços em silêncio. Apanhado
de surpresa, o governo militar ficou por algum tempo
sem ação. Os empregadores, por sua vez, sofriam sérios
prejuízos a cada dia de greve.
ALVES, M. H. M. Estado e oposição no Brasil (1964–1984). Petrópolis: Vozes, 1984 (adaptado).
O movimento sindical, em fins dos anos 1970, começou
a se rearticular e a patrocinar greves de significativa
repercussão. Essas greves aconteceram em um contexto
político–institucional de
O antropólogo americano Marius Barbeau escreveu o
seguinte: sempre que se cante a uma criança uma cantiga
de ninar; sempre que se use uma canção, uma adivinha,
uma parlenda, uma rima de contar, no quarto das crianças
ou na escola; sempre que ditos e provérbios, fábulas,
histórias bobas e contos populares sejam representados;
aí veremos o folclore em seu próprio domínio, sempre em
ação, vivo e mutável, sempre pronto a agarrar e assimilar
novos elementos em seu caminho.
UTLEY, F. L. Uma definição de folclore. In: BRANDÃO, C. R. O que é folclore.
São Paulo: Brasiliense, 1984 (adaptado).
O texto tem como objeto a construção da identidade
cultural, reconhecendo que o folclore, mesmo sendo uma
manifestação associada à preservação das raízes e da
memória dos grupos sociais,
TEXTO I
É notório que o universo do futebol caracteriza–se
por ser, desde sua origem, um espaço eminentemente
masculino; como esse espaço não é apenas esportivo,
mas sociocultural, os valores nele embutidos e dele
derivados estabelecem limites que, embora nem sempre
tão claros, devem ser observados para a perfeita
manutenção da “ordem", ou da “lógica'" que se atribui ao
jogo e que nele se espera ver confirmada. A entrada das
mulheres em campo subverteria tal ordem, e as reações
daí decorrentes expressam muito bem as relações
presentes em cada sociedade: quanto mais machista, ou
sexista, ela for, mais exacerbadas as suas réplicas.
FRANZINI, F. Futebol é “coisa pra macho"? Pequeno esboço para uma história das mulheres
no país do futebol. Revista Brasileira de História, v. 25, n. 50, jul.–dez. 2005 (adaptado).
TEXTO II
Com o Estado Novo, a circularidade de uma prática
cultural nascida na elite e transformada por sua aceitação
popular completou o ciclo ao ser apropriada pelo Estado
como parte do discurso oficial sobre a nacionalidade.
A partir daí, o Estado profissionalizou o futebol e passou
a ser o grande promotor do esporte, descrito como uma
expressão da nacionalidade. O futebol brasileiro refletiria
as qualidades e os defeitos da nação.
SANTOS, L. C. V. G. O dia em que adiaram o carnaval: política externa e a construção do
Brasil. São Paulo: EdUNESP, 2010.
Os dois aspectos ressaltados pelos textos sobre a história
do futebol na sociedade brasileira são respectivamente:
A crise do modelo de desenvolvimento brasileiro,
perverso e excludente, foi marcada, especialmente,
pela concentração de renda. As consequências dessa
agravante são observadas por alguns problemas
caóticos, como gastos infinitos com segurança pública,
vias saturadas e mal planejadas, poluição hídrica e
aglomerados urbanos sem infraestrutura.
SOUZA, J. A. et. al. Ocupação Desordenada. In: Revista Conhecimento Prático
Geografia, abr. 2010 (adaptado).
No espaço urbano brasileiro, vêm se agravando os
problemas socioambientais relacionados a um modelo
de desenvolvimento que configurou formas diversas de
exclusão social. Uma ação capaz de colaborar com a
solução desses problemas é

De acordo com algumas teorias políticas, a formação do Estado é explicada pela renúncia que os indivíduos fazem de
sua liberdade natural quando, em troca da garantia de direitos individuais, transferem a um terceiro o monopólio do
exercício da força. O conjunto dessas teorias é denominado de