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   Para Rawls, a estrutura básica mais justa de uma sociedade é aquela que alguém escolheria se não soubesse qual viria a ser seu papel particular no sistema de cooperação daquela sociedade.

LOVETT, F. Uma teoria da justiça, de John Rawls. Porto Alegre: Penso, 2013.

A teoria da justiça proposta pelo autor, conforme exposto no texto, pressupõe assumir uma posição hipotética chamada de

    O processo formativo do Estado desenrolou-se segundo a dinâmica de dois movimentos contraditórios e simultâneos: fragmentação e centralização. De um lado, fragmentação na medida em que os príncipes europeus tiveram de lutar contra o poder universalista do papa; e centralizador na medida em que os príncipes tiveram que lutar contra o poder político e militar de outros chefes políticos rivais. Desse processo resultaram as características fundamentais do Estado moderno: exército e burocracia civil permanentes, padronização tributária, direito codificado e mercado unificado.

GONÇALVES, W. Relações internacionais. Rio de Janeiro: Zahar, 2008 (adaptado).

A institucionalização política mencionada teve como uma de suas causas o êxito de alguns príncipes em

    O fim último, causa final e desígnio dos homens, ao introduzir uma restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação ecom uma vida mais satisfeita; quer dizer, o desejo de sair da mísera condição de guerra que é a consequência necessária das paixões naturais dos homens, como o orgulho, a vingança e coisas semelhantes. É necessário um poder visível capaz de mantê-los em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos e ao respeito às leis, que sãocontrárias a nossas paixões naturais.

HOBBES, T. M. Leviatã. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (adaptado).

Para o autor, o surgimento do estado civil estabelece as condições para o ser humano

Vocês que fazem parte dessa massa
Que passa nos projetos do futuro
É duro tanto ter que caminhar
E dar muito mais do que receber
Ê, ô, ô, vida de gado
Povo marcado
Ê, povo feliz!

ZÉ RAMALHO. A peleja do diabo com o dono do céu. Rio de Janeiro: Sony, 1979 (fragmento).

Qual comportamento coletivo é criticado no trecho da letra da canção lançada em 1979?

   A sociedade como um sistema justo de cooperação social consiste em uma das ideias familiares fundamentais, que dá estrutura e organização à justiça como equidade. A cooperação social guia-se por regras e procedimentos publicamente reconhecidos e aceitos por aqueles que cooperam como sendo apropriados para regular a sua conduta. Diz-se que a cooperação é justa porque seus termos são tais que todos os participantes podem razoavelmente aceitar, desde que todos os demais também o aceitem.

FERES JR., J.; POGREBINSCHI, T. Teoria política contemporânea: uma introdução.Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

No contexto do pensamento político, a ideia apresentada mostra-se consoante o(a)

   A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política para todos constitui-se uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira no século XX. O SUS deve ser valorizado e defendido como um marco para a cidadania e o avanço civilizatório. A democracia envolve um modelo de Estado no qual políticas protegem os cidadãos e reduzem as desigualdades. O SUS é uma diretriz que fortalece a cidadania e contribui para assegurar o exercício de direitos, o pluralismo político e o bem-estar como valores de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, conforme prevê a Constituição Federal de 1988.

RIZZOTO, M. L. F. et al. Justiça social, democracia com direitos sociais e saúde: a luta do Cebes. Revista Saúde em Debate, n. 116, jan.-mar. 2018 (adaptado).

Segundo o texto, duas características da concepção da política pública analisada são:

O modelo político das sociedades discutidas no texto contrasta com o do Estado liberal burguês porque se baseia em:

Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a

A memória recuperada pela autora apresenta a relação entre

Em sociedade de origens tão nitidamente

personalistas como a nossa, é compreensível que os

simples vínculos de pessoa a pessoa, independentes e

até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação

autêntica entre os indivíduos, tenham sido quase sempre

os mais decisivos. As agregações e relações pessoais,

embora por vezes precárias, e, de outro lado, as lutas

entre facções, entre famílias, entre regionalismos,

faziam dela um todo incoerente e amorfo. O peculiar

da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma

acentuação singularmente enérgica do afetivo, do

irracional, do passional e uma estagnação ou antes uma

atrofia correspondente das qualidades ordenadoras,

disciplinadoras, racionalizadoras.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995

Um traço formador da vida pública brasileira expressa-se,

segundo a análise do historiador, na

A natureza fez os homens tão iguais, quanto às

faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes

se encontre um homem manifestamente mais forte de

corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo

assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a

diferença entre um e outro homem não é suficientemente

considerável para que um deles possa com base

nela reclamar algum benefício a que outro não possa

igualmente aspirar.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003

Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil,

quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles

A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de

uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela

Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço

institucional, garantindo que as eleições tivessem o

aval de um órgão teoricamente imune á influência dos

mandatários.

TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil.

Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).

Em relação ao regime democrático no país, a instituição

analisada teve o seguinte papel:

No sistema democrático de Schumpeter, os únicos participantes plenos são os membros de elites políticas em partidos e em instituições públicas. O papel dos cidadãos ordinários é não apenas altamente limitado, mas frequentemente retratado como uma intrusão indesejada no funcionamento tranquilo do processo "público" de tomada de decisões.

HELD, D. Modelos de democracia. Belo Horizonte: Paideia, 1987

O modelo de sistema democrático apresentado pelo texto pressupõe a

TEXTO I

Não é sem razão que o ser humano procura de

boa vontade juntar–se em sociedade com outros que

estão já unidos, ou pretendem unir–se, para a mútua

conservação da vida, da liberdade e dos bens a que

chamo de propriedade.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre governo: ensaio relativo à verdadeira origem,

extensão e objetivo do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (adaptado).

TEXTO II

Para que essas classes com interesses econômicos

em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade

numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que,

na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o

conflito, mantenha–o dentro dos limites da ordem.

ENGELS, F. In: GALLINO, L. Dicionário de sociologia.

São Paulo: Paulus, 2005 (adaptado).

Os textos expressam duas visões sobre a forma como

os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões

apontam, respectivamente, para as concepções:

O edifício é circular. Os apartamentos dos prisioneiros ocupam a circunferência. Você pode chamá-los, se quiser, de celas. O apartamento do inspetor ocupa o centro; você pode chamá-lo, se quiser, de alojamento do inspetor. A moral reformada; a saúde preservada; a indústria revigorada; a instrução difundida; os encargos públicos aliviados; a economia assentada, como deve ser, sobre uma rocha; o nó górdio da Lei sobre os Pobres não cortado, mais desfeito – tudo por uma simples idéia de arquitetura!
BENTHAM, J. O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.



Essa é a proposta de um sistema conhecido como panóptico, um modelo que mostra o poder da disciplina nas sociedades contemporâneas, exercício preferencialmente por mecanismos

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