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O próprio movimento operário não pode ser reduzido a um conflito de interesses econômicos ou a uma reação contra a proletarização. Ele é animado por uma imagem de "civilização" industrial, pela ideia de um progresso das forças de produção utilizado para o bem de todos. O que é bem diferente da utopia igualitarista simples, pouco preocupada com as condições de crescimento.

TOURAINE, A. Os movimentos sociais. In: FORRACHI, M. M.; MARTINS, J. S. (Org.). Sociologia e sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1997

Considerando a caracterização apresentada pelo texto, a busca pela igualdade pressupõe o(a)

Tecnocracia e democracia são antitéticas: se o protagonista da sociedade industrial é o especialista, impossível que venha a ser o cidadão qualquer.

A democracia sustenta-se sobre a hipótese de que todos podem decidir a respeito de tudo. A tecnocracia, ao contrario, pretende que sejam convocados para

decidir apenas aqueles poucos que detém conhecimentos específicos. BOBBIO, N. 0 futuro da democracia. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

Na democracia, a participação dos cidadãos nas decisões deve ser a mais ampla possível.

De acordo com o texto, o exercício pleno da democracia pressupõe

Sempre teceremos panos de seda

E nem por isso vestiremos melhor

Seremos sempre pobres e nuas

E teremos sempre fome e sede

Nunca seremos capazes de ganhar tanto

Que possamos ter melhor comida.

CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain ou le chevalier au lion (1177-1181). Apud MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 1992 (adaptado).

O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à

Quem acompanhasse os debates na Câmara dos Deputados em 1884 poderia ouvir a leitura de uma moção de fazendeiros do Rio de Janeiro: "Ninguém no Brasil sustenta a escravidão pela escravidão, mas não há um só brasileiro que não se oponha aos perigos da desorganização do atual sistema de trabalho". Livres os negros, as cidades seriam invadidas por "turbas ignaras", "gente refratária ao trabalho e ávida de ociosidade". A produção seria destruída e a segurança das famílias estaria ameaçada. Veio a Abolição, o Apocalipse ficou para depois e o Brasil melhorou (ou será que alguém duvida?). Passados dez anos do início do debate em torno das ações afirmativas e do recurso às cotas para facilitar o acesso dos negros às universidades públicas brasileiras, felizmente é possível conferir a consistência dos argumentos apresentados contra essa iniciativa. De saída, veio a advertência de que as cotas exacerbariam a questão racial. Essa ameaça vai completar 18 anos e não se registraram casos significativos de exacerbação.

GASPARI, E. As cotas e a urucubaca. Folha de S. Paulo, 3 jun. 2009

O argumento elaborado pelo autor sugere que as censuras às cotas raciais são


As redes sociais tornaram-se espaços importantes de relacionamento e comunicação. A charge apresenta o impacto da internet na vida dos indivíduos quando faz referência à

Imagine uma festa. São centenas de pessoas

aparentemente viajadas, inteligentes, abertas a novas

amizades. Você seleciona uma delas e começa um

diálogo. Apesar do assunto envolvente, você olha para

o lado, perde o foco e dá início a um novo bate–papo.

Trinta segundos depois, outra pessoa desperta a sua

atenção. Você repete a mesma ação. Lá pelas tantas

você se dá conta de que não lembra o nome de nenhuma

das pessoas com quem conversou. A internet é mais

ou menos assim, repleta de coisas legais, informações

relevantes. São janelas e mais janelas abertas.

Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado).

Refletindo sobre a correlação entre meios de comunicação

e vida social, o texto associa a internet a um padrão de

sociabilidade que se caracteriza pelo(a)

No alvorecer do século XX, o Rio de Janeiro sofreu,

de fato, uma intervenção que alterou profundamente

sua fisionomia e estrutura, e que repercutiu como um

terremoto nas condições de vida da população.

BENCHIMOL, J. Reforma urbana e Revolta da Vacina na cidade do Rio de Janeiro.

In: FERREIRA, J.; DELGADO, L. A.N. O Brasil republicano: o tempo do liberalismo

excludente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

O texto refere–se à reforma urbanística ocorrida na capital

da República, na qual a ação governamental e seu

resultado social encontram–se na:



Na imagem, estão representados dois modelos de produção. A possibilidade de uma crise de superprodução é distinta entre eles em função do seguinte fator:



A charge revela uma critica aos meios de comunicação, em especial à internet, porque

Um trabalhador em tempo flexível controla o local do trabalho, mas não adquire maior controle sobre o processo em si. A essa altura, vários estudos sugerem que a supervisão do trabalho é muitas vezes maior para os ausentes do escritório do que para os presentes. O trabalho é fisicamente descentralizado e o poder sobre o trabalhador, mais direto.
SENNETT, R. A corrosão do caráter: conseqüências pessoais do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 1999 (adaptado).



Comparada à organização do trabalho característica do taylorismo e do fordismo, a concepção de tempo analisada no texto pressupõe que

Há cerca de um ano, 248 famílias de baixa renda

que moravam em área de deslizamento do Morro do

Preventório, em Niterói (RJ), ganharam apartamentos

em um condomínio. Com uma renda média mensal de

dois salários mínimos e um apartamento com padrão de

classe média, as famílias foram às compras de móveis

e eletrodomésticos. Mas acabaram surpreendidas com

as primeiras contas que não pagavam na favela: a maior

parte está endividada.

SPITZ, C. Entre o céu e o purgatório da inclusão social. O Globo, 10 jun. 2011 (adaptado).

Uma política pública relacionada com a contradição

descrita e uma ação que reduziria seus efeitos estão

identificadas, respectivamente, em:

O Baile Charme, uma das mais conhecidas

manifestações culturais do povo carioca, fica cadastrado

como bem cultural de natureza imaterial da cidade.

O decreto considera o Baile Charme uma genuína

invenção carioca, e destaca a riqueza de sua origem na

musicalidade africana, que abriga ritmos como o soul,

o funk e o rythim'n blues, da fonte norte–americana, e o

choro, o samba e a bossa–nova, criações nascidas no

Rio. O Baile Charme é cultuado, principalmente na Zona

Norte da cidade, seja em clubes, agremiações recreativas

e espaços públicos como a área do Viaduto de Madureira.

Disponível em: www.jb.com.br. Acesso em: 2 mar. 2013 (adaptado).

Segundo o texto, o cadastramento do Baile Charme como

bem imaterial da cidade do Rio de Janeiro ocorreu porque

essa manifestação cultural

Ao longo das três últimas décadas, houve uma

explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa

diversidade de movimentos — que vão desde os

movimentos por direitos civis e os movimentos

feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos

antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a

campanha pelos direitos homossexuais da década de

1990 — é normalmente denominado pelos comentadores

do tema como novos movimentos sociais.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).

Uma explicação para a expansão dos chamados novos

movimentos sociais nas últimas três décadas é a

TEXTO I

Não é sem razão que o ser humano procura de

boa vontade juntar–se em sociedade com outros que

estão já unidos, ou pretendem unir–se, para a mútua

conservação da vida, da liberdade e dos bens a que

chamo de propriedade.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre governo: ensaio relativo à verdadeira origem,

extensão e objetivo do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (adaptado).

TEXTO II

Para que essas classes com interesses econômicos

em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade

numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que,

na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o

conflito, mantenha–o dentro dos limites da ordem.

ENGELS, F. In: GALLINO, L. Dicionário de sociologia.

São Paulo: Paulus, 2005 (adaptado).

Os textos expressam duas visões sobre a forma como

os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões

apontam, respectivamente, para as concepções:

O governo de Cingapura, que vem enfrentando

reclamações de residentes que precisam competir com

estrangeiros por emprego, endureceu as regras para que

empresas contratem funcionários de outros países para

posições de nível médio. A partir de janeiro de 2012, um

estrangeiro precisa ganhar 3 000 dólares cingapurianos

(2 493 dólares americanos) ou mais por mês antes de

se qualificar para um visto de trabalho que lhe permitirá

trabalhar em Cingapura.

Cingapura endurece regras para contratação de estrangeiros. Disponível em:

www.estadao.com.br. Acesso em: 17 ago. 2011 (adaptado).

As medidas adotadas pelo governo de Cingapura

objetivam favorecer a

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