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A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do “Dia da Consciência Negra”.
Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jul. 2010 (adaptado).



A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque

A Convenção da ONU sobre Direitos das Pessoas com

Deficiências, realizada, em 2006, em Nova York, teve

como objetivo melhorar a vida da população de 650

milhões de pessoas com deficiência em todo o mundo.

Dessa convenção foi elaborado e acordado, entre os

países das Nações Unidas, um tratado internacional para

garantir mais direitos a esse público.

Entidades ligadas aos direitos das pessoas com

deficiência acreditam que, para o Brasil, a ratificação do

tratado pode significar avanços na implementação de

leis no país.

Disponível em: http//www.bbc.co.uk. Acesso em: 18 mai. 2010 (adaptado).

No Brasil, as políticas públicas de inclusão social

apontam para o discurso, tanto da parte do governo

quanto da iniciativa privada, sobre a efetivação da

cidadania. Nesse sentido, a temática da inclusão social

de pessoas com deficiência

A hibridez descreve a cultura de pessoas que mantêm

suas conexões com a terra de seus antepassados,

relacionando–se com a cultura do local que habitam.

Eles não anseiam retornar à sua “pátria" ou recuperar

qualquer identidade étnica “pura" ou absoluta; ainda

assim, preservam traços de outras culturas, tradições e

histórias e resistem à assimilação.

CASHMORE, E. Dicionário de relações étnicas e raciais. São Paulo: Selo Negro, 2000 (adaptado).

Contrapondo o fenômeno da hibridez à ideia de “pureza"

cultural, observa–se que ele se manifesta quando

No século XX, o transporte rodoviário e a aviação civil

aceleraram o intercâmbio de pessoas e mercadorias,

fazendo com que as distâncias e a percepção subjetiva das

mesmas se reduzissem constantemente. É possível apontar

uma tendência de universalização em vários campos, por

exemplo, na globalização da economia, no armamentismo

nuclear, na manipulação genética, entre outros.

HABERMAS, J. A constelação pós–nacional: ensaios políticos. São Paulo:

Littera Mundi, 2001 (adaptado).

Os impactos e efeitos dessa universalização, conforme

descritos no texto, podem ser analisados do ponto de

vista moral, o que leva à defesa da criação de normas

universais que estejam de acordo com

Um banco inglês decidiu cobrar de seus clientes cinco libras toda vez que recorressem aos funcionários de suas agências. E o motivo disso é que, na verdade, não querem clientes em suas agências; o que querem é reduzir o número de agências, fazendo com que os clientes usem as máquinas automáticas em todo o tipo de transações. Em suma, eles querem se livrar de seus funcionários.
HOBSBAWM, E. O novo seculo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000 (adaptado).



O exemplo mencionado permite identificar um aspecto da adoção de novas tecnologias na economia capitalista contemporânea. Um argumento utilizado pelas empresas e uma consequência social de tal aspecto estão em

Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria?
Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?
SHELLEY. Os homens da Inglaterra.
Apud HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.



A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada

A ética exige um governo que amplie a igualdade entre

os cidadãos. Essa é a base da pátria. Sem ela, muitos

indivíduos não se sentem “em casa", experimentam–se

como estrangeiros em seu próprio lugar de nascimento.

SILVA, R. R. Ética, defesa nacional, cooperação dos povos. OLIVEIRA, E. R (Org.)

Segurança & Defesa Nacional: da competição à cooperação regional. São Paulo:

Fundação Memorial da América Latina, 2007 (adaptado).

Os pressupostos éticos são essenciais para a

estruturação política e integração de indivíduos em uma

sociedade. De acordo com o texto, a ética corresponde a

Um fenômeno importante que vem ocorrendo nas últimas quatro décadas é o baixo crescimento populacionalna Europa, principalmente em alguns países como Alemanha e Áustria, onde houve uma brusca queda na taxa de natalidade. Esse fenômeno é especialmentepreocupante pelo fato de a maioria desses países já ter chegado a um índice inferior ao “nível de renovação da população”, estimado em 2,1 filhos por mulher. Adiminuição da natalidade europeia tem várias causas, algumas de caráter demográfico, outras de caráter cutural e socioeconômico.
OLIVEIRA, P. S. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2004 (adaptado).



As tendências populacionais nesses países estão relacionadas a uma transformação

A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores: a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo.
FOUCAULT. M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In. Em defesa da sociedade.
São Paulo: Martins Fontes. 1999



O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é



O meu lugar,

Tem seus mitos e seres de luz,

É bem perto de Oswaldo Cruz,

Cascadura, Vaz Lobo, Irajá.

O meu lugar,

É sorriso, é paz e prazer,

O seu nome é doce dizer,

Madureira, ia, Iaiá.

Madureira, ia, Iaiá



Em cada esquina um pagode um bar,

Em Madureira.

Império e Portela também são de lá,

Em Madureira.

E no Mercadão você pode comprar

Por uma pechincha você vai levar,

Um dengo, um sonho pra quem quer sonhar,

Em Madureira.

CRUZ, A. Meu lugar. Disponível em: www.vagalume.uol.com.br. Acesso em: 16 abr. 2010 (fragmento).

A análise do trecho da canção indica um tipo de interação

entre o indivíduo e o espaço. Essa interação explícita na

canção expressa um processo de

A primeira instituição de ensino brasileira que inclui disciplinas

voltadas ao público LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e

transexuais) abriu inscrições na semana passada. A grade

curricular é inspirada em similares dos Estados Unidos da

América e da Europa. Ela atenderá jovens com aulas de

expressão artística, dança e criação de fanzines. É aberta a

todo o público estudantil e tem como principal objetivo impedir

a evasão escolar de grupos socialmente discriminados.

Época, 11 jan. 2010 (adaptado).

O texto trata de uma política pública de ação afirmativa

voltada ao público LGBT. Com a criação de uma instituição

de ensino para atender esse público, pretende–se

Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
SEVERINO. A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992 (adaptado).



O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta

Antes de se tornar presidente dos Estados

Unidos, Abraham Lincoln opunha–se à escravidão, mas

desaprovava o direito a voto para o negro e os

casamentos birraciais. Em 1861, ele assumiu a

presidência. Vários estados escravistas do Sul deixaram

a União e formaram a sua Confederação independente.

Nos anos 1861–5, teve lugar uma Guerra Civil entre a

União e a Confederação. Em 1863, por decreto e

emenda constitucional, Lincoln aboliu a escravidão.

Cerca de 200.000 soldados negros lutaram ao lado da

União e tornaram–se eleitores. Lincoln planejava

assegurar escolaridade aos ex–escravos, e também

alguns direitos civis, mas foi assassinado por um racista

na Sexta–Feira Santa de 1865. Ele tornou–se uma figura

controversa. Para alguns, foi um mártir, sacrificado pela

sua causa. Para outros, um racista, que aboliu a

escravidão apenas para ganhar soldados.

Segundo o texto, Lincoln tinha a intenção de apresentar

uma proposta para o problema do relacionamento de exescravos

com o resto da sociedade. Caso essa proposta

tivesse entrado em vigor, sua implantação teria sido útil a

outras sociedades, pois

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