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O conjunto de ações adotado pelo Estado brasileiro, a partir da última década do século XX, para enfrentar os problemas sociais descritos no texto resultaram na

No contexto descrito, a lei citada pode alterar a situação da mulher ao proporcionar sua

O texto faz referência a uma importante mudança na dinâmica de funcionamento dos Estados contemporâneos que, no caso brasileiro, teve como consequência a

O controle sobre os meios de comunicação foi uma marca do Estado Novo, sendo fundamental á propaganda política, na medida em que visava

A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual aspecto do pensamento moderno?

Carta de princípios

As alternativas propostas no Fórum Social Mundial contrapõem-se a um processo de globalização comandado pelas grandes corporações multinacionais e pelos governos e instituições internacionais a serviço de seus interesses, com a cumplicidade de governos nacionais.

Disponível em: http://fsmpoa,com,br.Acesso em: 16 ago. 2013

o fórum mencionado tem como objetivo discutir propostas que concretizem a

TEXTO I

Não é sem razão que o ser humano procura de

boa vontade juntar–se em sociedade com outros que

estão já unidos, ou pretendem unir–se, para a mútua

conservação da vida, da liberdade e dos bens a que

chamo de propriedade.

LOCKE, J. Segundo tratado sobre governo: ensaio relativo à verdadeira origem,

extensão e objetivo do governo civil. São Paulo: Abril Cultural, 1978 (adaptado).

TEXTO II

Para que essas classes com interesses econômicos

em conflitos não destruam a si mesmas e à sociedade

numa luta estéril, surge a necessidade de um poder que,

na aparência, esteja acima da sociedade, que atenue o

conflito, mantenha–o dentro dos limites da ordem.

ENGELS, F. In: GALLINO, L. Dicionário de sociologia.

São Paulo: Paulus, 2005 (adaptado).

Os textos expressam duas visões sobre a forma como

os indivíduos se organizam socialmente. Tais visões

apontam, respectivamente, para as concepções:

Fronteira. Condição antidemocrática de existência

das democracias, distinguindo os cidadãos dos

estrangeiros, afirma que não pode haver democracia sem

território. Em princípio, portanto, nada de democracia sem

fronteiras. E, no entanto, as fronteiras perdem o sentido

no que diz respeito às mercadorias, aos capitais, aos

homens e às informações que as atravessam. As nações

não podem mais ser definidas por fronteiras rígidas. Será

necessário aprender a construir nações sem fronteiras,

autorizando a filiação a várias comunidades, o direito de

voto múltiplo, a multilealdade.

ATTALI, J. Dicionário do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001 (adaptado).

No texto, a análise da relação entre democracia, cidadania

e fronteira apresenta sob uma perspectiva crítica a

necessidade de

Pense no crescimento tecnológico de sua cidade

nos últimos 10 ou 15 anos e perceberá que, embora ela

tenha crescido, a maioria dos novos bairros é moradia de

pessoas humildes que, ou foram expulsas da área mais

central pelo progresso técnico–científico, ou vieram do

campo ou de outras regiões buscando melhores condições

de vida, mas agora residem em lugares desprovidos dos

serviços básicos.

SOUZA, A. J. Texto e sugestões de atividades para abordar os conceitos de progresso e

desenvolvimento. In: Ciência Geográfica, AGB, dez. 1995 (adaptado).

Com as transformações ocorridas nas áreas rurais e

urbanas das cidades pelo advento das tecnologias, as

pessoas procuram se beneficiar de novas formas de

sobrevivência. Para isso, apropriam–se dos espaços

irregularmente. Diante dessa situação, o poder público

deve criar políticas capazes de gerar

TEXTO I

Em março de 2004, o Brasil reconheceu na

Organização das Nações Unidas a existência, no país,

de pelo menos 25 mil pessoas em condição análoga à

escravidão ― e esse é um índice considerado otimista.

De 1995 a agosto de 2009, cerca de 35 mil pessoas foram

libertadas em ações dos grupos móveis de fiscalização do

Ministério do Trabalho e Emprego.

Mentiras mais contadas sobre trabalho escravo. Disponível em: www.reporterbrasil.com.br.

Acesso em: 22 ago. 2011 (adaptado).



TEXTO II

O Brasil subiu quatro posições entre 2009 e 2010

no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano

(IDH) divulgado pelo Programa das Nações Unidas

para Desenvolvimento. Mas, se o IDH levasse em conta

apenas a questão da escolaridade, a posição do Brasil

no ranking mundial ficaria pior, passando de 73 para 93.

UCHINAKA, F.; CHAVES–SCARELLI, T. Brasil é o país que mais avança, apesar da

variável “educação" puxar IDH para baixo. Disponível em: http://noticias.uol.com.br.

Acesso em: 22 ago. 2011 (adaptado).

Estão sugeridas nos textos duas situações de exclusão

social, cuja superação exige, respectivamente, medidas de

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Considerando-se a dinâmica do processo civilizador, tal como descrito no Texto II, o argumento do Texto I acerca da violência e agressividade na sociedade brasileira expressa a


Em conflitos regionais e na guerra entre nações tem sido observada a ocorrência de seqüestros, execuções sumárias, torturas e

outras violações de direitos.

Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração Universal dos Direitos do Homem,

que, em seu artigo 5º, afirma:

Ninguém será submetido a tortura nem a penas ou tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes.

Assim, entre nações que assinaram essa Declaração, é coerente esperar que

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