O reconhecimento da união homoafetiva levou o debate à esfera pública, dividindo opiniões. Apesar da grande repercussão gerada pela mídia, a população ainda não se faz suficientemente esclarecida, confundindo o conceito de união estável com casamento. Apesar de ter sido legitimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o reconhecimento da união homoafetiva é fruto do protagonismo dos movimentos sociais como um todo. AREDES, N.; SOUZA, I.; FERREIRA, E. Disponível em: http://reporterpontocom.wordpress.com. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).
As decisões em favor das minorias, tomadas pelo Poder Judiciário, foram possíveis pela organização desses grupos. Ainda que não sejam assimiladas por toda a população, essas mudanças

As novas tecnologias foram massificadas, alcançando e impactando de diferentes formas os lugares. A ironia proposta pela charge indica que o acesso à tecnologia está

O cartum evidencia um desafio que o tema da inclusão social impõe às democracias contemporâneas. Esse desafio exige a combinação entre
Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico
quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos
da natureza, com a passagem das estações e as
alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a
escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção
temporal começa a se pautar pela marcação do relógio.
Se a luz invade a noite, perde sentido a separação
tradicional entre trabalho e descanso — todas as partes
do dia podem ser aproveitadas produtivamente.
SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza:
Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado).
Em relação ao mundo do trabalho, a transformação
apontada no texto teve como consequência a
Diante de ameaças surgidas com a engenharia
genética de alimentos, vários grupos da sociedade
civil conceberam o chamado "princípio da precaução".
O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia
ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao
ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza
precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado
por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena
para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação.
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa.
São Paulo: Cia. das Letras, 2001 (adaptado).
O texto expõe uma tendência representativa do
pensamento social contemporâneo, na qual o
desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou
administração de riscos tem como objetivo
Voz do sangue
Palpitam-me
os sons do batuque
e os ritmos melancólicos do blue.
Ó negro esfarrapado
do Harlem
ó dançarino de Chicago
ó negro servidor do South
Ó negro da África
negros de todo o mundo
Eu junto
ao vosso magnífico canto
a minha pobre voz
os meus humildes ritmos.
Eu vos acompanho
pelas emaranhadas áfricas
do nosso Rumo.
Eu vos sinto
negros de todo o mundo
eu vivo a nossa história
meus irmãos.
Disponível em: www.agostinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015
Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na
década de 1940, evoca o pan-africanismo com o
objetivo de
Em sociedade de origens tão nitidamente
personalistas como a nossa, é compreensível que os
simples vínculos de pessoa a pessoa, independentes e
até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação
autêntica entre os indivíduos, tenham sido quase sempre
os mais decisivos. As agregações e relações pessoais,
embora por vezes precárias, e, de outro lado, as lutas
entre facções, entre famílias, entre regionalismos,
faziam dela um todo incoerente e amorfo. O peculiar
da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma
acentuação singularmente enérgica do afetivo, do
irracional, do passional e uma estagnação ou antes uma
atrofia correspondente das qualidades ordenadoras,
disciplinadoras, racionalizadoras.
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995
Um traço formador da vida pública brasileira expressa-se,
segundo a análise do historiador, na
Atualmente, as represálias econômicas contra as
empresas de informática norte-americanas continuam.
A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos
de compartilhamento de carros; na China, o governo
explicou que os equipamentos e serviços de informática
norte-americanos representam uma ameaça, pedindo
que as empresas estatais não recorram a eles.
SCHILLER, D. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 11 nov. 2014 (adaptado).
As ações tomadas pelos países contra a espionagem
revelam preocupação com o(a)
A natureza fez os homens tão iguais, quanto às
faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes
se encontre um homem manifestamente mais forte de
corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo
assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a
diferença entre um e outro homem não é suficientemente
considerável para que um deles possa com base
nela reclamar algum benefício a que outro não possa
igualmente aspirar.
HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003
Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil,
quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles
O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo.
Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).
O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental a
Se vamos ter mais tempo de lazer no futuro automatizado, o problema não é como as pessoas vão consumir essas unidades adicionais de tempo de lazer, mas que capacidade para a experiência terão as pessoas com esse tempo livre. Mas se a notação útil do emprego do tempo se torna menos compulsiva, as pessoas talvez tenham de reaprender algumas das artes de viver que foram perdidas na Revolução Industrial: como preencher os interstícios de seu dia com relações sociais e pessoais; como derrubar mais uma vez as barreiras entre o trabalho e a vida.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).
A partir da reflexão do historiador, um argumento contrário à transformação promovida pela Revolução Industrial na relação dos homens com o uso do tempo livre é o(a)
A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto,
dividida em três: uns oram, outros combatem, outros,
enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não
suportam ser separadas; os serviços prestados por uma
são a condição das obras das outras duas; cada uma por
sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto... Assim a lei
pode triunfar e o mundo gozar da paz.
ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos
medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981
A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi
produzida durante a Idade Média. Um objetivo de
tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão
indicados, respectivamente, em:
A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de
uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela
Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço
institucional, garantindo que as eleições tivessem o
aval de um órgão teoricamente imune á influência dos
mandatários.
TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil.
Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).
Em relação ao regime democrático no país, a instituição
analisada teve o seguinte papel:
Não nos resta a menor dúvida de que a principal
contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais
brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da
reconstrução do processo de democratização do país.
E não se trata apenas da reconstrução do regime político,
da retomada da democracia e do fim do Regime Militar.
Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos
para a cultura do país, do preenchimento de vazios na
condução da luta pela redemocratização, constituindo-se
como agentes interlocutores que dialogam diretamente
com a população e com o Estado.
GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado).
No processo da redemocratização brasileira, os novos
movimentos sociais contribuíram para
Nas sociedades contemporâneas, as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a
imagem de um indivíduo, principalmente na indústria do
espetáculo, pode agregar valor econômico na medida
de seu incremento técnico: amplitude do espelhamento
e da atenção pública. Aparecer é então mais do que
ser; o sujeito é famoso porque é falado. Nesse âmbito,
a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que
acena democraticamente para as massas com supostos
"ganhos distributivos" ( a informação ilimitada, a quebra
das supostas hierarquias culturais), afeta a velha cultura
disseminada na esfera pública. A participação nas redes
sociais, a obsessão dos selfies, tanto falar e ser falado
quanto ser vistos são indices do desejo de " espelhamento"
SODRÉ, M. Disponível em: http://alias.estadao.com.br. Acesso em: 9 fev. 2015 (adaptado).
A crítica contida no texto sobre a sociedade
contemporânea enfatiza