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O reconhecimento da união homoafetiva levou o debate à esfera pública, dividindo opiniões. Apesar da grande repercussão gerada pela mídia, a população ainda não se faz suficientemente esclarecida, confundindo o conceito de união estável com casamento. Apesar de ter sido legitimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o reconhecimento da união homoafetiva é fruto do protagonismo dos movimentos sociais como um todo. AREDES, N.; SOUZA, I.; FERREIRA, E. Disponível em: http://reporterpontocom.wordpress.com. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado).

As decisões em favor das minorias, tomadas pelo Poder Judiciário, foram possíveis pela organização desses grupos. Ainda que não sejam assimiladas por toda a população, essas mudanças



As novas tecnologias foram massificadas, alcançando e impactando de diferentes formas os lugares. A ironia proposta pela charge indica que o acesso à tecnologia está


O cartum evidencia um desafio que o tema da inclusão social impõe às democracias contemporâneas. Esse desafio exige a combinação entre

Dominar a luz implica tanto um avanço tecnológico

quanto uma certa liberação dos ritmos cíclicos

da natureza, com a passagem das estações e as

alternâncias de dia e noite. Com a iluminação noturna, a

escuridão vai cedendo lugar à claridade, e a percepção

temporal começa a se pautar pela marcação do relógio.

Se a luz invade a noite, perde sentido a separação

tradicional entre trabalho e descanso — todas as partes

do dia podem ser aproveitadas produtivamente.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza:

Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado).

Em relação ao mundo do trabalho, a transformação

apontada no texto teve como consequência a

Diante de ameaças surgidas com a engenharia

genética de alimentos, vários grupos da sociedade

civil conceberam o chamado "princípio da precaução".

O fundamento desse princípio é: quando uma tecnologia

ou produto comporta alguma ameaça à saúde ou ao

ambiente, ainda que não se possa avaliar a natureza

precisa ou a magnitude do dano que venha a ser causado

por eles, deve-se evitá-los ou deixá-los de quarentena

para maiores estudos e avaliações antes de sua liberação.

SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha-russa.

São Paulo: Cia. das Letras, 2001 (adaptado).

O texto expõe uma tendência representativa do

pensamento social contemporâneo, na qual o

desenvolvimento de mecanismos de acautelamento ou

administração de riscos tem como objetivo

Voz do sangue

Palpitam-me

os sons do batuque

e os ritmos melancólicos do blue.

Ó negro esfarrapado

do Harlem

ó dançarino de Chicago

ó negro servidor do South

Ó negro da África

negros de todo o mundo

Eu junto

ao vosso magnífico canto

a minha pobre voz

os meus humildes ritmos.

Eu vos acompanho

pelas emaranhadas áfricas

do nosso Rumo.

Eu vos sinto

negros de todo o mundo

eu vivo a nossa história

meus irmãos.

Disponível em: www.agostinhoneto.org. Acesso em: 30 jun. 2015

Nesse poema, o líder angolano Agostinho Neto, na

década de 1940, evoca o pan-africanismo com o

objetivo de

Em sociedade de origens tão nitidamente

personalistas como a nossa, é compreensível que os

simples vínculos de pessoa a pessoa, independentes e

até exclusivos de qualquer tendência para a cooperação

autêntica entre os indivíduos, tenham sido quase sempre

os mais decisivos. As agregações e relações pessoais,

embora por vezes precárias, e, de outro lado, as lutas

entre facções, entre famílias, entre regionalismos,

faziam dela um todo incoerente e amorfo. O peculiar

da vida brasileira parece ter sido, por essa época, uma

acentuação singularmente enérgica do afetivo, do

irracional, do passional e uma estagnação ou antes uma

atrofia correspondente das qualidades ordenadoras,

disciplinadoras, racionalizadoras.

HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1995

Um traço formador da vida pública brasileira expressa-se,

segundo a análise do historiador, na

Atualmente, as represálias econômicas contra as

empresas de informática norte-americanas continuam.

A Alemanha proibiu um aplicativo dos Estados Unidos

de compartilhamento de carros; na China, o governo

explicou que os equipamentos e serviços de informática

norte-americanos representam uma ameaça, pedindo

que as empresas estatais não recorram a eles.

SCHILLER, D. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em: 11 nov. 2014 (adaptado).

As ações tomadas pelos países contra a espionagem

revelam preocupação com o(a)

A natureza fez os homens tão iguais, quanto às

faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes

se encontre um homem manifestamente mais forte de

corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo

assim, quando se considera tudo isto em conjunto, a

diferença entre um e outro homem não é suficientemente

considerável para que um deles possa com base

nela reclamar algum benefício a que outro não possa

igualmente aspirar.

HOBBES, T. Leviatã. São Paulo: Martins Fontes, 2003

Para Hobbes, antes da constituição da sociedade civil,

quando dois homens desejavam o mesmo objeto, eles

O impulso para o ganho, a perseguição do lucro, do dinheiro, da maior quantidade possível de dinheiro não tem, em si mesma, nada que ver com o capitalismo.
Tal impulso existe e sempre existiu. Pode-se dizer que tem sido comum a toda sorte e condição humanas em todos os tempos e em todos os países, sempre que se tenha apresentada a possibilidade objetiva para tanto. O capitalismo, porém, identifica-se com a busca do lucro, do lucro sempre renovado por meio da empresa permanente, capitalista e racional. Pois assim deve ser: numa ordem completamente capitalista da sociedade, uma empresa individual que não tirasse vantagem das oportunidades de obter lucros estaria condenada à extinção.

WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Martin Claret, 2001 (adaptado).

O capitalismo moderno, segundo Max Weber, apresenta como característica fundamental a

Se vamos ter mais tempo de lazer no futuro automatizado, o problema não é como as pessoas vão consumir essas unidades adicionais de tempo de lazer, mas que capacidade para a experiência terão as pessoas com esse tempo livre. Mas se a notação útil do emprego do tempo se torna menos compulsiva, as pessoas talvez tenham de reaprender algumas das artes de viver que foram perdidas na Revolução Industrial: como preencher os interstícios de seu dia com relações sociais e pessoais; como derrubar mais uma vez as barreiras entre o trabalho e a vida.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia. das Letras, 1998 (adaptado).

A partir da reflexão do historiador, um argumento contrário à transformação promovida pela Revolução Industrial na relação dos homens com o uso do tempo livre é o(a)

A casa de Deus, que acreditam una, está, portanto,

dividida em três: uns oram, outros combatem, outros,

enfim, trabalham. Essas três partes que coexistem não

suportam ser separadas; os serviços prestados por uma

são a condição das obras das outras duas; cada uma por

sua vez encarrega-se de aliviar o conjunto... Assim a lei

pode triunfar e o mundo gozar da paz.

ALDALBERON DE LAON. In: SPINOSA, F. Antologia de textos históricos

medievais. Lisboa: Sá da Costa, 1981

A ideologia apresentada por Aldalberon de Laon foi

produzida durante a Idade Média. Um objetivo de

tal ideologia e um processo que a ela se opôs estão

indicados, respectivamente, em:

A Justiça Eleitoral foi criada em 1932, como parte de

uma ampla reforma no processo eleitoral incentivada pela

Revolução de 1930. Sua criação foi um grande avanço

institucional, garantindo que as eleições tivessem o

aval de um órgão teoricamente imune á influência dos

mandatários.

TAYLOR, M. Justiça Eleitoral. In: AVRITZER, L.; ANASTASIA, F. Reforma política no Brasil.

Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).

Em relação ao regime democrático no país, a instituição

analisada teve o seguinte papel:

Não nos resta a menor dúvida de que a principal

contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais

brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da

reconstrução do processo de democratização do país.

E não se trata apenas da reconstrução do regime político,

da retomada da democracia e do fim do Regime Militar.

Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos

para a cultura do país, do preenchimento de vazios na

condução da luta pela redemocratização, constituindo-se

como agentes interlocutores que dialogam diretamente

com a população e com o Estado.

GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado).

No processo da redemocratização brasileira, os novos

movimentos sociais contribuíram para

Nas sociedades contemporâneas, as relações sociais tendem a reger-se por imagens midiáticas, a

imagem de um indivíduo, principalmente na indústria do

espetáculo, pode agregar valor econômico na medida

de seu incremento técnico: amplitude do espelhamento

e da atenção pública. Aparecer é então mais do que

ser; o sujeito é famoso porque é falado. Nesse âmbito,

a lógica circulatória do mercado, ao mesmo tempo que

acena democraticamente para as massas com supostos

"ganhos distributivos" ( a informação ilimitada, a quebra

das supostas hierarquias culturais), afeta a velha cultura

disseminada na esfera pública. A participação nas redes

sociais, a obsessão dos selfies, tanto falar e ser falado

quanto ser vistos são indices do desejo de " espelhamento"

SODRÉ, M. Disponível em: http://alias.estadao.com.br. Acesso em: 9 fev. 2015 (adaptado).

A crítica contida no texto sobre a sociedade

contemporânea enfatiza

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