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Analisar o processo atual de circulação e de armazenamentos de determinados bens culturais diante da transformação decorrente do impacto de novas tecnologias indica que hoje

A tirinha compara dois veículos de comunicação, atribuindo destaque à

Ações de educação patrimonial são realizadas

em diferentes contextos e localidades e têm mostrado

resultados surpreendentes ao trazer à tona a autoestima

das comunidades. Em alguns casos, promovem o

desenvolvimento local e indicam soluções inovadoras

de reconhecimento e salvaguarda do patrimônio cultural

para muitas populações.

PELEGRINI, S. C. A.; PINHEIRO, A. P. (Orgs.). Tempo, memória e

patrimônio cultural. Piauí: Edupi, 2010.

A valorização dos bens mencionados encontra-se

correlacionada a ações educativas que promovem a(s)

A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz

de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a

ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e

estruturas da sociedade que busca viver diferentemente

do que se considera viver na favela. Alguns oficiantes

do direito, ao defenderem ou acusarem réus moradores

de favelas, usam em seus discursos representações

previamente formuladas pela sociedade e incorporadas

nesse campo profissional. Suas falas se fundamentam

nas representações inventadas a respeito da favela e

que acabam por marcar a identidade dos indivíduos que

nela residem.

RINALDI, A. Marginais, delinquentes e vítimas: um estudo sobre a representação da categoria

favelado no tribunal do júri da cidade do Rio de Janeiro. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Orgs.).

Um século de favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.

O estigma apontado no texto tem como consequência o(a)

O processo de justiça é um processo ora de

diversificação do diverso, ora de unificação do idêntico.

A igualdade entre todos os seres humanos em relação

aos direitos fundamentais é o resultado de um processo

de gradual eliminação de discriminações e, portanto,

de unificação daquilo que ia sendo reconhecido como

idêntico: uma natureza comum do homem acima de

qualquer diferença de sexo, raça, religião etc.

BOBBIO, N. Teoria geral da política e as lições dos clássicos.

Rio de Janeiro: Campus, 2000.

De acordo com o texto, a construção de uma sociedade

democrática fundamenta-se em:

Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para

os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do

mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras Vseitas. Mas a liberdade de escolha da

ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os

setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.

ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro:Zahar, 1985

A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)

A memória recuperada pela autora apresenta a relação entre

O conceito de função social da cidade incorpora a organização do espaço físico como fruto da regulação social, isto é, a cidade deve contemplar todos os

seus moradores e não somente aqueles que estão no mercado formal da produção capitalista da cidade. A tradição dos códigos de edificação, uso e ocupação do

solo no Brasil

sempre partiram do pressuposto de que a cidade não tem divisões entre os incluídos e os excluídos socialmente.

QUINTO JR., L. P. Nova legislação urbana e os velhos fantasmas. Estudos Avançados (USP), n. 47, 2003 (adaptado).

Uma política governamental que contribui para viabilizar a função social da cidade, nos moldes indicados no texto, é a

Ser moderno é encontrar-se em um ambiente que promete aventura, poder, alegria, crescimento, autotransformação e transformação das coisas em redor - mas

ao mesmo tempo ameaça destruir tudo o que temos, tudo o que sabemos, tudo o que somos. A experiência ambiental da modernidade anula todas as

fronteira geográficas e raciais, de classe e nacionalidade: nesse sentido, pode-se dizer que a modernidade une a espécie humana. Porém, é uma unidade paradoxal, uma

unidade de desunidade.

BERMAN, M. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. São Paulo: Cia. das Letras, 1986 (adaptado).

O texto apresenta uma interpretação da modernidade que a caracteriza como um(a)


Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o

consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que

esse hábito

Inspirada em fantasias de Carnaval, a arte apresentada se opunha à concepção de patrimônio vigente nas décadas de 1960 e 1970 na medida em que

Carta de princípios

As alternativas propostas no Fórum Social Mundial contrapõem-se a um processo de globalização comandado pelas grandes corporações multinacionais e pelos governos e instituições internacionais a serviço de seus interesses, com a cumplicidade de governos nacionais.

Disponível em: http://fsmpoa,com,br.Acesso em: 16 ago. 2013

o fórum mencionado tem como objetivo discutir propostas que concretizem a

Art. 70 - São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem a melhoria de sua condição social:

XXV - assistência gratuita aos filhos e dependentes, desde o nascimento até 5 (cinco) anos de idade, em creches e pré-escolas; (Redação dada pela Emenda Constitucional n. 53, de 2006).

Disponível em www.jusbrasil.com.br. Acesso em 20 fev. 2013 (adaptado)

A inclusão do direito à creche e à pré-escola na Constituição da República Federativa do Brasil pode ser explicada pela

TEXTO I

Cidadão

Tá vendo aquele edifício, moço?

Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição

Eram quatro condução

Duas pra ir, duas pra voltar

Hoje depois dele pronto

Olho pra cima e fico tonto

Mas me vem um cidadão

E me diz desconfiado

“Tu tá aí admirado

Ou tá querendo roubar?"

Meu domingo tá perdido

Vou pra casa entristecido

Dá vontade de beber

E pra aumentar meu tédio

Eu nem posso olhar pro prédio

Que eu ajudei a fazer.

BARBOSA, L. In: ZÉ RAMALHO. 20 Super Sucessos.

Rio de Janeiro: Sony Music, 1999 (fragmento).

TEXTO II

O mais trabalhador fica mais pobre á medida que produz

mais riqueza e sua produção cresce em força e extensão.

O trabalhador torna-se uma mercadoria ainda mais barata

à medida que cria mais bens. Esse fato simplesmente

subentende que o objeto produzido pelo trabalho, o seu

produto, agora se lhe opõe como um ser estranho, como

uma força independente do produtor.

MARX, K. Manuscritos econômicos(Primeiro manuscrito).

São Paulo: Boitempo Editorial, 2004 (adaptado).

Com base nos textos, a relação entre trabalho e modo de

produção capitalista é

Uma dimensão da flexibilização do tempo de trabalho é a sutileza cada vez maior das fronteiras que separam o espaço de trabalho e o do lar, o tempo de trabalho e o de não trabalho. Os mecanismos modernos de comunicação permitem que, no horário de descanso, os trabalhadores permaneçam ligados à empresa. Mesmo não exercendo diretamente suas atividades profissionais, o trabalhador fica à disposição da empresa ou leva problemas para refletir em casa. É muito comum o trabalhador estar de plantão, para o caso de a empresa ligar para o seu celular ou pager. A remuneração para esse estado de alerta é irrisória ou inexistente.

KREIN, J. D. Mudanças e tendências recentes na regulação do trabalho. In: DEDECCA, C. S.; PRONI, M. W. (Org.). Políticas públicas e trabalho: textos para estudo dirigido. Campinas: IE/Unicamp; Brasília: MTE, 2006 (adaptado).

A relação entre mudanças tecnológicas e tempo de trabalho apresentada pelo texto implica

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