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Simples, saborosa e, acima de tudo, exótica. Se a

culinária brasileira tem o tempero do estranhamento,

esta verdade decorre de dois elementos: a dimensão

do território e a infinidade de ingredientes. Percebe-se

que o segredo da cozinha brasileira é a mistura com

ingredientes e técnicas indígenas. É esse o elemento

que a torna autêntica.

POMBO, N. Cardápio Brasil. Nossa História, n. 29, mar. 2006 (adaptado).

O processo de formação identitária descrito no texto está

associado à

A sociologia ainda não ultrapassou a era das

construções e das síteses filósoficas. Em vez de

assumir a tarefa de lançar luz sobre uma parcela restrita do campo social, ela prefere buscar as brilhantes generalidades em que todas as questões são

levantadas sem que nenhuma seja expressamente tratada. Não é com exames sumários e por meio de intuições rápidas que se pode chegar a descobrir as leis de

uma realidade tão complexa. Sobretudo, generalizações às vezes tão amplas e tão apressadas não são suscetíveis de nenhum tipo de prova.

DURKHEIM, E. O suicídio: estudo de sociologia. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

O texto expressa o esforço de Émile Durkheim em construir uma sociologia com base na

No inicio dos anos 1950, a fundação do Renascença Clube, como espaço de convivência, demonstra o(a)

Nossas vidas são dominadas não só pelas inutilidades de nossos contemporâneos, como também pelas de homens que já morreram há várias gerações. Além disso, cada inutilidade ganha credibilidade e reverência com cada década passada desde sua promulgação. Isso significa que cada situação social em que nos encontramos não só é definida por nossos contemporâneos, como ainda predefinida por nossos predecessores. Esse fato é expresso no aforismo segundo o qual os mortos são mais poderosos que os vivos.

BERGER, p, Perspectivas sociológicas: uma visão humanística Petrópolis: Vozes, 1986 (adaptado)

Segundo a perspectiva apresentada no texto, os indivíduos de diferentes gerações convivem, numa mesma sociedade, com tradições que

Objetos trivializados por seu largo uso, os relógios são mais que instrumentos indispensáveis à rotina diária: apontam para um modo historicamente construído de lidar com o tempo. O emprego mais rigoroso e cotidiano de instrumentos que registram a passagem do tempo pode ser constatado pela produção massificada de relógios: em espaços públicos, no ambiente doméstico e nos incontáveis movimentos do homem urbano, outrora na algibeira, atualmente no pulso. Em seus ponteiros, a sucessão dos instantes é padronizada em unidades fixas: horas, minutos, segundos.

SILVA FILHO, A. L. M. Fortaleza: imagens da cidade. Fortaleza: Museu do Ceará; Secult-CE, 2001 (adaptado)

Durante o século XX, essa forma de conceber o tempo, experimentada sobretudo no espaço urbano, traz indícios de uma cultura marcada pela

Para além de objetos específicos, muitos movimentos

sociais interferem no contexto sociopolítico e ultrapassam

dimensões imediatas, como foi o caso das mobilizações

operárias, ocorridas em 1979 na cidade de São Paulo.

Nesse sentido, ao mesmo tempo em que lutavam por

seus direitos, essas mobilizações contribuíram com o(a)

A Justiça de São Paulo decidiu multar os

supermercados que não fornecerem embalagens de

papel ou material biodegradável. De acordo com a

decisão, os estabelecimentos que descumprirem a

norma terão de pagar multa diária de R$ 20 mil, por ponto

de venda. As embalagens deverão ser disponibilizadas

de graça e em quantidade suficiente

Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado).

A legislação e os atos normativos descritos estão

ancorados na seguinte concepção:

A demanda da comunidade afro-brasileira por

reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, no

que diz respeito à educação, passou a ser particularmente

apoiada com a promulgação da Lei 10.639/2003, que

alterou a Lei 9.394/1996, estabelecendo a obrigatoriedade

do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais e para

o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana.

Brasília: Ministério da Educação, 2005.

A alteração legal no Brasil contemporâneo descrita no

texto é resultado do processo de

Cúpula dos Povos começa como

contraponto à Rio+20

Enquanto a conferência oficial no Riocentro, na

Barra, é restrita a participantes credenciados, que

só entram depois de passar por um forte controle de

segurança, a Cúpula dos Povos é aberta ao público,

em tendas ao ar livre no Aterro do Flamengo. Ela é

aberta também às tribos e discussões mais diversas,

em mesas de debate e painéis geridos pelos próprios

participantes, buscando promover a mobilização social.

Problemas ambientais, econômicos, sociais, políticos

e de minorias serão discutidos no evento, afirma uma

ativista norte-americana, em alusão ao movimento que

ocupou Wall Street, em Nova York, no ano passado.

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 14 ago. 2012.

Uma articulação entre as agendas ambientalistas e a

antiglobalização indica a

O mercado tende a gerir e regulamentar todas as

atividades humanas. Até há pouco, certos campos

— cultura, esporte, religião — ficavam fora do seu

alcance. Agora, são absorvidos pela esfera do

mercado. Os governos confiam cada vez mais nele

(abandono dos setores de Estado, privatizações).

RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças.

Petrópolis: Vozes, 2003.

No texto é apresentada uma lógica que constitui

uma característica central do seguinte sistema

socioeconômico:

TEXTO II

Metade da nova equipe da Nasa é composta por mulheres

Até hoje, cerca de 350 astronautas americanos já estiveram no espaço, enquanto as mulheres não chegam a ser um terço desse número. Após o anúncio da turma

composta 50% por mulheres, alguns internautas escreveram comentários machistas e desrespeitosos sobre a escolha nas redes sociais.

Disponível em: https://catracalivre.com.br. Acesso em: 10 mar. 2016.

A comparação entre o anúncio publicitário de 1968 e a repercussão da notícia de 2016 mostra a

A história não corresponde exatamente ao que foi

realmente conservado na memória popular, mas àquilo

que foi selecionado, escrito, descrito, popularizado e

institucionalizado por quem estava encarregado de fazê-lo.

Os historiadores, sejam quais forem seus objetivos, estão

envolvidos nesse processo, uma vez que eles contribuem,

conscientemente ou não, para a criação, demolição e

reestruturação de imagens do passado que pertencem

não só ao mundo da investigação especializada, mas

também à esfera pública na qual o homem atua como

ser político.

HOBSBAWN, E.; RANGER, T. A invenção das tradições.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984 (adaptado).

Uma vez que a neutralidade é inalcançável na atividade

mencionada, é tarefa do profissional envolvido

O Movimento Negro Unificado (MNU)distigui-se do

Teatro Experimental do Negro (TEN) por sua crítica ao

discurso nacional hegemônico. Isto é, enquanto o TEN

defende a plena integração simbólica dos negros na

identidade nacional “híbrida", o MNU condena qualquer

tipo de assimilação, fazendo do combate à ideologia da

democracia racial uma das suas principais bandeiras de

luta, visto que, aos olhos desse movimento, a igualdade

formal assegurada pela lei entre negros e brancos e

a difusão do mito de que a sociedade brasileira não é

racista teriam servido para sustentar, ideologicamente, a

opressão racial.

COSTA, S. Dois Atlânticos: teoria social, antirracismo, cosmopolitismo.

Belo Horizonte: UFMG, 2006 (adaptado).

No texto, são comparadas duas organizações do

movimento negro brasileiro, criadas em diferentes

contextos históricos: o TEN, em 1944, e o MNU, em 1978.

Ao assumir uma postura divergente da do TEN, o

MNU pretendia

As informações sugeridas por Antônio Manuel estão imersas em um jornal dividido entre o "real" e o que podemos chamar de "situacional". O artista transforma todo o clima de repressão na própria matéria de seu trabalho, utilizando os meios de comunicação como arma (irônica) contra a estrutura de poder de um Estado autoritário.

SCOVINO, F. Com as armas do inimigo. Revista de História da Biblioteca Nacional, n, 84, seI. 2012 (adaptado)

No contexto histórico descrito, a estratégia adotada por alguns segmentos da imprensa para a construção de uma crítica sociopolítica foi a de

Não estou mais pensando como costumava pensar. Percebo isso de modo mais acentuado quando estou lendo. Mergulhar num livro, ou num longo artigo,

costumava ser fácil. Isso raramente ocorre atualmente. Agora minha atenção começa a divagar depois de duas ou três páginas. Creio que sei o que está

acontecendo. Por mais de uma década venho passando mais tempo on-line, procurando e surfando e algumas vezes acrescentando informação à grande biblioteca da

internet. A internet tem sido uma dádiva para um escritor como eu. Pesquisas que antes exigiam dias de procura em jornais ou na biblioteca agora podem ser

feitas em minutos. Como disse o teórico da comunicação Marshall McLuhan nos anos 60, a mídia não é apenas um canal passivo para o tráfego de informação. Ela

fornece a matéria, mas também molda o processo de pensamento. E o que a net parece fazer é pulverizar minha capacidade de concentração e contemplação.

CARR, N. Is Google making us stupid? Disponível em: www.theatlantic.com. Acesso em: 17 fev. 2013 (adaptado).

Em relação à internet, a perspectiva defendida pelo autor ressalta um paradoxo que se caracteriza por

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