Tendo em vista que a partir do protocolo de gestão integração de serviços, benefícios e transferências de renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS é impressa "uma nova dimensão e significado para o campo da assistência social no país", pois "materializa o sistema descentralizado e participativo, com primazia da responsabilidade do Estado, conforme determina a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS)" (p. 3), considere-o para responder às questões 27 e 28.
Em relação ao Processo de Operacionalização da Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do SUAS, no que se refere ao Programa Bolsa Família e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, compete ao município e ao Distrito Federal
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social, propõe ações estratégicas, detalhadas através de diversos eixos. É correto afirmar que nos termos do eixo “proteção social para crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e suas famílias”;
“Quem trabalha muito não tem tempo de brincar, nem de arranjar amigos; quando vai dormir para descansar vai e
sonha um cadinho, mas um sonho rápido. Direito de brincar, direito de poder sonhar, também sonhar com todos,
direito de querer alguma coisa e direito de estudar! Esses são direitos das crianças.”
(Depoimento de Genivaldo, 14 anos, cortador de cana, filme da OIT, Brasil, 1994.)
Segundo Lourenço (2014, p. 295), refletir a respeito do trabalho precoce na atual fase do capitalismo brasileiro implica
algumas considerações. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A necessidade material e o discurso ideológico, que, ao longo dos tempos, vem desconstruindo a naturalização do
trabalho precoce e caminham par e passo das características imanentes ao sistema capitalista.
( ) A (in)efetividade das políticas sociais públicas, as quais se encontram pressionadas pelos “novos” componentes
administrativos, quer reproduzem intensamente o discurso e a gestão empresarial privada no âmbito dos serviços
públicos, reduzindo sensivelmente o acesso aos direitos sociais duramente conquistados pela classe trabalhadora.
( ) A totalidade das mudanças no mundo do trabalho, cujas definições, em âmbito mundial, apontam para “[...] a
subproletarização intensificada, presente na expansão do trabalho parcial, temporário, precário, sobcontratado,
terceirizado, que marca a sociedade capitalista avançada”.
A sequência está correta em
O reconhecimento da questão social como objeto de intervenção profissional do assistente social (conforme estabelecido nas Diretrizes Curriculares da ABEPSS) demanda uma atuação profissional em uma perspectiva totalizante, baseada na identificação dos determinantes socioeconômicos e culturais das desigualdades sociais. A intervenção orientada por esta perspectiva crítica pressupõe a assunção, pelo profissional, de um papel que aglutine elementos específicos. Em relação aos elementos específicos discorridos no contexto anterior, analise. I.Leitura crítica da realidade e capacidade de identificação das condições materiais de vida. II.Identificação das respostas existentes no âmbito do Estado e da sociedade civil. III.Reconhecimento e fortalecimento dos espaços e formas de luta e organização dos trabalhadores em defesa de seus direitos. IV.Subordinação absoluta ao Estado, com vistas a garantir os recursos financeiros, materiais, técnicos e humanos necessários à garantia e ampliação dos direitos. V.Formulação e construção coletiva, em conjunto com os trabalhadores, de estratégias políticas e técnicas para modificação da realidade. Estão corretas apenas as alternativas
Há um documento específico que é elaborado pelo assistente social e que traduz a apresentação descritiva e interpretativa de uma situação ou expressão da questão social, enquanto objeto da intervenção desse profissional, no seu cotidiano laborativo. No sistema judiciário, seu uso, que é muito comum no trabalho junto às Varas da Infância e da Juventude, se dá com a finalidade de informar, esclarecer, subsidiar e documentar um auto processual relacionado a alguma medida protetiva ou socioeducativa prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente, ou enquanto parte de registros a serem utilizados para a elaboração de outros documentos de competência do assistente social. Assinale a alternativa que descreve corretamente o documento específico elaborado pelo assistente social, conforme contexto anterior.
No processo de complexificação da sociedade capitalista, um novo campo se coloca no horizonte da ciência: o homem e suas relações sociais. Isto porque o processo de consolidação do modo de produção capitalista, impulsionado pelo crescimento da industrialização, é acompanhado pelo aumento da miséria e de várias manifestações que abalam a ordem social necessária à hegemonia burguesa. Assim, um pensamento próprio à hegemonia burguesa, de cunho formal e abstrato, infiltra-se nas relações sociais entre indivíduos, instituições e organizações sociais, funcionando como mecanismo de produção e reprodução ideológica. No século XX, as bases desse pensamento formal se repõem em várias teorias sociais particulares (especialmente as disciplinas especializadas ligadas às ciências sociais), bem como nas diversas especializações profissionais, voltadas à intervenção social. Instala-se um paradigma de explicação e ordenação da realidade social, que toma os fenômenos sociais com um padrão de objetividade semelhante àquele empregado para os fenômenos naturais. Assinale, entre as alternativas a seguir, a que descreve de forma correta o pensamento destacado no contexto anterior.
A função social da profissão do assistente social é
Com referência ao estudo social e sua relação com a prática profissional do assistente social, assinale a opção correta.
No que concerne a concepção, operacionalização e avaliação de planos, programas e projetos sociais, assinale a opção correta.
A propósito da atuação em equipe multiprofissional e interdisciplinar e das normativas da profissão do assistente social, assinale a opção correta.
Em relação à política de assistência social, assinale a opção correta.
Assinale a opção correta a respeito da legislação profissional do assistente social.
“Dentre os órgãos e instituições do poder
público, se localiza o poder Judiciário, órgão que
compõe o Sistema de Justiça e que está sujeito
as mesmas determinações do mundo capitalista,
visto que historicamente têm privilegiado os
interesses e direitos privados em detrimento dos
direitos humanos, apesar destes últimos estarem
consignados na Constituição Federal de 1988, como
direitos fundamentais e não subordinados. (...) Em
outras palavras, com a globalização, os “excluídos"
do sistema econômico perdem progressivamente
as condições materiais para exercer seus direitos
básicos, mas nem por isso são dispensados das
obrigações e deveres estabelecidos pela legislação,
principalmente a penal. (...) Conclui-se então que,
via de regra, são estes os sujeitos de direitos e
de políticas públicas que os assistentes sociais
atendem pela via do poder executivo e poder
judiciário" (Sonda; Poncheck, 2012). Em relação a
este assunto, assinale a alternativa correta:
No que se refere aos fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, julgue os itens subsequentes.
Apesar de haver conexão entre políticas sociais e o serviço
social no Brasil desde 1930, a temática da política social foi
introduzida nas pautas profissionais tardiamente: na década de
50 no cenário internacional e a partir de 1970 no Brasil.
A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue os próximos itens.
Na reconceituação do serviço social no Brasil, o núcleo central da perspectiva da reatualização do conservadorismo consistiu na integração e dinamização do processo de desenvolvimento capitalista.