A respeito do movimento de reconceituação do serviço social e da renovação profissional, julgue os próximos itens.
No Brasil, à época da ditadura militar, marcada pelo desenvolvimento capitalista, o caráter modernizador da perspectiva modernizadora esteve relacionado a uma postura de contestação à ordem sociopolítica então vigente.
Julgue os itens a seguir, relativos à questão social e ao serviço social na contemporaneidade.
Na sociedade capitalista madura, quanto mais se desenvolvem as forças produtivas, mais a produção se torna social, isto é, mais o trabalho se torna amplamente social, enquanto a apropriação de seus frutos é privada, monopolizada por uma parte da sociedade.
No que se refere ao planejamento para intervir na realidade social, julgue os itens subsecutivos.
O planejamento se restringe às decisões técnicas relacionadas
à elaboração de um plano, o qual se limita à identificação do
que deve ser realizado para a mudança de determinada
realidade.
Considerando que o parecer social no INSS tem como objetivo fornecer elementos para o reconhecimento de direitos, julgue os itens subsequentes.
No caso de a intervenção do assistente social ser feita em conjunto com outros profissionais, a avaliação da situação deve contemplar a opinião da equipe técnica emitida em um documento único assinado por um representante da equipe.
Considerando que o parecer social no INSS tem como objetivo fornecer elementos para o reconhecimento de direitos, julgue os itens subsequentes.
Na realização de entrevistas para a elaboração de um parecer
social, o assistente social deve ignorar as informações contidas
nos prontuários ou processos relativos à situação em estudo,
para não ser influenciado na sua opinião técnica.
A respeito da trajetória histórica do serviço social e da legislação que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, julgue os itens que se seguem.
Compete ao serviço social esclarecer aos beneficiários seus direitos sociais e os meios de exercê-los, assim como estabelecer conjuntamente com esses beneficiários o processo de solução dos problemas que emergirem de sua relação com a previdência social.
Julgue os itens a seguir à luz do Código de Ética Profissional e do projeto ético-político do serviço social.
A construção do projeto ético-político profissional decorre essencialmente da articulação estabelecida pelas escolas de serviço social do estado de São Paulo.
Acerca da heterogeneidade da população brasileira e das profundas
mudanças demográficas, econômicas e sociais pelas quais o país
tem passado nas últimas décadas, julgue os itens que se seguem.
São as entidades sociais as responsáveis por garantir à
população de idosos no Brasil o direito à concessão de
benefícios e à cobertura de programas e serviços como a
seguridade social, que engloba saúde, previdência e assistência
social.
Julgue os itens seguintes à luz do Decreto nº 6.214/2007, que regulamenta o BPC da assitência social devido à pessoa com deficiência e ao idoso.
Idade mínima para que um indivíduo passe a ter direito ao BPC do idoso é de sessenta anos.
Julgue os próximos itens com base na Lei nº 8.742/193, que dispões sobre a organização da assistência social.
O centro de referência de assistência social (CRAS) é uma unidade de base estadual e tem por finalidade atender a população de baixa renda e as pessoas que estejam submetidas ao cumprimento de pena de reclusão.
Em relação às instâncias deliberativas do SUAS, julgue os itens a seguir à luz da Lei nº 8.742/1993.
Os conselhos estaduais de assistência social e os conselhos municipais de assistência social, instâncias deliberativas do SUAS, têm caráter permanente e composição paritária entre governo e sociedade civil.
O Código de Ética do/a Assistente Social vigente, lançado sua 9 edição, em fevereiro de 2011, pelo CFESS, incorporou alterações que foram aprovadas:
Para Pereira (2004), a social expressa uma relação dialética entre estrutura e sujeitos.
Entretanto, não é sinônimo da contradição entre capital e trabalho e entre forças produtivas e relações
de produção que geram desigualdades, pobreza, desemprego e necessidades sociais, mas:
Bravo (2002), analisando a Seguridade Social no Brasil, aponta 3(três) mitos que a retórica neoliberal tem plantado nos debates contemporâneos sobre a Política Social e que se transformaram em ferramentas insidiosas de desmonte, minando as já frágeis bases de sustentação de um projeto coletivo de Proteção Social, que são:
Ortiz (2010) afirma que o grande desafio para o Serviço Social na atualidade “é tornar as condições objetivas e subjetivas atuais, indelevelmente marcadas pelas mudanças do mundo do trabalho e pelo redimensionamento do espaço público e privado [...] como matérias que perpassam e adensam o exercício e a formação profissional”. Este desafio implica importantes investimentos, principalmente,