A competência profissional e a competência interpessoal, para Moscovi (1985), constituem duas competências essenciais e necessárias para o desenvolvimento:
De acordo com Batista (2002), a avaliação pode ser o momento de maior conteúdo dialético do planejamento, na medida em que nega para superar. Afirma que os critérios mais usuais em avaliação são os relacionados com a eficiência, eficácia e efetividade. A avaliação da eficácia diz respeito:
Segundo a concepção teórica da interdisciplinaridade, esta vinculação, essa reciprocidade entre várias disciplinas, é uma situação da qual ainda não se teve uma experiência vivida e explicitada. Podemos considerar, portanto, que a interdisciplinaridade é uma tarefa
A busca de novos horizontes para a acumulação capitalista repercurte diretamente na mercantilização dos serviços sociais. A investida da classe dominante contra a seguridade social inflexionou o padrão de enfrentamento a questão social, dotando a política de assistência social de centralidade, deixando a mesma de ser uma política de acesso às demais políticas setoriais, assumindo uma centralidade na política social. Nestes termos, a precarização das relações de trabalho, terceirizações, informalidade e o aumento da composição orgânica do capital, demonstram um fenômeno intitulado
A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. De acordo com o estatuto da criança e do adolescente é dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor. Para fins de proteção integral podemos considerar:
A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. De acordo com a organização do sistema, consideram-se entidades e organizações de assistência social aquelas sem fins lucrativos que, isolada ou cumulativamente, prestam atendimento e assessoramento aos beneficiários, bem como as que atuam na defesa e garantia de direitos, sendo assim divididas:
Em determinada instituição asilar, o assistente social, atuava com crianças e adolescentes. A instituição é conveniada a determinado município, e também recebe recursos de donatários. Em determinada atuação, foi verificada que a estagiária da instituição, que era contratada como agente administrativo, atuava em audiências representando a profissional. Verificou-se também que a instituição mantinha, sem a anuência da justiça, uma espécie de “pousada” nas dependências da instituição para possíveis adotantes principalmente estrangeiros. Todos os fatos eram de conhecimento da assistente social da instituição, que se manteve inerte perante o apresentado. No que tange ao código de ética do assistente social, a profissional em tela infringiu alguns artigos, se enquadrando nos seguintes:
O modelo de atenção assistencial a pessoas com transtornos mentais secularmente foi direcionado para o atendimento asilar. Coadunando com o movimento de reforma psiquiátrica, a Lei nº 10.216/2001 entra em vigor no sentido de reordenar o modelo de atendimento a pessoas com transtornos mentais. A internação psiquiátrica, neste sentido, só será indicada se os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes, sendo estabelecido o seguinte critério:
A política de assistência social tem por funções a proteção social, a vigilância socioassistencial e a defesa de direitos, e organiza-se sob a forma de sistema público não contributivo, descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esta política ocupa-se de prover proteção à vida, reduzir danos, prevenir a incidência de riscos sociais, independente de contribuição prévia, e deve ser financiada com recursos previstos no orçamento da Seguridade Social. Podemos citar como objetivos do SUAS:
No seio do debate por novos postulados éticos profissionais, fundamentados numa perspectiva ontológica-social, o código de ética de 1986 traz apontamentos sobre as possibilidades de enfrentamento da questão ética no interior da tradição marxista. O código de ética em questão, de orientação marxista, entretanto, não supera um elemento presente no marxismo tradicional, como parte importante no seio da discussão ética profissional. Assinale a alternativa que se refere a esse elemento.
A assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar será prestada de forma articulada e conforme os princípios e as diretrizes previstos na Lei Orgânica da Assistência Social, no Sistema Único de Saúde, no Sistema Único de Segurança Pública, entre outras normas e políticas públicas de proteção. Podemos, assim, considerar como medida indicada na assistência à mulher em situação de violência doméstica
O objetivo da avaliação no campo social é de realimentar ações buscando aferir resultados e impactos. A avaliação quando envolve no seu processo de execução os gestores, implementadores e beneficiários produz melhor eficiência e eficácia. A este tipo de avaliação denomina-se
Acerca da dimensão técnico-operativa do serviço social, julgue os
itens que se seguem.
De acordo com a concepção de estudo de caso de Mary Richmond, deve-se iniciar o diagnóstico social do necessitado a partir de uma entrevista em que o profissional de serviço social colete informações para realizar a avaliação denominada juízo final.
A respeito do projeto ético-político do serviço social, julgue os
itens seguintes.
A prática profissional cotidiana não se sujeita à alienação; por isso, favorece a liberdade e a criatividade profissional.
Com relação a assessoria, consultoria e supervisão em serviço
social, julgue os próximos itens.
Na bibliografia do serviço social brasileiro, a definição de assessoria em serviço social é imprecisa; pode ser entendida como uma supervisão profissional, como trabalho interventivo junto a comunidades ou movimentos sociais, ou como militância política.