O conceito de saúde do trabalhador supera as visões e práticas anteriores dos modelos medicina do trabalho e saúde ocupacional. A saúde do trabalhador e o Serviço social possuem alguns traços em comum, destacando a sua amplitude e penetração em todas as esferas das necessidades humanas e por esta razão as suas políticas e estratégias passam a constituir cada vez mais objetos transdisciplinares. Podemos destacar como esferas de intervenção das respectivas áreas:
Analisando as várias dimensões das relações entre família e políticas públicas, podemos destacar algumas semelhanças entre o exercício vital das famílias e as funções das políticas voltadas para este segmento, que é dar conta da reprodução e da proteção social dos grupos sob sua tutela. Uma dimensão importante do Estado moderno, nos países capitalistas centrais, principalmente no período pós-guerra foi
A assistência social, direito do cidadão e dever do Estado, é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas. Um dos programas de assistência social previstos na lei nº 8.742/1993 é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem como diretriz
De acordo com a Lei nº 8.662/93, é livre o exercício da profissão de assistente social aos possuidores de diploma em Serviço Social reconhecido oficialmente, sendo que o exercício da profissão de assistente social requer prévio registro nos Conselhos Regionais. De acordo com a referida lei, são atribuídas competências e atribuições privativas a estes profissionais, as quais podemos elencar como uma de suas competências profissionais:
A história da realização do ser social, objetiva-se através da produção e reprodução da sua existência, que se desenvolve pelos laços de cooperação social existentes no processo de produção material. O homem tem ideado, em sua consciência, a configuração que quer imprimir, antes de sua realização, que se pode demonstrar ontologicamente. Podemos assim afirmar que o ser social se realiza através da categoria
O Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) tem como finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens na educação superior pública federal. Sobre o programa podemos considerar o que se afirma na alternativa:
A concepção unitária do saber, numa perspectiva de interdisciplinariedade, não significa a constituição de uma única ciência. As diversas disciplinas continuam como válidas perspectivas de abordagem e não operam a eliminação das diferenças, se reconhece as diferenças e as especificidades, se reencontram e complementam, contraditória e dialeticamente. O que se pretende com a prática interdisciplinar é
Iamamoto (2002) afirma que “é necessário desmistificar a ideia de que a equipe, ao desenvolver ações coordenadas, cria uma identidade entre seus participantes que leva à diluição de suas particularidades profissionais [...] são as diferenças de especializações que permitem atribuir unidade à equipe, enriquecendo-a e, ao mesmo tempo, preservando aquelas diferenças.” (2002, p. 41). Com essa fala, a autora está se referindo a:
Para minimizar as questões sociais e as vulnerabilidades que emergiam no século XIX, as ações protetivas desenvolveram-se por intermédio de atos solidários, por famílias envolvidas no atendimento filantrópico, ações de atendimento promovidas pela sociedade em geral e de cunho religioso. Partindo desse pressuposto, em relação à sequência histórica das políticas sociais no Brasil, podemos dizer que: 10
Assinale a alternativa correta. O Decreto n° 6.214 de 26 de setembro de 2007 oferece parâmetros acerca do Benefício de Prestação Continuada. Partindo do artigo 10, de tal decreto, vemos que tal benefício é considerado como integrante das ações de proteção social:
Para Lewgoy e Silveira (2007), a entrevista exige o estabelecimento de etapas para o seu desenvolvimento, sendo o planejamento a primeira delas. Isso requer do profissional de serviço social organização para realizá-la, considerando que sua ação está sustentada pelos eixos teórico, técnico e ético-político. Para tanto, o entrevistador tem de
A partir do estabelecimento do Pacto pela Saúde, em 2006, os estados e municípios, passaram a receber os repasses de recursos federais através de blocos de financiamento. A alternativa que contempla essa organização de custeio é a
A Política Nacional de Alimentação e Nutrição, Lei n° 11.346, de 15 de setembro de 2006, representou avanço no campo da segurança alimentar e nutricional no Brasil. Com base no exposto, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) foi criado com o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada (DHAA).
( ) O SISAN reger-se-á, dentre outros princípios, pelo da preservação da autonomia e pelo respeito à dignidade das pessoas idosas.
( ) Participam do SISAN, entre outros órgãos, instituições privadas, exclusivamente sem fins lucrativos, que manifestem interesse na adesão ao SISAN.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
O Serviço Social, desde a sua origem, se apresenta como uma profissão influenciada pelo conservadorismo moral e político. Até 1986, os Códigos de Ética profissionais apresentam perspectiva ética tradicional conservadora. O Código de Ética de 1993 altera essa perspectiva e define enquanto direito do assistente social
Embora os princípios norteadores do projeto profissional do Assistente Social sejam fundamentados na perspectiva de construção de uma outra sociedade, é no contexto do capitalismo que esse profissional efetiva sua atuação. Nesse sentido, o Assistente Social é chamado a prestar serviços que podem fortalecer o status quo ou, em outra direção, para criar outras formas de sociabilidade que reflitam e discutam a organização da sociedade. Para isso, é quesito que o profissional se distancie de improvisações, planeje seu trabalho dando-lhe um sentido