Assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
Em consonância com o disposto na LOAS, capítulo II, seção I, artigo 4o, a Política Nacional de Assistência Social rege-se pelos seguintes princípios democráticos:
( ) Soberania do atendimento às necessidades locais sobre as exigências de rentabilidade econômica.
( ) Universalização dos direitos sociais, a fim de tornar o destinatário da ação assistencial alcançável pelas demais políticas públicas.
( ) Respeito à dignidade e à autonomia dos usuários e acesso aos benefícios e serviços eventuais, bem como ao de prestação continuada para aqueles que comprovem necessidade.
( ) Igualdade de direitos no acesso ao atendimento, sem discriminação de qualquer natureza, garantindo-se equivalência às populações urbanas e rurais.
( ) Intersetorialidade acerca dos serviços prestados na atenção básica e média complexidade, bem como sobre os recursos oferecidos pelo Poder Público e dos critérios para sua concessão.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
A vigilância socioassistencial, termo utilizado a partir do Sistema Único de Assistência Social, previsto desde a Política Nacional de Assistência Social, consiste no desenvolvimento da capacidade e de meios de gestão assumidos pelo órgão público gestor da Assistência Social para conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual é responsável.
Dentre as funções de vigilância social no âmbito da Assistência Social, assinale com V as alternativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Produz, sistematiza informações, constrói indicadores e índices territorializados das situações de vulnerabilidade e risco pessoal e social, que incidem sobre famílias / pessoas, nos diferentes ciclos de vida (crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos).
( ) Identifica pessoas capacidade pessoal para o trabalho e renda, sem deficiência, sem histórico deabandono.
( ) Identifica a incidência de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos vítimas de formas de exploração, de violência, de maus tratos e de ameaças.
( ) Identifica a incidência de vítimas de apartação social, que lhes impossibilite sua autonomia e integridade, fragilizando sua existência.
( ) Exerce vigilância sobre os serviços de Assistência Social prestados pelos município com capacidade menor que 20 mil habitantes, em especial aqueles que possuam demandas de usuários abusivos de drogas lícitas, como o álcool e tabaco.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
A Política Pública de Assistência Social,conforme apresentado em sua normativa, “realiza-se de forma integrada às políticas setoriais, considerando as desigualdades socioterritoriais, visando ao seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender contingências sociais e à universalização dos direitos sociais". (BRASIL, 2004), objetiva
É de suma importância no cenário contemporâneo, a política de Assistência Social no conjunto protetivo da seguridade social possuindo papel fundamental no processo de emancipação das famílias, enquanto sujeito coletivo, objetivando a manutenção e a extensão de direitos, em sintonia com as demandas e necessidades particulares expressas pelas próprias famílias. Nessa ótica, a centralidade da família é garantida à medida que na Assistência Social, com base em indicadores das necessidades familiares, se desenvolva uma política que em conjunto com as transferências de renda em patamares aceitáveis, se desenvolva, prioritariamente, em redes socioassistenciais que suportem as tarefas cotidianas de cuidado e que valorizem a convivência familiar e comunitária. Assinale, entre as alternativas a seguir, a que descreve de forma correta a natureza e o cunho que a política de Assistência Social deve desenvolver para garantir a centralidade da família e para que em conjunto com as transferências de renda em patamares aceitáveis se desenvolva, prioritariamente, em redes socioassistenciais que suportem as tarefas cotidianas de cuidado e que valorizem a convivência familiar e comunitária.
Julgue os itens a seguir, acerca dos fundamentos históricos e
teórico-metodológicos do serviço social e de sua institucionalização
no Brasil.
A questão social fundamenta a existência do serviço social
brasileiro como uma especialização do trabalho coletivo, no
contexto de afirmação da hegemonia do capital industrial e de
apreensão dos processos sob o ângulo das classes sociais.
A respeito do redimensionamento da profissão de assistente social
ante as transformações societárias, julgue os itens subsequentes.
As metamorfoses vividas pelo serviço social brasileiro foram determinadas pelo posicionamento assumido no Código de Ética da profissão, de 1986.
Acerca da dimensão investigativa, do processo de planejamento e
da intervenção profissional, julgue os itens subsecutivos.
Para fundamentar um estudo social, o assistente social deve buscar informações a partir da dinâmica da realidade social, política, econômica e cultural, de maneira a provocar ações cotidianas que garantam e efetivem direitos.
Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional no
serviço social e dos aspectos teóricos e metodológicos,
fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os
itens a seguir.
O projeto profissional no serviço social deve atender a diversos requisitos; entre eles, o de explicitar à instituição empregadora, às demais categorias profissionais e ao público demandatário aquilo que o assistente social reconhece como sua competência profissional naquele espaço sócio-ocupacional.
Acerca da formulação de projeto de intervenção profissional no
serviço social e dos aspectos teóricos e metodológicos,
fundamentos, instrumentos e técnicas de pesquisa social, julgue os
itens a seguir.
A identificação da demanda posta ao assistente social exige a identificação do objeto sobre o qual se intervirá, bem como a criação de estratégias de mediação que respondam às necessidades sociais nos processos de trabalho nos quais se requer a profissão.
A respeito do planejamento como processo técnico-político e das
dimensões de concepção, operacionalização e avaliação de planos,
programas e projetos, assessoria e consultoria em serviço social,
julgue os itens subsequentes.
No Brasil, a ótica estruturalista classificou, fragmentou e tipificou os processos avaliativos e os colocou a serviço das contrarreformas do Estado com o objetivo de sustentar sua redução e transformação sob a alegação de busca de maior eficiência e eficácia.
Relativamente à dimensão técnico-operativa do serviço social, às
concepções e debates sobre instrumentos e técnicas, julgue os
próximos itens.
A instrumentalidade segundo a concepção crítico-dialética,
concepção esta hegemônica no atual projeto ético-político do
serviço social brasileiro, não se configura como categoria
ontológica, visto que se dirige a um arsenal de técnicas e
métodos.
Considerando os fundamentos e argumentos teóricos, históricos e
políticos presentes nas abordagens das políticas sociais, julgue os
itens que se seguem.
Alguns princípios estruturantes do Welfare Pluralism ou
Welafare Mix são apontados no Plano Beveridge, sendo eles a
responsabilidade estatal na manutenção das condições de vida
dos cidadãos, a universalização dos serviços sociais, a
prestação pública de serviços sociais universais e a
implantação de uma rede de segurança de serviços de
assistência social.
Acerca da história das políticas de saúde brasileira, julgue os itens
a seguir.
A política de saúde da década de 90 passada estava ligada à
tensão entre o projeto de concretização da reforma sanitária e
o de saúde articulado ao mercado ou privatista.
De acordo com as disposições da legislação profissional do
assistente social, julgue os itens subsequentes.
O material técnico sigiloso corresponde a todos os documentos produzidos que, pela natureza de seus conteúdos, devem ser de conhecimento restrito e que, portanto, requeiram medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação.
Com base nas normas contidas na legislação social relativa à
seguridade social, julgue os próximos itens.
O direito à vida, à liberdade e à igualdade integra a concepção inovadora de seguridade social, assegurada pela Lei Orgânica da Seguridade Social.