Acerca dos processos de planejamento e de intervenção profissional
do assistente social, julgue os itens subsequentes.
O projeto profissional elaborado pelo assistente social é um instrumento importante para o trabalho com outros profissionais bem como para o balizamento do entendimento da profissão pela instituição empregadora.
Com relação à atuação do assistente social em visitas domiciliares
e institucionais, julgue os itens a seguir.
A visita domiciliar é um instrumento técnico que permite a observação e o conhecimento do contexto social vivido pelo sujeito, por sua família e pela comunidade onde ele se encontra, devendo ser realizada com objetivos definidos e com base em princípios éticos.
Tendo em vista a imprescindibilidade, para o assistente social,
do estudo da estrutura familiar, das relações jurídicas básicas que
envolvem essa matéria e dos procedimentos institucionais previstos
na CF e na legislação complementar, julgue os itens seguintes.
O amparo ao idoso deve ocorrer, preferencialmente, em instituições asilares para que sejam garantidas melhores condições à sua sobrevivência.
Considerando que o projeto ético-político da categoria profissional
dos assistentes sociais contempla em seu núcleo o reconhecimento
da liberdade como valor ético central, sendo três as dimensões
que o materializam, julgue os itens a seguir.
Conforme resolução do Conselho Federal de Serviço Social, é vedada, em processo judicial, a participação do assistente social em metodologia de inquirição especial a crianças e adolescentes, estando sujeito a penalidades o profissional que a infringir.
Considerando que o projeto ético-político da categoria profissional
dos assistentes sociais contempla em seu núcleo o reconhecimento
da liberdade como valor ético central, sendo três as dimensões
que o materializam, julgue os itens a seguir.
Compete ao assistente social orientar indivíduos e grupos de diferentes segmentos sociais no que diz respeito à identificação dos recursos aplicados e disponíveis nos programas e serviços nos quais estão inseridos, estando o não cumprimento dessa competência sujeito a penalidades no Código de Ética profissional.
Bravo (2006) indica-nos uma série de eventos afetos
ao desenvolvimento histórico e social da Saúde no
Brasil. Dentre esses eventos, a autora cita as Caixas
de Aposentadoria e Pensões (CAPs). Considerando as
colocações da autora sobre as Caixas de Aposentadoria
e Pensões (CAPs), julgue os itens abaixo:
I. O presidente das mesmas era nomeado pelo presidente
das empresas e os patrões e empregados participavam
paritariamente da administração.
II. As CAPs eram financiadas pela União, pelas empresas
empregadoras e pelos empregados.
III. A criação das Caixas de Aposentadoria e Pensões
(CAPs) aconteceu em 1923 por meio da Lei Elói Chaves.
IV. As CAPs eram organizadas pelo Estado, de modo que
só os grandes estabelecimentos tinham condições de
mantê-las.
Estão corretos:
O exercício profissional do Assistente Social incide no
cotidiano das classes sociais buscando sua modificação,
mesmo que em caráter emergencial, imediato e pontual.
No entanto, a despeito de ser uma profissão fundamentalmente
operativa, não alcança as determinações estruturais,
resultando na reincidência das demandas colocadas
à sua intervenção. Nessa perspectiva, é correto afirmar
que tais demandas, de modo geral, são remetidas à responsabilidade
O estudo social, como parte do processo de trabalho do assistente social, é utilizado em várias áreas de atuação profissional. Também denominado perícia social, o registro desse estudo efetiva-se por meio de um laudo social. Ao realizar uma perícia social, o profissional estabelece relações com sujeitos históricos que vivem em situações socialmente construídas. Partindo desse ponto de vista, nesse processo, faz-se necessário que o assistente social
O Serviço Social se desenvolve como profissão na esteira do desenvolvimento capitalista industrial e da expansão urbana, sob a égide do Estado. O processo de institucionalização do Serviço Social, no contexto da divisão social do trabalho, está diretamente vinculado ao crescimento das instituições de prestação de serviços sociais e assistenciais que viabilizam, para os trabalhadores especializados,
Conforme estabelece o Código Civil (2002), qualquer dos cônjuges pode propor a ação de separação judicial, atribuindo ao outro qualquer ato que represente violação dos deveres do casamento. Em se tratando da dissolução da sociedade conjugal, o art. 1571, § 1 do Código Civil estabelece que o casamento válido só se dissolve pela morte de um dos cônjuges ou
O ECA tem como fundamento que não se pode exigir de
um adolescente o mesmo nível de discernimento de um
adulto, considerando sua condição peculiar de pessoa
em desenvolvimento. Assim, verificado o caso de conduta
de adolescente que corresponda à tipificação legal
descrita como crime ou contravenção, essa conduta é
nomeada como ato infracional. Crianças e adolescentes
são considerados inimputáveis, o que não significa impunidade.
As previsões contidas no art. 173, III, do ECA,
definem que em caso de flagrante de ato infracional cometido
mediante violência ou grave ameaça à pessoa, a
autoridade policial deverá
A crescente inserção do Assistente Social em espaços sócio-ocupacionais, que exige a atuação com profissionais de outras áreas, ao mesmo tempo em que requer uma intervenção multidisciplinar com competência técnica, teórico-metodológica e ético-política, demanda a especificação do alcance e dos limites de cada área profissional no desenvolvimento dos trabalhos técnicos conjuntos. Conforme prescreve a Resolução n 557/2009 do Conselho Federal de Serviço Social – CFESS, em se tratando da atuação do Assistente Social nesse tipo de atendimento, a avaliação e discussão da situação poderá ser multiprofissional, desde que
Sobre os critérios para concessão do Benefício de Prestação Continuada
(BP(C), preconizados na Lei Orgânica da Assistência Social
(Loas), considere as seguintes afirmativas:
I- O BPC é a garantia de 1 (um) salário mínimo mensal à pessoa
portadora de deficiência e ao idoso com 65 (sessenta e cinco)
anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a
própria manutenção e nem tê-la provida por sua família.
II- Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com
deficiência ou idosa a família cuja renda mensal per capita
seja inferior a 1\4 (um quarto) do salário mínimo.
III- O BPC pode ser acumulado pelo beneficiário com qualquer
outro benefício, no âmbito da seguridade social ou de outro
regime, inclusive o da assistência médica e o do Bolsa Família.
IV- O idoso ou a pessoa com deficiência, em condição de acolhimento
em instituição de longa permanência, terá o seu benefício
suspenso.
V- O BPC será cancelado quando se constatar irregularidade na
sua concessão ou utilização.
São corretas as afirmativas
Relacione o tipo de método à respectiva descrição de suas características:

A sequência correta é
Yazbek (2009) considera, para a compreensão da prática profissional do Serviço Social na sociedade capitalista, um elemento fundamental, que é o conceito de reprodução social. Qual afirmativa a seguir corresponde ao conceito de reprodução social, na tradição marxista?