Nos anos de 1950 e de 1960, disseminou-se no Brasil uma concepção de educação fundamentada na “teoria do capital humano”. Nessa perspectiva, a educação passou a ser compreendida como:
Considere as seguintes infonnações sobre dois eventos de educação cOIlJOrativa A e B: A: ação de capacitação, promovida pela empresa, voltada para a aquisição de conhecimentos, com vistas à melhoria de desempenho no trabalho atual dos empregados; B: aprendizagem voltada para o crescimento individual, sem relação com um trabalho especifico, com vistas a promover aprendizagem nos empregados para o alcance de objetivos orgamzaclOnalS. Analisando-se a descrição de cada lllll desses eventos, concluise que:
Sobre a responsabilidade do ente federal estado na oferta do ensino fundamental, é correto o seguinte:
O Estatuto da Criança e do Adolescente
O Conselho Escolar
Constitui Ação Programática do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, na dimensão da educação não formal:
Segundo Libâneo (1990), a pedagogia sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Isso pressupõe que o indivíduo precisa aprender a adaptar-se aos valores e normas vigentes na sociedade de classe, através do desenvolvimento da cultura individual. Devido a essa ênfase no aspecto cultural, as diferenças entre as classes sociais não são consideradas, pois, embora a escola passe a difundir a ideia de igualdade de oportunidades, não leva em conta a desigualdade de condições. Este autor está referindo-se à:
Em abril de 2007, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais lançou o ldeb, indicador sintético que permite definir metas e acompanhar a qualidade do ensino básico no país, fornecendo informações sobre o desempenho de cada uma das escolas brasileiras de educação básica (http://www.seade.gov.br).
O ldeb reúne num só indicador dois conceitos importantes para a qualidade da educação, que são:
Diante da teoria da construção do conhecimento, Piaget (1977) considerou o desenvolvimento intelectual como um processo que ocorre durante toda a vida e que é concebido em seus aspectos biológicos, cognitivos, afetivos e sociais, como um todo, por meio de fases que se inter-relacionam e se sucedem até que atinjam estágios da inteligência caracterizados por maior mobilidade e estabilidade, num processo progressivo de adaptação do homem ao meio. Podemos afirmar que isto se dá por meio:
Considerando o desenvolvimento humano, de acordo com Bock; Furtado e Teixeira (2008) é incorreto afirmar:
O processo de interação humana no trabalho é complexo, afirma Kanaane (1999). Considerando as relações interpessoais no trabalho é incorreto afirmar:
Considerando o conceito de treinamento, analise as afirmações:
I. treinamento é um processo de assimilação cultural em curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos, habilidades ou atitudes relacionados diretamente à execução de tarefas ou à sua otimização no trabalho.
II. de acordo com a concepção tradicional, treinamento é o meio para adequar cada pessoa a seu cargo, com vista no alcance dos objetivos da organização, mas, hoje, o que se necessita é de processos capazes de desenvolver competências nas pessoas, para que se tornem mais produtivas e inovadoras para contribuir com a organização.
III. a primeira etapa do treinamento é a sua programação, isto é, analisar e coordenar as ações consideradas prioritárias e necessárias para ser implementadas, conforme o planejado.
IV. a etapa de avaliação do treinamento envolve verificar a validade e buscar aprimorar o treinamento realizado.
Estão corretas as afirmações:
"A gestão democrática ocorre na medida em que as práticas escolares sejam orientadas por uma filosofia, valores, princípios e ideias consistentes, presentes na mente e no coração das pessoas, determinando o seu modo de ser e de fazer" (Lück 2006). A superação do paradigma autoritário na escola será possível quando:
"O ato de avaliar a aprendizagem implica em acompanhamento e reorientação permanente da aprendizagem" (Luckesi, 2004). São características da avaliação escolar:
Segundo Paulo Freire (1996), "Saber ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou construção". A prática pedagógica em uma perspectiva progressista fundamenta-se: