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Folha de respostas:

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Nos ambientes escolares, a atividade de supervisão surgiu por necessidade social e acompanhou as modificações da históricas.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

Conforme Veiga, o Projeto Político-pedagógico (PPP) é entendido, como a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Como um dos elementos básicos na construção do PPP, temos uma estrutura organizacional da escola, que se refere, fundamentalmente, às interações políticas, às questões de ensino-aprendizagem e às de currículo. Essa estrutura é denominada:

Dentre as características que marca a era da Escola Nova temos:

A partir da década de 60, surgem propostas de inspiração tecnicista, baseadas na convicção de que a escola só se tornaria eficaz se adotasse o modelo empresarial. Este modelo vem ao encontro do modelo do processo científico de racionalização e produção do início do século XX, mais conhecido como:

Promover o desenvolvimento sustentável é um dos desafios das empresas de energia. Sobre esse assunto, é correto afirmar:

O sucesso da industrialização e o desenvolvimento das ciências trazem algumas preocupações específicas à escola tradicional do século XIX. Por um lado, acentua-se o dualismo escolar, que consiste no fato de existir uma escola para elite e outra para o segmento popular operário. Por outro, surge:

Entendendo que considerar-se-ão como de manutenção e desenvolvimento do ensino as despesas realizadas com vistas à consecução dos objetivos básicos das instituições educacionais de todos os níveis, analise os exemplos a seguir:

  1. Aquisição, manutenção, construção e conservação de instalações e equipamentos necessários ao ensino.
  2. Levantamentos estatísticos, estudos e pesquisas visando precipuamente ao aprimoramento da qualidade e à expansão do ensino.
  3. Formação de quadros especiais para a administração pública, sejam militares ou civis, inclusive diplomáticos.
  4. Realização de atividades-meio necessárias ao funcionamento dos sistemas de ensino.

Estão compreendidas entre as despesas mencionadas

Leia as afirmativas a seguir:

I. O basquetebol é disputado entre duas equipes de 5 jogadores cada.

II. No basquetebol, o local onde está o cesto é chamado de pivô.

Marque a alternativa CORRETA:

Sobre “educação" e “escola" no Brasil, pode-se considerar quatro importantes concepções utilizadas na organização e funcionamento da escola. Assim, relacione as informações abaixo:

1. Concepção humanista tradicional

2. Moderna

3. Analítica

4. Dialética

( ) Considera a educação a partir do conjunto das relações sociais e, assim, aborda os problemas educacionais compreendidos dentro de um contexto histórico.

( ) Como princípios, defende a existência de sistemas públicos de ensino que sejam leigos, universais, gratuitos e centrados no educador que deve ser imitado pelos seus educandos.

( ) Formula o seu conceito de educação com base na tarefa educacional que é definida como aquela que oferece um significado lógico à linguagem em função do seu contexto tanto do educador quanto daqueles a quem ele se dirige.

( ) Defende que o aspecto psicológico predomina sobre o lógico e transfere o cerne do processo educativo do adulto para a criança considerando as suas atividades de existência, considerando que a educação segue o ritmo de vida que varia segundo as diferenças individuais, desconsiderando, na educação, esquemas predefinidos e lógicos.

Tem-se como sequência correta, obtida no sentido de cima para baixo:

No passado, o cuidado e a educação das crianças eram exclusivamente tarefas da família. Posteriormente, as crianças passaram a ser vistas como “pequenos adultos" e tinham que trabalhar logo cedo, quando alcançavam certo grau de independência. Já, nos dias atuais:

Leia o texto abaixo e responda o que se solicita:

“Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação? Educações. (...) Não há uma forma única nem um único modelo de educação; a escola não é o único lugar onde ela acontece (...); o ensino escolar não é a sua única prática e o professor profissional não é o seu único praticante".

(BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1982)

A visão antropológica de educação do texto acima permite relacioná-la ao que determina a LDB, quando trata especificamente

Uma das premissas da teoria de Rogers para a educação é que o:

O ensino de História, nos anos iniciais, tem início quando a criança toma consciência da existência de um “Eu” e de um “Outro”. O exercício de separação dos sujeitos é:

Nesse sentido, Daólio defende que

As reformas de ensino dos anos de 1990 no Brasil tiveram por característica comum a

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