Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 11621 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A respeito da Avaliação da Educação Superior, assinale a opção incorreta.

O desenvolvimento social e econômico do país requer a viabilização de projetos educacionais eficazes e eficientes, sobretudo na área de ciência e tecnologia, atualmente um dos principais instrumentos para superação das desigualdades sociais. Nessa perspectiva, julgue como verdadeiras (V ) ou falsas (F ) as opções a seguir. ( ) O processo de inclusão digital democratiza o acesso às tecnologias da informação, possibilitando a inserção de todos na sociedade da informação. ( ) A inclusão digital possibilita também ao cidadão exercer participação política na sociedade do conhecimento. ( ) O uso das tecnologias da informação e comunicação restringe as possibilidades de desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação de textos. ( ) A exclusão digital acentua a exclusão social, pois as principais atividades econômicas e parte da produção cultural da sociedade estão migrando para a rede mundial de computadores. Assinale a sequência correta:

O conceito de qualidade da educação está condicionado ao contexto sociocultural em que se insere a escola, não havendo um padrão, sobretudo, em um país tão diverso quanto o Brasil. Nessa perspectiva, qualidade é um conceito dinâmico em constante processo de construção e ressignifi cação. Coordenadas pela Ação Educativa, Unicef, Pnud, Inep e MEC, equipes técnicas elaboraram Indicadores da Qualidade na Educação, para auxiliar o processo de avaliação e melhoria da qualidade na escola:

 

1.Ambiente educativo.

2.Prática pedagógica e avaliação.

3.Ensino e aprendizagem da leitura e da escrita.

4.Gestão escolar democrática.

5.Formação e condições de trabalho dos profissionais da escola. 

 

( ) Ações articuladas que favorecem a alfabetização inicial e ampliação da capacidade de leitura e escrita.

( ) Ações planejadas e refletidas da atuação dos docentes com vistas a promoção da aprendizagem.

( ) Compartilhamento de decisões e informações, envolvendo todos os atores envolvidos no processo educativo da escola.

( ) Ações que garantem a socialização e a convivência, desenvolvem e fortalecem a noção de cidadania e de igualdade entre todos.

( ) Ações que possibilitem a formação continuada dos profissionais da educação, assim como, as condições de trabalho necessárias para o bom desenvolvimento das atividades.

Associe os Indicadores da Qualidade na Educação aos conceitos que melhor representam as dimensões avaliadas na escola e a seguir, assinale a sequência correta:

A educação a distância apresenta-se como uma modalidade

de ensino-aprendizagem na qual a comunicação e

construção de conhecimentos podem desenvolver-se com

a participação dos indivíduos em diferentes tempos e locais.

Acerca da educação a distância é incorreto afirmar:

O Fórum Mineiro de Educação Infantil - FMEI vem discutindo, aprofundando concepções, intervindo na mobilização de gestores, conselheiros, técnicos e educadores para a construção de consensos e práticas que efetivem os direitos das crianças pequenas.
Para avaliar os principais aspectos que integram esta política, o FMEI faz uma leitura do cenário do Estado seguindo alguns passos para serem analisados:

Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem

como um referencial de qualidade para a educação no

Ensino Fundamental em todo o país. Neste sentido, este

documento configura-se como

No Brasil, o movimento da Escola Nova só começou na

década de 1920, com diversas reformas esparsas do

ensino público. Suas ideias expressaram-se de maneira

clara em 1932, no Manifesto dos Pioneiros da educação

nova, cujos principais signatários foram Fernando de

Azevedo, Anísio Teixeira e Lourenço Filho.

(ARANHA, 2006, p. 228).

A Escola Nova trouxe conceitos e práticas inovadoras com

relação à escola tradicional. Uma de suas principais características

é

Rita é supervisora de ensino de uma rede de escolas de educação infantil em um pequeno município de Pernambuco. No início do ano letivo, ao realizar visita técnica a uma das escolas, ela percebe que existem alguns problemas estruturais em diversos ambientes da escola: tetos com bolor, ralos do banheiro entupidos, torneiras que não funcionam etc. Diante desta situação, a supervisora deve

De acordo com a legislação brasileira, o ensino deve ser

ministrado com base no princípio da

A diversidade cultural, étnica e de expressões da individualidade

compõe o quadro que caracteriza o multiculturalismo

e a possibilidade de inclusão social.

Diante disso, está correto afirmar que é papel da educação

Na relação escola-família, um diretor, visando a ampliar as

possibilidades dos alunos de sua escola, propõe ao coordenador

pedagógico que organizem uma reunião com os

pais com o objetivo de apoiá-los na consolidação de atitudes

de valorização e estímulo à aprendizagem de seus filhos.

Essa iniciativa contribui para a

Uma professora da 2a série trabalhou com a profissão do pai de um aluno da classe para ensinar as primeiras noções de

unidades de medida. Ela considerou importante trazer situações cotidianas da comunidade para a sala de aula, integrando o

trabalho pedagógico com a vivência cultural dos alunos. Esta professora

Paulo Freire relaciona os “saberes necessários à prática educativa” e afirma ser fundamental reconhecer que a educação é ideológica. Para ele, o discurso neoliberal valida, dentre outros, o seguinte conceito:

Em 1963, Paulo Freire desenvolveu, em uma cidade do

nordeste brasileiro, uma campanha de alfabetização de adultos.

Ele conseguiu, em pouco tempo, alfabetizar um grupo de

trabalhadores por meio de um método que dispensava o uso

da cartilha e partia de palavras coletadas entre os alunos: as

palavras geradoras. Esse método foi considerado inovador,

pois, além de obter sucesso, incentivava a reflexão política

sobre as condições de vida daquele povo. Pode-se afirmar que

orientavam sua prática pedagógica e conduziam as reflexões

desse educador os seguintes conceitos:

Na primeira metade do século atual, as esperanças depositadas

na reforma da escola resultaram frustradas. Nesse contexto,

disseminaram-se ideias pedagógicas que preconizavam a

racionalização do processo de ensino e a necessidade de afastar

as interferências subjetivas que poderiam comprometer a sua

eficiência. A proliferação de propostas pedagógicas tais como

o enfoque sistêmico, o microensino, o tele-ensino, a instrução

programada, são características da tendência denominada:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282