Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a Lei nº 9.394/96, regras comuns aos níveis de ensino fundamental e médio.
Assinale a alternativa que apresenta uma disposição atual sobre a educação profissional técnica de nível médio, incluída pela Lei nº 11.741/2008.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma meta constante no projeto de lei encaminhado pelo Ministério da Educação para criação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para o decênio 2011/2020.
Sobre a inclusão curricular da Língua Brasileira de Sinais – Libras é correto afirmar:
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta sobre a formação de professores, conforme prevê a Lei nº 9.394/96.
Sobre currículo, assim expõe a professora Alice Casimiro Ramos, em seu texto “Pluralismo Cultural em Políticas de Currículo Nacional":
“Reconhecidamente, a distribuição de conhecimento na escola não é igualitária: meninos e meninas, crianças negras e brancas, pobres, de classe média ou ricas, ainda que estudem em uma mesma sala de aula, com os mesmos professores, não recebem o mesmo conhecimento, não se formam com os mesmos valores, as mesmas crenças e as mesmas habilidades. Assim permanece como questão a ser resolvida a organização de propostas curriculares que efetivamente trabalhem com o pluralismo cultural em um contexto de conflitos, e que possam favorecer relações sociais mais democráticas na escola, no contexto cultural mundializado e em sociedades marcadamente excludentes."
A autora se refere a uma tendência curricular denominada:
Segundo a professora Antonia Osima Lopes, a aula expositiva é identificada como a mais tradicional das técnicas de ensino, remontando seu uso, na educação brasileira, à época dos jesuítas. Para ela, essa técnica, embora receba muitas críticas dadas, entre outras características, a sua centralidade no professor, pode ser um importante instrumento de educação se for transformada em:
Assinale a alternativa que expressa, de forma correta, uma posição defendida pelo professor Demerval Saviani a respeito do modelo curricular para a formação de professores.
É uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) (Fonte: http://portal.mec.gov.br).
Esta avaliação é denominada de:
Esta concepção pedagógica emerge na década de 80 como proposta contra-hegemônica (SAVIANI, 2003 e 2005). Nessa formulação a educação é entendida como mediação no seio da prática social global. A prática social se põe, portanto, como o ponto de partida e o ponto de chegada da prática educativa. Daí decorre um método pedagógico que parte da prática social onde professor e aluno se encontram igualmente inseridos ocupando, porém, posições distintas, condição para que travem uma relação fecunda na compreensão e encaminhamento da solução dos problemas postos pela prática social, cabendo aos momentos intermediários do método identificar as questões suscitadas pela prática social (problematização), dispor os instrumentos teóricos e práticos para a sua compreensão e solução (instrumentação) e viabilizar sua incorporação como elementos integrantes da própria vida dos alunos (catarse).
O texto refere-se à:
Com relação ao planejamento escolar, de acordo com Gadotti (2000):
I. mais do que uma atividade técnica, o planejamento escolar é um processo político que deve incluir o maior número possível de membros da comunidade escolar.
II. o processo de planejamento escolar é tão ou mais importante do que o plano de ação e as propostas que resultam desse processo.
III. o planejamento curricular é um dos níveis do planejamento escolar.
IV. planejar é um processo político-pedagógico que implica diagnosticar uma situação e tomar decisões em função de um determinado fim.
V. o planejamento na escola é um processo permanente que implica ainda a avaliação constante de seu desenvolvimento.
Estão corretos os itens:
Considerando as etapas básicas do processo de construção do Projeto Político-Pedagógico da escola, segundo Gadotti (2000), a etapa que não faz parte desse processo é:
É necessário tomar medidas "para assegurar a aprendizagem docente e o desenvolvimento profissional dos professores: articulação da formação inicial, indução e formação em serviço numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida; atenção aos primeiros anos de exercício profissional e à inserção dos jovens professores nas escolas; etc.", afirma Nóvoa (2009, p. 14). Para este autor, é incorreto afirmar:
A gestão democrática faz parte dos princípios estabelecidos pela Constituição Federal de 1988, artigo 206, inciso VI, com base nos quais o ensino será ministrado. São características da gestão democrática:
A Lei Estadual 8385/07 organiza as funções dos funcionários que integram o quadro do Poder Judiciário do Estado da Paraíba e firma as obrigações do analista judiciário em atividades de praticas educativas constitutivas de gestão como: