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Folha de respostas:

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A filósofa Marilena Chauí, no seu livro: “Brasil: Mito fundador e sociedade autoritária”, descreve toda uma produção teórica sobre a construção da imagem do Brasil como “paraíso perdido”. Mas, ao se utilizar da força de trabalho africana escravizada, os colonizadores portugueses tiveram que justificar a “existência da escravidão no paraíso”. 

Uma das teses que justificaram a escravidão foi:

Segundo a referida tese, é correto afirmar:

Nos ambientes escolares, a atividade de supervisão surgiu por necessidade social e acompanhou as modificações da históricas.

Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

A defesa da Educação pública, gratuita e laica ganhou força no país em 1932, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova. Seus 26 signatários - entre eles Lourenço Filho (1897-1970) e Anísio Teixeira (1900-1971) - combatiam a escola restrita à elite e ligada à religião. Os anseios se justificavam. Afinal, em 1920 o analfabetismo no Brasil atingia 80%. Segundo a Profª Mª Cristina Gomes Machado, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), "O principal mérito do manifesto foi trazer à tona o debate sobre a escola para toda a população independentemente da classe social". Nesse mesmo ano, foi criado o Ministério da Educação e:

Severino (2009) ao tratar da expansão do ensino superior no Brasil e da articulação entre a pesquisa, o ensino e a extensão, na caracterização de instituições universitárias, reflete sobre elementos diversos relativos ao ensino superior brasileiro, entendendo-a fundamentalmente como instância responsável pela formação humana, concebendo a educação como "mola propulsora do processo civilizatório". Partindo dessa premissa, é incorreto afirmar que:

No Brasil, o movimento da Escola Nova só começou no século XX, na década de 20, com diversas reformas esparsas do ensino público. Suas ideias expressaram-se de maneira clara em 1932, no Manifesto dos pioneiros da Educação Nova, cujo principais signatários foram:

Em 1932, foi dado a público um documento que se tornou famoso e ficou conhecido como “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova”. Redigido por Fernando de Azevedo e assinado por ele e mais vinte e cinco homens e mulheres de expressão na vida nacional, o documento pretendeu estabelecer um roteiro para a reconstrução educacional no Brasil. Em 1933, o mesmo Fernando de Azevedo redigiu um outro documento, o Código de Educação
do Estado de São Paulo que reorganizou todo o sistema de ensino do Estado. Para Azanha (2006), nesses e em outros documentos educacionais, até os anos 1970, chama a atenção a escassez do uso do termo

De acordo com as contribuições da teoria histórico-cultural para a educação, abordadas por Carrara (2008), analise as seguintes afirmativas.

  1. Para a teoria histórico-cultural, uma tarefa realizada por alguém provoca aprendizagem quando esta se caracteriza como uma atividade, ou seja, quando adquire sentido para quem a faz.
  2. A teoria histórico-cultural considera que é a aprendizagem que antecede, possibilita e impulsiona o desenvolvimento, ou seja, o
    desenvolvimento fica impossibilitado de acontecer na ausência de situações que propiciem o aprendizado.
  3. Para que o ensino da criança de 0 a 6 anos se desenvolva, é necessário o uso de jogo, de observação direta e de diversos tipos
    atividades plásticas.

Estão corretas as afirmativas

Com a implantação do tecnicismo no Brasil, a inclusão de disciplinas técnicas no currículo teve por consequência a exclusão de outras como:

A Companhia de Jesus foi fundada no contexto da Reforma Católica (também chamada de Contra reforma). A Companhia de Jesus, cujos membros são conhecidos como jesuítas é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris. Os padres jesuítas tiveram um importante papel na Reforma Católica. Foi deles a responsabilidade de catequisar e de recatequisar povos e nações inteiras. São expoentes dessa Companhia:

Os primeiros jesuítas, quando aqui chegaram, estavam orientados pelo espírito da Contrarreforma, e o projeto educacional que buscaram implantar era fortemente influenciado pela Ratio Studiorum, que expressava um rígido código de conduta, ideias e princípios que deveriam orientar o ensino. Esse modelo jesuíta apresenta, entre suas principais características,

Visa-se à maior produtividade possível, a baixo custo, mediante o preparo de uma mão-de-obra numerosa, com qualificação puramente técnica, disciplinada e dócil, adequada ao atendimento das necessidades do sistema econômico. A ideologia tecnocrática do período pratica um autoritarismo disciplinar intrínseco ao processo de engenharia social que deve comandar todos os aspectos da vida da sociedade. (...) ao mesmo tempo que, investindo pesado nos meios de comunicação, desenvolve um intenso programa de indústria cultural destinado à formação da opinião pública, banalizando ainda mais os conteúdos do conhecimento disponibilizado para as massas.

O contexto descrito acima faz referência ao momento histórico da educação brasileira

Acerca dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil, julgue o item subsequente.

Na primeira metade do século XX, no Brasil, as disciplinas desenho, trabalhos manuais, música e canto orfeônico faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias e concentravam o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas hegemônicas.

Uma estudante do ensino médio, em uma exposição oral para seus colegas e seu professor de história, afirmou que o processo de independência brasileira remonta à transferência da corte portuguesa para a colônia bem como à consequente abertura dos portos e elevação do Brasil à categoria de Reino Unido, fatos que contribuíram para a formação de uma elite nacional e para a redução dos laços de dependência com Portugal. Destacou a estudante que a independência se centrou na figura de D. Pedro I e conferiu estabilidade política ao Brasil, especialmente no período regencial, mas manteve a escravidão. Acerca desse tema, falou da falta de pressão da sociedade internacional e da ausência por parte do Império de ações voltadas para o fim da escravidão, devido ao interesse político na manutenção da mesma estrutura econômica e social do período colonial.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente, com base na condição do professor de história da estudante.

Para fundamentar sua explicação, a estudante deveria ter mencionado a Revolução Liberal do Porto em Portugal, que assumiu como fundamento o rompimento do pacto colonial e fez de Dom Pedro I o protagonista da independência.

Há muito tempo se discute a importância de uma maior aproximação da universidade com a comunidade extramuros. Já em 1987, no I Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão, foi dito que “Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequência: a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional; a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade". Com base nesse cenário, assinale a alternativa que elenca corretamente estratégias de aproximação universidade-comunidade.

Os fins da educação escolar expressos na Constituição da República Federativa Brasileira são:

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