A presença de alunos e alunas com necessidades educacionais especiais na rede regular de ensino não consiste apenas na permanência junto aos demais colegas, nem na negação dos serviços especializados àqueles que deles necessitam, mas significa uma reorganização do sistema educacional. Referida concepção indica a revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais, uma vez que define:
A deficiência significativa intelectual caracteriza-se por:
No entendimento de Rosângela Machado (Educação Especial na Escola Inclusiva: políticas, paradigmas e práticas), se a concepção educacional é inclusiva, é preciso haver:
No âmbito da Gestão Educacional, a avaliação de desempenho dos professores e dos trabalhadores da educação constitui um indicador do seguinte cenário educacional:
Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se diz a palavra ‘’jogo’’ cada um pode entendê-Ia de modo diferente. A variedade de fenômenos considerados como jogo mostra a complexidade da tarefa de defini-lo. A dificuldade aumenta quando se percebe que um mesmo comportamento pode ser visto como jogo ou não-jogo. Se para um observador externo a ação da criança indígena, que se diverte atirando com arco e flecha em pequenos animais, é uma brincadeira, para a comunidade indígena nada mais é que uma forma de preparo para a arte da caça necessária à subsistência da tribo. Sobre a definição de jogo, assinale a alternativa CORRETA.
O respeito e a dignidade estão diretamente relacionados quando se pensa em elaborar um conceito de liberdade. Portanto, o ECA, por si só, não é capaz de garantir a vida digna, com liberdade e respeito às crianças, mas é preciso, fundamentalmente, que as relações sejam humanizadas, com condições sociais mais igualitárias. Ainda de acordo com o ECA, assinale a alternativa CORRETA.
As preocupações do professor com o seu trabalho, em sala de aula, são de várias ordens e nem sempre suficientemente claras e bem definidas. São exemplos de suas atribuições diárias: chegar ao final do programa dentro do prazo previsto; suprir as dificuldades de aprendizagem dos alunos; escolher recursos didáticos adequados à apresentação do conteúdo; elaborar tipos de atividades e formas de avaliação dos alunos; e, principalmente encontrar estratégias apropriadas ao desenvolvimento do conteúdo e à consecução dos objetivos propostos. Entre os objetivos visados pelo professor, encontra-se o “desenvolvimento das potencialidades” do aluno, e quanto às estratégias e recursos didáticos, a insatisfação parece ser geral, mas em grande parte inconsciente. Sobre os fundamentos da prática docente para uma pedagogia ativa assinale a alternativa CORRETA.
Vigotski vê todo o processo de aprendizagem e formação de conceitos como um sistema, que ele considera ponto central em toda a história do desenvolvimento dos conceitos e no qual os conceitos espontâneos e os científicos estão interligados por complexos vínculos internos. É isto que dá sistematicidade ao processo de aprendizagem e permite perceber as suas diferentes etapas como integrantes de um processo uno. Sobre a construção do pensamento e linguagem assinale o que for CORRETO.
A educação em arte propicia o desenvolvimento do pensamento artístico, que caracteriza um modo particular de dar sentido às experiências das pessoas: por meio dele, o aluno amplia a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação. Aprender arte envolve, basicamente, fazer trabalhos artísticos, apreciar e refletir sobre eles. Envolve, também, conhecer, apreciar e refletir sobre as formas da natureza e sobre as produções artísticas individuais e coletivas de distintas culturas e épocas. Sobre a área de conhecimento de Artes, assinale o que for CORRETO.
A Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presente no título I da educação art. 1º a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. § 1º esta lei disciplina a educação escolar, que se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias. § 2º a educação escolar deverá vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. De acordo com o Capítulo 2 seção V sobre a educação de jovens e adultos assinale a alternativa CORRETA. I. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. II. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. III. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular. IV. Os exames a que se refere este artigo realizar-se-ão: no nível de conclusão do ensino fundamental, para os maiores de 12 anos; e no nível de conclusão do ensino médio, para os maiores de 16 anos. V. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.
Segundo Libâneo, (2013) “a escola é um meio insubstituível de contribuição para as lutas democráticas, na medida que possibilita às classes populares, ao terem ao acesso ao saber sistematizado e às condições de aperfeiçoamento das potencialidades intelectuais, participarem ativamente do processo”:
Uma proposta pedagógica pensada para as instituições de Educação Infantil deve sistematizar a gestão do trabalho, incluindo no currículo a ação de um grupo, visando um documento com a finalidade de formar cidadãos de 0 a 5 anos com base em princípios:
Quando uma criança entra na creche ou pré-escola, ela se depara com um novo ambiente, composto de adultos e crianças com as quais ela nunca interagiu. O distanciamento da família por longas horas do dia e a inserção em um novo ambiente, com rotinas específicas e um ambiente pensado para ela, na escola infantil, chamamos esse processo de:
De acordo com Oliveira (2012) baseada nas ideias de Vygotsky, a principal característica do jogo infantil não é o prazer e sim:
Sobre a estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino, é INCORRETO: