As novas concepções de educação e cuidado apontam para a necessidade de que as instituições de Educação Infantil incorporem, de maneira integrada, as funções de educar e cuidar, não mais diferenciando nem hierarquizando os profissionais e as instituições que atuam com as crianças pequenas e/ou aqueles que trabalham com as maiores. Sobre essa afirmativa, é correto afirmar o que está descrito na alternativa:
Os jogos e brincadeiras se constituem uma fonte inesgotável de aprendizagens, significações, estabelecimento de vínculos, construção da identidade, autonomia e conhecimentos, entre outras. Nesse sentido, o brincar deve corresponder ao que está descrito corretamente na alternativa:
Conforme Vasconcellos (2002, p. 133): “O Projeto de Ensino-Aprendizagem pode ser subdividido basicamente, quanto ao nível de abrangência, em Projeto de Curso e Plano de Aula.” A proposta de trabalho do professor, planejada para uma determinada aula ou conjunto de aulas, denomina-se:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos tratam da avaliação como parte integrante do currículo, tendo como referência o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Assinale a afirmativa que não corresponde à concepção de avaliação de que tratam as Diretrizes referidas acima.
A concepção de criança é uma noção historicamente construída e consequentemente muda à medida que as sociedades também se modificam, influenciadas por diferentes fatores. Conforme o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), essa concepção se apresenta das seguintes formas: I. A criança, como todo ser humano, é um sujeito social e histórico. II. A criança possui uma natureza singular, que a caracteriza como ser que sente e pensa o mundo de um jeito muito próprio. É marcada por ele, mas também o marca. III. A criança faz parte de uma organização familiar, biológica ou não, que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura, em um determinado momento histórico. Está (estão) correto(s)
O brincar livre e o brincar dirigido são aspectos essenciais da interação professor/criança. Nessa perspectiva o professor é considerado conforme a descrição da alternativa:
Os jogos e brincadeiras se constituem em uma fonte inesgotável de aprendizagens, significações, estabelecimento de vínculos, construção da identidade, autonomia e conhecimentos, entre outras. Nesse sentido, o brincar deve corresponder ao que está descrito corretamente na alternativa:
Em relação ao que as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) instituem sobre o Ensino Religioso é correto afirmar que:
O trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado, destacando alguns momentos didático-pedagógicos: Sobre esses momentos assinale a alternativa CORRETA:
No processo de interpretação são destacadas algumas competências de um profissional tradutor-intérprete. Assinale a alternativa CORRETA sobre competência metodológica:
A educação profissional técnica de nível médio deverá observar:
I. Os objetivos e definições contidos nos Parâmetros nacionais de qualidade para a Educação Infantil estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.
II. As normas complementares dos respectivos sistemas de ensino.
III. As exigências de cada instituição de ensino, nos termos de seu projeto pedagógico.
Com base na Lei nº 9.394 de 1996, está correto o que se afirma em:
Art. 18 - Na organização da Educação Básica, devem-se observar as Diretrizes Curriculares Nacionais comuns a todas as suas etapas, modalidades e orientações temáticas, respeitadas as suas especificidades e as dos sujeitos a que se destinam.
§ 1º - As etapas e as modalidades do processo de escolarização estruturam-se de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa, embora permanecendo individualizadas ao logo do percurso do estudante, apesar das mudanças por que passam:
I. A dimensão orgânica é atendida quando são observadas as especificidades e as diferenças de cada sistema educativo, perdendo o que lhes é comum: as semelhanças e as identidades que lhe são inerentes.
II. A dimensão sequencial compreende os processos educativos que acompanham as exigências de aprendizagens definidas em cada etapa do percurso formativo, contínuo e progressivo, da Educação Básica até o Ensino Médio, constituindo-se em diferentes e substituíveis momentos da vida dos educandos.
III. A articulação das dimensões orgânica e sequencial das etapas e das modalidades da Educação Básica, e destas com a Educação Superior, implica ação coordenada e integradora do seu conjunto.
Em consonância com a Resolução CNE/CEB nº 4 de 2010, está incorreto o que se afirma em:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para a área de Educação Física escolar trazem como contribuição para a reflexão e discussão da prática pedagógica, três aspectos fundamentais, que são:
I. Princípio ativo.
II. Princípio motor.
III. Princípio didático.
Está correto o que se afirma em:
As tendências pedagógicas no Brasil surgem divididas em duas vertentes, as de cunho liberal e as de cunho progressista. A didática na Tendência Pedagógica Escola Nova diretiva tem como características:
I. O aluno como sujeito da aprendizagem.
II. O professor como estimulador e orientador da aprendizagem.
III. Uma pedagogia embasada na racionalidade técnica.
IV. A valorização do “eu" do aluno e também as atividades adequadas as suas características individuais.
V. A participação dos alunos de maneira ativa, aprendendo pela descoberta.
Estão corretas apenas:
“[...] apropriar-se da modernização dos processos produtivos, fruto da evolução científica e tecnológica, assumindo papel tanto de usuário como de produtor de novas tecnologias, sem renegar os valores e o cultivo de bens culturais locais". (Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução, p. 16).
O documento afirma que existem muitas questões sem respostas definitivas e que há, pelo menos, uma certeza: a de que as políticas para a educação não podem deixar de se interpelar por desafios e que alguns documentos apontam tensões consideradas centrais e que merecem ser analisadas nesse sentido.
Uma das tensões mencionadas no texto está definida acima. De qual se trata?