Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 20 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A concepção política e pedagógica que orienta essas diretrizes para as escolas indígenas é a de

Nas últimas décadas, as políticas públicas têm intensificado a preocupação com o direito ao acesso e à permanência na educação básica. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394/96 atualizada, representa um marco na história recente da educação brasileira. Em relação à Educação Básica, analise as afirmativas abaixo.

I. Engloba também a Educação de Jovens e Adultos, educação especial e a educação do campo.

II. Expressa um ensino universal, destinado à formação comum sendo compreendida como um direito público.

III. Expressa uma concepção restrita de educação com a prevalência da prática habitual de limitá-la ao domínio da habilidade de ler, escrever e contar.

IV. Reconhece a função eminentemente pedagógica do atendimento às crianças de zero a cinco anos na educação infantil.

Estão corretas apenas:

Assinale a alternativa que apresenta uma abordagem com cegueira de gênero na geografia escolar.

No que se refere à função social da educação e da escola, assinale a alternativa INCORRETA:

O educador José Carlos Libâneo defende uma concepção de educação crítica-social. Para Libâneo (2007), nessa concepção, os objetivos da escola são, EXCETO:

"Cabe ao educador evidenciar em sua prática pedagógica um agir que não acabe reproduzindo apenas conteúdos programáticos, mas sim um pensar e agir reflexivo."
(OLIVEIRA et al., 2015)

A tendência pedagógica a que se refere esse fragmento de texto é a:

Observe:

I. Exercer ação redistributiva em relação às suas escolas.

II. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados.

III. Autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e todos os estabelecimentos de ensino.

IV. Organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais do sistema federal de ensino e o dos Territórios.

V. Baixar normas complementares para o seu sistema de ensino.

Segundo a Lei nº 9.394/96, está incorreto o que se afirma em:

Segundo Mitler, o objetivo da inclusão está atualmente ligado no coração da política ___________________ e da política __________________ .

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

A educação, ao longo de toda a vida, baseia-se em 4 pilares: aprender a conhecer, a fazer, a viver juntos e a aprender a ser. Por isso, a educação é uma construção contínua da pessoa humana, de seu saber e de suas aptidões, mas também da sua capacidade de discernir e agir.

Diante dessa colocação, podemos afirmar que a educação, baseada nos 4 pilares recomendados pela UNESCO, é uma educação que corresponde corretamente ao item da alternativa:

“As profundas contradições que marcam a sociedade brasileira indicam a existência de graves violações destes direitos [Direitos Humanos] em consequência da exclusão social, econômica, política e cultural que promove a pobreza, as desigualdades, as discriminações, os autoritarismos, enfim, as múltiplas formas de violência contra a pessoa humana. Essas contradições também se fazem presentes no ambiente educacional (escolas, instituições de educação superior e outros espaços educativos). Cabe aos sistemas de ensino, gestores/as, professores/as e demais profissionais da educação, em todos os níveis e modalidades, envidar esforços para reverter essa situação construída historicamente. Em suma, essas contradições precisam ser reconhecidas, exigindo o compromisso dos vários agentes públicos e da sociedade com a realização dos Direitos Humanos." (PARECER CNE/CP, n. 8/2012)

A Educação em Direitos Humanos vem sendo entendida como uma mediação necessária de acesso ao legado histórico dos Direitos Humanos, bem como um alicerce para a mudança social. Nesse sentido, é INCORRETO afirmar:

Assinale a alternativa incorreta. As escolas deverão estabelecer como norteadores de suas ações pedagógicas:

Leia a manchete a seguir.


Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

Observe a figura a seguir.


O documento “Diálogos interdisciplinares a caminho da autoria",

organizado pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo,

apresenta este esquema para sintetizar a compreensão de

currículo construída na Rede.

A partir da análise desse esquema é possível identificar três

conjuntos de condicionantes na estrutura desse currículo.

Assinale a afirmativa que os apresenta.

No TEXTO 06, a personagem Susi, por razões conhecidas, parece não desejar estar próximo a

Calvin e fazer com ele a tarefa escolar. Para Wallon (1981, p. 232), no período entre os sete e

doze anos (ou mesmo quatorze anos), é comum perceber que as crianças desenvolvem laços de

companheirismo que se tornam habituais. Estes laços podem ser percebidos na escola pelo

assistente de alunos no momento em que são formados e se perpetuam grupos de amizade entre

estudantes. Sobre a formação, manutenção e dinâmica destes grupos, é CORRETO afirmar que

Leia a manchete a seguir

Esse caso é um exemplo de descumprimento do seguinte

princípio legal:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282