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A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico da escola é um aprendizado da gestão democrática e participativa, constituída por: 
I. pais; 
II. alunos; 
III. professores; 
IV. funcionários; 
V. comunidade

Dos itens, verifica-se que estão corretos

O processo de construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) precisa ser participativo. Assim, para Gandin (2004), a construção conjunta acontece quando fundamentada na igualdade real entre as pessoas. A partir desse ponto, pode-se construir um processo de planejamento em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas ideias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações.

Nesse sentido, Vasconcelos (2014) define quatro características importantes para a construção do PPP, são elas:

Analise as afirmativas a seguir, considerando que o Projeto Político Pedagógico da escola é um instrumento que visa a organização do trabalho pedagógico, com base em princípios de gestão democrática e participativa:

I.Constitui-se como eixo organizador da ação de todos que fazem parte da comunidade escolar.

II.Infere que o êxito ou o fracasso da aprendizagem são responsabilidades do professor a quem cabe definir modos de enfrentar dificuldades da prática educativa.

III.Resulta diretamente das ideias e práticas da direção da escola e dos seus professores.

IV.Expressa a construção de espaços democráticos, definindo normas e tarefas levantadas com a participação da comunidade escolar, por meio do qual se desenvolve o sentimento de pertencimento ao grupo e de responsabilidade pelas decisões tomadas.

É correto o que se afirma em:

O Projeto Político Pedagógico – PPP – é um documento elaborado de forma democrática e executado pela própria instituição de ensino, o qual deve nortear todas as ações pedagógicas de cada instituição, com o objetivo de melhoria da qualidade do ensino.

Assinale a alternativa que está correta em relação ao Projeto Político Pedagógico – PPP.

O projeto político-pedagógico mostra a visão macro do que a instituição escolar pretende ou idealiza fazer,
compreendendo seus objetivos, suas metas e suas estratégias permanentes, tanto no que se refere às suas
atividades pedagógicas como às funções administrativas.

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) atribui aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Este, por sua vez, oferece condições para que a escola se organize e coloque em prática as estratégias, a fim de alcançar os seus objetivos. O princípio que norteia o Projeto Político-Pedagógico é denominado de princípio

Assinale a opção que contém uma afirmação incorreta sobre o Projeto político-pedagógico (PPP) da escola e o compromisso com a qualidade social do ensino.

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é caracterizado como um documento 

Acerca do Projeto Político-Pedagógico, dadas as afirmativas,

I. É um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e aos interesses reais e coletivos da população majoritária. 

II. A dimensão política é apenas figurativa, uma vez que o alvo da ação educativa escolar é, exclusivamente, pedagógico.

III. É um projeto pedagógico e político, porque se compromete na formação integral do estudante, preparando-o para vivenciar as contradições e as possibilidades da vida social.

verifica-se que está/ão correta/s

Para que o Projeto Político Pedagógico de uma escola cumpra seu objetivo educacional, deve rever coletivamente com seus integrantes, 
concepções de homem, mundo e de sociedade e, consequentemente princípios básicos do projeto.

Sobre os princípios do Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta.

A compreensão sobre o sentido e as finalidades do projeto pedagógico nas escolas esclarece que nele estão contidasprincipais reflexões em torno do estudante que se deseja formar e quais os caminhos que devem ser percorridos pela escola para concretizar esse ideal (VEIGA, 2002; SAVIANI, 1983). Dadas as afirmativas a respeito da estrutura e das finalidades do Projeto Político-Pedagógico, 

I. O Projeto Político-Pedagógico deve ser entendido como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. 

II. O Projeto Político-Pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo; e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato procurando preservar a visão de totalidade.

III. Os objetivos práticos presentes no Projeto Político-Pedagógico precisam ser pensados pelos órgãos reguladores e normativos (secretarias de educação, conselhos municipais de educação) e executados pelas escolas. Assim, haverá plena coerência entre os objetivos institucionais e as expectativas da comunidade escolar.

IV. A construção do Projeto Político-Pedagógico deve ser feita, preferencialmente, com a participação de toda a comunidade escolar, sendo que os professores precisam estar envolvidos nessa construção, pois é atribuição desse segmento.

verifica-se que estão corretas apenas 

Uma das dimensões mais importantes do projeto políticopedagógico (PPP) da escola indígena é a definição de sua política linguística, em conformidade com a realidade sociolinguística da comunidade e com os respectivos interesses e projetos de futuro quanto ao uso e à vitalidade das línguas. No que tange à política linguística que compõe o PPP da escola indígena, assinale a alternativa correta.

O trabalho organizado e o fazer pedagógico realizado na escola precisam ser coerentes com o que acontece na sociedade. Para enfrentar essa realidade, a escola precisa conceber e organizar o seu trabalho como um todo e, nesse sentido, está a construção do Projeto Político- Pedagógico. Para Veiga (2015), é INCORRETO que a construção desse projeto:

Esse excerto apresenta uma reflexão a respeito de um importante instrumento para a autonomia da escola indígena, que é o PPP.

Quanto a esse instrumento, assinale a alternativa correta.

A construção do projeto político-pedagógico (PPP) parte dos princípios de igualdade, qualidade, liberdade, gestão democrática e valorização do magistério.

Acerca do PPP da escola, assinale a alternativa correta.

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