Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 46 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Segundo Libâneo existem na escola pelo menos três níveis de plano. O plano de ensino ou de unidade tem a função de:

A educação básica, organizada em pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio, é obrigatória e gratuita para a seguinte faixa etária:

O Planejamento Escola deve dar conta e abarcar diversas possibilidades dentro do ensino, entre elas, assinale a que não está de acordo com tais necessidades:

O professor Paulo, utiliza o PPP escolar, construído crítica e coletivamente, como o planejamento/execução/avaliação das práticas educativas, enriquecendo suas experiências ao lidar com as situações concretas de ensino. Essa atitude colabora para o professor:

Na redação dos objetivos específicos o professor deve elencar os resultados a obter do processo de ensino relativo aos conhecimentos, conceitos, habilidades, podendo indicar também as atitudes e convicções em relação à realidade social, embora estes últimos dificilmente possam:

Segundo consta no livro Cadê o brincar?: da educação infantil para o ensino fundamental, para o estudioso Neil Postman, a ideia de infância – “talvez a ideia mais humanitária" – surgiu em qual período da história?

Segundo a lição de Zabala (A Prática Educativa: como ensinar), nossa estrutura cognitiva está configurada por uma rede de esquemas de conhecimento. Esses esquemas se definem como as representações que uma pessoa possui, num determinado momento de sua existência, sobre algum objeto de conhecimento. Durante a vida, tais esquemas são revisitados, modificados, tornam-se mais complexos e adaptados à realidade. A natureza dos esquemas de conhecimento de um aluno depende de seu nível de desenvolvimento e dos conhecimentos prévios que pôde construir.

Nesse contexto, pode-se afirmar que a situação de aprendizagem pode ser concebida:

A educação do futuro deverá ser o ensino primeiro e universal, centrado na condição humana. Estamos na era planetária, uma aventura comum conduz os seres humanos onde quer que se encontrem. Estes devem reconhecer-se em sua humanidade comum e, ao mesmo tempo, reconhecer a diversidade cultural inerente a tudo que é humano. Conforme a citação de Morin (2011), são condições para ensinar: I. Conhecer o ser humano, situá-lo no universo e não separá-lo dele. II. Questionar nossa posição no mundo. III. Perceber que é impossível um ensino centrado na condição humana. IV. Perceber que as ciências humanas estão fragmentadas e compartimentadas. V. Perceber que o novo saber não precisa ser religado aos demais. Está (estão) correto(s):

No planejamento das atividades, para que ocorra a construção do número pela criança, é importante que a professora considere os procedimentos descritos abaixo: I. Proporcionar às crianças uma variedade de atividades lúdicas de classificação, seriação e inclusão. II. Trabalhar com situações significativas para a criança, usando situações e representações diversas, propiciando a resolução de problemas. III. Considerar que ensinar a leitura, a escrita dos números e pequenos cálculos é a maneira correta de desenvolver o raciocínio lógico e o gosto pela matemática. Está(estão) correto(s) o(s) procedimentos(s):

Conforme Vasconcellos (2002), analise as afirmativas a seguir sobre o planejamento: I. É o processo contínuo e dinâmico de reflexão, tomada de decisão, colocação em prática e acompanhamento. II. Remete à prática e tem uma relação intrínseca com ela. III. É uma mediação teórico-metodológica para a ação consciente e intencional. IV. Assemelha-se ao relatório, pois se trata de uma prática já realizada. Em relação às afirmativas acima:

O planejamento elaborado e executado numa perspectiva _____ proporciona a integração entre disciplinas devolvendo sua identidade e _____; evidenciando, assim, uma _____ de postura na prática pedagógica.

Preenchem adequadamente as lacunas acima as respectivas palavras

É INCORRETO sobre o planejamento da ação didática.

O planejamento escolar teve como base os resultados ao final de cada bimestre. As formas rever procedimentos foram identificadas pelos docentes que devem priorizar:

A professora Marleide tem como base a concepção construtivista para estruturar as interações educativas em suas aulas. Assim recorre a algumas estratégias que favorecem aprendizagens bem sucedidas, o que requer:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282