A respeito da gestão de documentos, julgue os próximos itens.
As dificuldades de implantação do programa de gestão de documentos estão relacionadas ao papel histórico dos arquivos nacionais. Essas instituições eram reconhecidas por uma atuação mais passiva de custódia dos documentos.
No que se refere a conceitos e procedimentos aplicados à gestão de documentos, julgue os seguintes itens.
As atividades do protocolo incluem a atribuição de data e de número à correspondência a ser expedida.
A aplicação do princípio da proveniência tem como resultado e elimina, respectivamente:
Considere uma instituição pública que tem programas de retenção e eliminação de documentos, e que segue procedimentos estabelecidos para recolher à instituição arquivística pública os de valor permanente. Tal instituição se encontra no seguinte nível de aplicação da gestão de documentos:
Considere um acervo em idade corrente, que já está classificado. Para permitir a racionalização do fluxo documental e a implementação de um programa de gestão de documentos, ele deve ser:
São exemplos de documentos de guarda temporária:
O ambiente é um dos principais agentes de deterioração do papel. Para preservar um acervo, deve-se fazer o controle ambiental, que envolve várias ações, durante:
Segundo o Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012, que regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, existem informações a serem fornecidas aos cidadãos na chamada transparência ativa. Essas informações serão obtidas pelos cidadãos por meio de:
Com relação a princípios e conceitos arquivísticos, julgue os itens a seguir.
Devido à dificuldade de se estabelecer a organicidade de
documentos em uma massa documental acumulada, o arranjo
dessa documentação deve ser feito com base na classificação
arquivística.
Julgue os itens que se seguem, relacionados às políticas públicas de arquivo e à legislação arquivística.
A legislação arquivística antecede uma política pública de
arquivo e controla seu processo de implementação.
Com base nas normas internacionais de arquivo, julgue os seguintes itens.
A descrição de uma instituição com acervo arquivístico deve
conter, obrigatoriamente, informações sobre o identificador, a
forma autorizada do nome e o endereço.
Acerca do marketing em arquivos, julgue os itens subsecutivos.
Em um arquivo público, a atividade de promoção do acervo é
prioritária em relação às demais atividades, pois aproxima a
informação do cidadão comum, do administrador e do
pesquisador.
Acerca do marketing em arquivos, julgue os itens subsecutivos.
Nas instituições brasileiras, as estratégias de marketing para a
divulgação de acervos arquivísticos são ainda pouco utilizadas.
Julgue os próximos itens, referentes à gestão de documentos.
Um programa mínimo de gestão de documentos envolve a
orientação para a produção de documentos.
A respeito de diagnóstico da situação arquivística, julgue os itens subsequentes
Os negativos fotográficos devem ser quantificados por tiras.