Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 5208 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Julgue os seguintes itens, relativos a funções arquivísticas.

Busca-se com a avaliação a eliminação dos documentos de

arquivo.

Acerca da análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.

O objeto de estudo da diplomática é o tipo documental e o da

tipologia documental é a espécie documental.

Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.257/2011), julgue os itens a seguir, a respeito das políticas de acesso aos documentos de arquivo.

O acesso à informação é um preceito constitucional e foi regulamentado pela referida lei.

Com relação a sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens subsequentes.

A captura, o armazenamento, a indexação e a recuperação de

todos os tipos de documentos de arquivo são requisitos

arquivísticos que caracterizam um SIGAD.

Julgue os próximos itens, a respeito dos requisitos para sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos.

Documento, evento de gestão, classe, agente, componente

digital e evento de preservação foram definidos como

metadados para as entidades.

Acerca do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão de processos e documentos do Poder Judiciário (MoreqJUS), julgue os itens subsecutivos.

O MoreqJUS estabelece processos e requisitos mínimos para

um sistema informatizado de gestão de processos e

documentos (GestãoDoc) e para a plataforma tecnológica a ser

utilizada.

O documento, que pela

natureza de seu conteúdo, sofre restrição de

acesso se denomina

O conceito do ciclo de vida dos documentos define as três idades,

que na prática são difíceis de estabelecer. Assim, é necessário

que sejam consideradas outras noções, que também são base da

arquivística:

São exemplos de métodos de classificação de acesso direto e indireto, respectivamente:

Correlacione as duas colunas, considerando as características dos documentos listados e o prazo de guarda: I – Relatórios parciais de pesquisas para atividades de publicidade II – Projeto para a construção da Cidade Administrativa III – Folders de fornecedores de material de consumo ( ) Documento de guarda eventual ( ) Documento de guarda temporária ( ) Documento de guarda permanente A correlação correta é:

Determinado acervo deve ser descrito para elaboração de instrumentos de pesquisa. Considerando que já foi elaborado o guia, em seguida devem ser feitos os instrumentos de descrição:

Para decidir o que deve ser preservado, existem critérios para os diferentes tipos de acervo, estabelecidos de várias maneiras. Ao se definir o que terá importância para a pesquisa futura, deve-se tomar por base os valores vigentes no:

O arquivista recém contratado em uma instituição encontra um acervo arquivístico de fitas magnéticas de imagem em movimento em formato VHS e relatórios em pastas suspensas em arquivos de aço de 4 gavetas. Sua primeira tarefa deve ser quantificar esses dois materiais distintos. Ele deve proceder, respectivamente, para cada material:

Os documentos produzidos e recebidos pelo Ministério de Minas e Energia, no exercício de suas atividades envolvendo a Petrobras e suas subsidiárias, quando de valor permanente, devem ser recolhidos a que unidade arquivística?

Segundo Indolfo (2007, p. 40), a gestão de documentos, que trouxe novas reflexões e práticas para Arquivologia, é conceituada no Brasil como

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282