Acerca de protocolo, julgue os seguintes itens.
Todos os documentos de arquivo que entram e saem da
organização devem ser registrados no protocolo.
Julgue os seguintes itens, relativos a funções arquivísticas.
O documento de arquivo deve ser sempre classificado no
último nível da estrutura de classificação.
Acerca da análise tipológica dos documentos de arquivo, julgue os itens que se seguem.
O tipo documental é a junção de uma espécie documental com
a função que originou a necessidade do documento.
Com base na Lei de Acesso à Informação (Lei n.º 12.257/2011), julgue os itens a seguir, a respeito das políticas de acesso aos documentos de arquivo.
Quando for extraviada uma informação solicitada, o solicitante
poderá requerer a abertura de sindicância para apurar o seu
desaparecimento.
Com relação a sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos (SIGADs), julgue os itens subsequentes.
O e-ARQ Brasil deve ser utilizado para desenvolver um
sistema informatizado ou para avaliar um já existente, cuja
atividade principal seja a gestão de documentos de arquivo.
Acerca do modelo de requisitos para sistemas informatizados de gestão de processos e documentos do Poder Judiciário (MoreqJUS), julgue os itens subsecutivos.
Os requisitos estabelecidos pelo MoreqJUS são classificados
em desejáveis, permitindo que o desenvolvedor estabeleça os
requisitos obrigatórios.
Analise as assertivas abaixo
relacionadas à terminologia arquivística,
assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Arquivo corrente é o conjunto de
documentos, em tramitação ou não, que,
pelo seu valor primário, é objeto de
consultas frequentes pela entidade que o
produziu, a quem compete a sua
administração.
( ) Arquivo técnico é o arquivo com
predominância de documentos decorrentes
do exercício das atividades-meio de uma
instituição ou unidade administrativa.
( ) Fundo é o conjunto de documentos de uma
mesma proveniência, é
o termo que
equivale a arquivo.
( ) Catálogo é o instrumento de pesquisa
organizado segundo critérios temáticos,
cronológicos, onomásticos ou toponímicos,
reunindo a descrição individualizada de
documentos pertencentes a um ou mais
arquivos, de forma sumária ou analítica.
( ) Método duplex é o método de ordenação de
documentos que tem por eixo as letras do
alfabeto representadas por cores diferentes.
A ordem correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é:
Por oferecer visão panorâmica do acervo arquivístico de uma instituição, o instrumento de pesquisa que os manuais consideram prioritário é o
No estabelecimento de um plano de classificação de documentos, devemos adotar alguns critérios para as classes documentais, levando em consideração o contexto de produção do documento. Os critérios mais usuais são o funcional e o estrutural. Na classificação funcional podemos entender que as classes correspondem
A aplicação do respeito à ordem original impõe que, se uma instituição de custódia de acervos arquivísticos recolhe documentos de um fundo de arquivo, o profissional responsável pelo processamento técnico
A Lei Federal n.º 12.527/11 considera imprescindíveis à
segurança da sociedade ou do Estado e, portanto, passí-
veis de classificação, as informações
Ao organizar e arquivar uma serie de documentos, ordenados por nome, assunto ou local, o sistema de classificação utilizado será:
A fase corrente de um documento arquivístico corresponde ao seu período ativo ou vigente. Essa fase pode ser entendida como o período
Acerca dos procedimentos de acesso à informação previstos na Lei nº. 12.527/2011, é
CORRETO afirmar:
O Dicionário brasileiro de terminologia arquivística associa a teoria das três idades ao ciclo vital dos documentos porque