Os processos de planejamento, direção, comunicação, controle e avaliação são integrantes do processo administrativo ou organizacional. Acerca desses processos, assinale a opção correta.
Segundo Araujo (2004), o documento administrativo que define as normas, as diretrizes e apresenta o detalhamento de como fazer o trabalho de natureza burocrática é o manual de:
“A mediação é um processo que, através da ajuda de uma pessoa neutra e imparcial (o mediador), ajuda as pessoas a dialogarem e a cooperarem para resolver um problema. Nesse sentido, a mediação é mais do que um método para solucionar os conflitos; também é uma forma de impedir conflitos no futuro, pois já cria um clima de cooperação entre as pessoas". (BRASIL, 2010).
Com base nesse relato, é correto afirmar que a liberdade
Para que a aplicação do modelo de competência possa ultrapassar o nível da empresa ZARIFIAN (2003. P. 175) ao tratar da generalização do modelo da competência e mobilidade externa afirma que a situação dita de base permite adquirir uma experiência e formar rotinas profissionais indispensáveis a qualquer atividade. É, ao mesmo tempo, uma base e uma referência ao profissionalismo. Porque: Como a situação de balanço é um momento importante de síntese cognitiva e ética. É o momento em que o indivíduo deve ordenar e aprofundar o que sabe, para transmiti-lo, e manifestar sua generosidade em relação ao outro. Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que
O processo de aprendizagem é explicado por meio de várias maneiras, segundo Chianenato (2005). Dentre elas, podem ser citadas: I. Condicionamento clássico; II. Condicionamento operante; III. Aprendizagem por observação; IV. Aprendizagem por memorização; V. Aprendizagem por repetição. Estão de acordo com as afirmações de Chiavenato apenas as afirmativas
O fluxograma é uma ferramenta de registro das operações e dos fluxos de informação desenvolvidas e com ela pode-se desenvolver a análise e a construção de melhorias no sistema de trabalho de um Órgão ou da Organização como um todo. Várias são as possibilidades para a análise e correção, dentre elas, podem ser destacadas: (1) o(a)_______________é qualquer ponto em um processo onde o trabalho ou informação passa de um sistema, pessoa, ou grupo para outro; (2) analisar o( a) ______________do processo testa limites superiores e inferiores e determina se os recursos podem apropriadamente atingir a escala para atendes as demandas; (3) o(a) _______________é uma restrição no processo que cria acúmulo de trabalho a ser feito; (4) o(a )______________inevitavelmente diminui a velocidade do processo e requer mais recursos para ajuste da escala. (5) o(a) _______________ são implementados para assegurar restrições ou obrigações legais, regulatórias ou financeiras; e (6) o(a)______________ ajuda a equipe a compreender o valor do processo em ermos financeiros para a organização ( CBOK, 2009) Assinale a alternativa que melhor completa as lacunas.
Os atos administrativos em espécie são classificados quanto ao conteúdo e quanto à forma de que se revestem, sendo correto afirmar que, quanto ao conteúdo, se enquadram os seguintes atos administrativos:
No que diz respeito ao referencial estratégico das organizações, julgue os itens subsecutivos.
Utilizada como ferramenta de auxílio à gestão pública estratégica, a matriz GUT, considerando a gravidade, a urgência e a tendência do evento estudado, visa priorizar as ações do gestor de forma racional, o que possibilita, por exemplo, a análise de alocação de recursos nas ações consideradas mais importantes.
Acerca das teorias de administração, julgue os itens a seguir.
A teoria clássica de administração baliza-se nos princípios da unidade de comando, de amplitude de controle e da divisão do trabalho. Nesse sentido, em uma empresa em que o trabalho realizado deva ser reportado sempre ao supervisor imediato e ao diretor do setor, a fim de garantir que a análise de desempenho seja feita sob perspectivas diferenciadas, tem-se um exemplo da observância do princípio da unidade de comando.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
Listas de verificação, cronogramas e gráficos de Gantt podem ser utilizados para auxiliar as atividades de planejamento operacional.
A respeito dos processos organizacionais de planejamento e de tomada de decisões, julgue os itens que se seguem.
Com a finalidade de trabalhar medidas de desempenho necessárias ao cumprimento dos objetivos organizacionais, o gestor pode utilizar o balanced scorecard para visualizar um conjunto de fatores críticos de sucesso por meio de diferentes perspectivas.
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens
seguintes.
Os efeitos negativos da falta de autonomia, da baixa complexidade das tarefas e da pressão por resultados na produtividade dos funcionários podem ser corrigidos com a introdução de ações assistencialistas de qualidade de vida no trabalho, tais como ginásticas laborais, treinamentos psicoeducativos e programas de apoio psicossocial.
Acerca de cultura e gestão de desempenho organizacional, julgue
os itens subsequentes.
Como instrumento da gestão do desempenho individual, a elaboração e o monitoramento de planos de trabalho constituem técnicas de administração de conflitos, visto que demandam a proposição de metas compartilhadas pelos membros da equipe de trabalho e encontros regulares entre chefias e subordinados, respectivamente.
Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos
elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de
pessoas.
Considerando-se os modelos instrumental, estratégico e político, é correto afirmar que a efetividade das políticas e práticas da área depende da qualidade técnica dos processos e das atividades de gestão de pessoas e do seu ajustamento às características estratégicas, estruturais e culturais; da força de trabalho; e da articulação da unidade com atores e grupos de influência internos e externos às organizações.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos
de mudança organizacional.
O agente de mudança deve estar atento à cultura organizacional, considerada fator decisivo para o sucesso ou o fracasso de uma mudança na organização.