Com relação ao planejamento organizacional nas organizações contemporâneas, assinale a opção correta.
A Gerência de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) possui uma dupla subordinação: uma hierárquica, à Administração Setorial da própria Secretaria; e outra técnica, ao Subsistema de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Administração. Dessa forma, o Sistema Municipal de Administração descentraliza a administração de recursos humanos nas secretarias da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Entre as vantagens dessa descentralização estão a:
A fim de priorizar a análise dos problemas com o maior número de reclamações e que competem à SMTR, o agente de administração utilizou um gráfico formado por barras laterais que evidencia a classificação dos problemas. Essa ferramenta estatística da qualidade é conhecida como:
No que se refere às características básicas das organizações formais modernas e aos aspectos a elas inerentes, julgue os itens que se seguem.
A divisão do trabalho dentro das organizações — modo pelo
qual um processo complexo é dividido em tarefas —, quando
é implantada de forma vertical, define a departamentalização.
A gestão de processos está relacionada com o aprimoramento do funcionamento organizacional. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
O gestor de processos, no âmbito da administração pública,
deve dar atenção especial àqueles que ultrapassam as fronteiras
da instituição, como ocorre geralmente na execução de
políticas públicas.
Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Atualmente, a liderança que contribui para o desempenho
eficaz da equipe ampara-se em características ou qualidades
pessoais como carisma, propósito e realização, o que leva as
pessoas a perceberem a influência do líder em situações de
maior ou menor estabilidade.
A teoria neoclássica explica o processo administrativo
a partir da integração das funções administrativas
(Planejamento, Organização, Direção e Controle)
no ciclo administrativo conhecido como PODC.
Considerando a evolução do processo administrativo e
as funções administrativas, analise as afirmativas abaixo,
classificando-as como verdadeiras (V ) ou falsas (F ). Ao
final, assinale a opção que contenha a sequência correta.
( ) Planejamento é a função administrativa que define
objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas
necessárias para alcançá-los adequadamente.
( ) Organização é a função administrativa encarregada de
organizar, estruturar e integrar os recursos e os órgãos
incumbidos de sua administração e estabelecer relações
entre eles e suas atribuições.
( ) Organização é a função administrativa como unidade ou
entidade social na qual as pessoas interagem entre si
para alcançar objetivos comuns.
( ) Direção é a função administrativa que se refere ao
relacionamento interpessoal do administrador com seus
subordinados.
( ) Controle é a função administrativa que monitora e avalia
as atividades e os resultados alcançados para assegurar
que o planejamento, a organização e a direção sejam
bem-sucedidos.
( ) Controle é a função administrativa que, diferentemente
do planejamento, da organização e da direção, não está
distribuída entre todos os níveis organizacionais.
Sobre Gestão de Desempenho, assinale a opção que determina a metodologia, ou ferramenta, ideal para gestão e planejamento estratégico de uma organização.
A respeito das teorias sobre as escolas de planejamento
estratégico, assinale a opção correta.
Planejamento, Organização, Direção e Controle são funções do processo
Desempenho, características, confiabilidade, utilidade, durabilidade, aparência, atendimento ao cliente e segurança são
A respeito de comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a teoria dos dois fatores, postulada por
Herzberg, os fatores higiênicos estarão presentes na
organização se as pessoas perceberem serem satisfatórias suas
relações com os chefes imediatos e com os colegas de trabalho
e serem adequadas as condições de trabalho.
Uma das principais pesquisas sobre o estilo
brasileiro de administrar foi feita por Betânia Barros
e Marcos Aurélio Prates, com dois mil e quinhentos
administradores. De acordo com os autores da
pesquisa, foram identificados nove traços culturais
que contribuem para o entendimento das práticas
administrativas brasileiras. Abaixo, estão elencados
cinco desses traços. Relacione as colunas e
assinale a alternativa que apresenta a correlação
correta entre elas.

As relações humanas no ambiente de trabalho afetam a produtividade de uma organização, seja ela pública ou privada, com ou sem fins lucrativos. Os trabalhadores são seres sociais complexos, dotados de sentimentos, desejos e temores. Assinale a opção que NÃO caracteriza o conceito de homem social:
O Plano Estratégico 2012-2015 do IBGE define a visão do Instituto como: "Ser reconhecido e valorizado, no país e internacionalmente, pela integridade, relevância, consistência e excelência de todas as informações estatísticas e geocientíficas que produz e dissemina em tempo útil." O conceito de visão: