A Escola de Relações Humanas é um dos principais marcos na evolução do campo teórico da administração. Essa Escola, entre outras contribuições relevantes, destacou a importância da organização informal para a produtividade e o funcionamento das estruturas organizacionais formais. No entanto, a Escola foi também alvo de críticas de autores e pesquisadores diversos, que levaram a sua superação e a novos desenvolvimentos no campo da administração. Entre as principais críticas apresentadas à Escola de Relações Humanas está:
A XYZ é uma empresa do ramo de alimentos que atua há 40 anos na região Sul. A empresa conquistou posição sólida e imagem de qualidade e tradição no mercado regional. O presidente da XYZ planeja ampliar a área de atuação da empresa, construindo uma fábrica e distribuindo seus produtos também na região Sudeste. O presidente entende que esse movimento significa entrar em um ambiente mais competitivo e incerto, exigindo não só investimentos em infraestrutura, mas também “uma nova forma de fazer as coisas, uma nova atitude de todos que trabalham na empresa”. Para o presidente, “é preciso construir uma organização que nos permita aprender, para que possamos mudar e nos adaptar continuamente, respondendo aos desafios do ambiente”. Para tal, será necessário moldar uma cultura que se caracterize, entre outros aspectos, por:
Determinada organização adotou uma nova perspectiva de gestão, assumindo o Gerenciamento de Processos de Negócio – BPM. Assim, é possível inferir que ela:
Com relação às abordagens administrativas que abrangem desde a teoria clássica até a contingencial, julgue os itens a seguir
Interesse geral, equidade, iniciativa e espírito de equipe são
princípios universais da teoria da administração contingencial.
Acerca da organização administrativa e dos fundamentos que a norteiam, julgue os itens subsequentes.
Uma organização informal é constituída por pessoas
de variados níveis ou departamentos de uma organização que
se relacionam devido a interesses comuns.
A respeito dos processos de comunicação, descentralização e delegação concernentes à liderança administrativa, julgue os itens seguintes.
A coerência entre o discurso e as atitudes do líder tende
a promover o fortalecimento do processo de comunicação.
No que se refere aos fundamentos do controle e desempenho organizacional, julgue os itens subsecutivos.
Estabelecer objetivos, mensurar o desempenho e adotar
medidas corretivas para sanar possíveis desvios e
anormalidades são procedimentos relativos às etapas
do processo de controle.
O conhecimento em Administração é produzido
Sobre a era da qualidade na Administração, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Nas eras da inspeção e do controle estatístico, a ênfase estava na qualidade do produto e do serviço.
( ) Atualmente a qualidade se institui como um sistema que abrange todos os aspectos de operação da
empresa.
( ) Na era do controle estatístico, fazia-se o controle dos materiais da empresa, porém os fornecedores não
eram controlados.
( ) A inspeção ou auditoria serve para decidir se um fornecedor tem ou não condições de continuar como
tal e também de escolher novos fornecedores.
Assinale a sequência correta.
Logística empresarial trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequado aos clientes a um custo razoável. Que atividades são identificadas como primárias para o atingimento dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço?
Em relação aos Sistemas de Informações Gerenciais, analise as afirmativas. I - Sistemas de Informações Gerenciais são instrumentos indispensáveis, que auxiliam o gestor a tomar decisões de forma a neutralizar os riscos existentes nos ambientes organizacionais. II - Os dados isoladamente não são úteis aos gestores, eles demandam estudos e análises prévios de modo a serem interpretados, organizados e se transformarem em informações úteis. III - Os Sistemas de Apoio a Decisões auxiliam a execução das diferentes atividades da empresa, relacionadas às tarefas operacionais, subsidiando as seis áreas principais da empresa. Está correto o que se afirma em
“Esta modalidade de comunicação é usada entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes, tendo como principal característica a agilidade.” Trata-se de:
Na administração de recursos humanos quando desejamos buscar pessoas no mercado de trabalho utilizamos alguns passos para realizar essa tarefa, dentre as alternativas qual seria o primeiro?
Várias teorias compõem o que chamamos de administração financeira. Dentre elas, destacase a Teoria Modigliani e Miller de 1958, conhecida como a Teoria MM. Esta trata especificamente:
No universo organizacional, seja em empresas privadas, seja em empresas públicas, quando falamos sobre atendimento, precisamos ampliar o conceito e expandir nossa percepção, pois ora somos clientes, ora fornecedores de algum serviço ou informação nas relações interpessoais no trabalho. Nessa cadeia, a única coisa que não se alterna, são as necessidades humanas. Neste contexto, considerando a teoria das necessidades de Maslow, aquela à qual a situação acima se refere é a