Acerca do papel do Estado regulador, do processo de controle, da gestão de processos, da gestão da qualidade e da gestão de projetos, julgue o item seguinte
Um processo de tecnologia da informação, classificado como processo de apoio, pode, também, ser considerado um processo crítico, caso ele tenha importância fundamental para o sucesso institucional.
Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em conjunto com o Grupo Técnico de Procedimentos Contábeis (GTCON), elaborou o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), adequado aos dispositivos legais vigentes, às Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP), aos padrões internacionais de Contabilidade do Setor Público e às regras e procedimentos de Estatísticas de Finanças Públicas reconhecidas por organismos internacionais.
Com relação ao PCASP, analise os itens a seguir.
I. Formado por uma relação padronizada de contas apresentada em conjunto com atributos conceituais, o PCASP permite a consolidação das Contas Públicas Nacionais, conforme determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
II. O PCASP é atualizado anualmente e publicado exclusivamente na Internet para uso obrigatório no exercício seguinte.
III. Adicionalmente, a STN disponibiliza o “PCASP Estendido”, de adoção facultativa, para os entes que precisem de uma referência para desenvolvimento de suas rotinas e sistemas.
Está correto o que se afirma em:
A gestão de riscos e controle preventivo são considerados instrumentos de governança nas contratações públicas.
Acerca da competência desse instrumento, analise as afirmativas a seguir.
I. Intensifica ações voltadas para o fomento à inovação no mercado.
II. Modela o processo sancionatório decorrente das contratações públicas.
III. Racionaliza o trabalho administrativo ao longo do processo de contratação, suprimindo rotinas formais.
Está correto apenas o que se afirma em:
O Balanced Scorecard é uma ferramenta que busca equilibrar suas ações e balanceá-las sobre perspectivas que podem afetar o negócio da organização.
Da perspectiva dos processos internos, os objetivos estratégicos adotados pela organização são:
Max Weber conceitua a burocracia como uma organização eficiente por excelência, constituindo-se de algumas características, como a:
A educação corporativa tem um escopo mais amplo e abrangente do que o treinamento. Ela se concentra no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, indo além das habilidades técnicas para promover o crescimento pessoal e profissional. Com o incremento das universidades corporativas, surge um novo “profissional”, fundamental para o êxito e os resultados dessas organizações: o diretor de aprendizagem, que traz consigo a função de líder educador.
Considere os quatro diferentes papéis que esse líder educador desempenha, apresentados a seguir.
I - Ser estudante dos negócios e conhecer a direção estratégica da empresa e como ela está posicionada no mercado global.
II - Esboçar uma visão de como adequar as operações de aprendizagem e de desenvolvimento para que elas formem um sistema unido por ações inter-relacionadas.
III - Ser o especialista em educação, moldando a visão de aprendizagem contínua, fixando metas grandiosas e até mesmo audaciosas para a organização.
IV - Criar parcerias com os gerentes internos, os clientes externos, os líderes sindicais e os reitores de instituições de educação superior e operar estrategicamente, formulando um plano empresarial e recomendando como implementá-lo.
Esse líder educador, quando desempenha os papéis descritos em I, II, III e IV, está atuando, respectivamente, como
Blau e Scott são importantes autores da abordagem estruturalista no campo da administração. Entre suas relevantes contribuições, eles apontam que as organizações convivem com dilemas, ou seja, “escolhas entre alternativas nas quais algum objetivo terá de ser sacrificado no interesse de um outro” (Chiavenato, 2014, p.305). Os dilemas estão na raiz dos processos de mudança gerados na organização, pois a mudança ocorre sempre que novas situações e problemas emergem e novas soluções precisam ser criadas.
Um dos dilemas básicos na organização é o existente entre disciplina burocrática e especialização profissional. Sobre esse dilema, é correto afirmar que:
No planejamento estratégico em organizações, a formulação de estratégias em nível de negócio refere-se à definição de como a unidade de negócio “deve competir para conseguir alcançar uma posição de superioridade em relação a seus concorrentes” (Sobral e Peci, 2013, p.224). Nesse sentido, o modelo das cinco forças de Porter propõe três estratégias competitivas: liderança em custos, diferenciação e foco.
Sobre a estratégia de liderança em custos, é correto afirmar que:
O controle estatístico da qualidade na indústria, visando eficiência, produtividade e vendas, ganhou destaque durante a Segunda Guerra Mundial graças ao trabalho de W. E. Deming. Após o conflito, Deming foi convidado pelo general Douglas MacArthur para ajudar na reconstrução da indústria japonesa, promovendo a disseminação de técnicas que beneficiaram tanto os Estados Unidos quanto o Japão.
Um seguidor de Deming, o engenheiro japonês Kaoru Ishikawa, desenvolveu um método para resolver até 95% dos problemas de qualidade em qualquer organização. O método, baseado na cultura japonesa, está associado às sete armas utilizadas pelos samurais, destacando a importância da competitividade e da sobrevivência empresarial.
Assinale a opção que apresenta o método desenvolvido por Ishikawa.
Uma determinada organização pública promoveu na última década a digitalização de seus processos de prestação de serviço. Para garantir seu sucesso, há que se mensurar o desempenho no uso dos sistemas de informação, sendo importante diferenciar as métricas de eficiência das métricas de eficácia da Tecnologia da Informação (TI) na prestação de serviços, devido a novos formatos e requisitos de acessibilidade. Uma métrica de eficácia da plataforma de TI, considerando-se oacesso à informação, deve pautar-se em indicador de
Em todas as áreas funcionais de uma empresa, os administradores exercem as funções administrativas, que correspondem às etapas do processo administrativo: planejar, organizar, dirigir e controlar. Considere as afirmativas a seguir sobre algumas atividades gerenciais e as funções administrativas.
I. A implementação de políticas de gestão participativa está relacionada à função direção.
II. A aplicação de recursos financeiros está relacionada à função planejamento.
III. A definição da estrutura de cargos e salários está relacionada à função organização.
IV. A avaliação de desempenho dos funcionários está relacionada à função direção.
Está correto o que se afirma em:
Em certa organização, a diretora de recursos humanos está avaliando os candidatos ao cargo de gerente de uma equipe. A equipe é composta por membros recentemente admitidos na organização e ainda sem as competências técnicas necessárias ao bom desempenho das funções. No entanto, os membros da equipe se mostram bastante interessados e motivados para a realização das tarefas. Apoiando-se na teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, a diretora avalia que a equipe se encontra no nível de prontidão “2”.
Considerando que a avaliação da diretora está correta, a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard aponta que, nessas condições, o estilo mais eficaz de liderança é o:
O exercício da liderança no serviço público requer o desenvolvimento de competências particulares. Dentre elas, destaca-se a competência de reconhecer a organização pública como uma arena de disputas entre visões de mundo em que coexisteuma multiplicidade de interesses legítimos e, por vezes, conflitantes. As organizações lidam com horizontes temporais, multiplicidade de atores, interesses e relações desde a esfera da equipe de trabalho até as interações com outras organizações e a sociedade.
Segundo a descrição, a liderança em organizações públicas requer o desenvolvimento de competência
O mercado de trabalho é altamente dinâmico, sujeito a mudanças constantes e transformações significativas ao longo do tempo. As características estruturais e conjunturais desse mercado exercem uma forte influência sobre as práticas de gestão de pessoas adotadas pelas organizações.
Assinale a opção que indica o impacto do mercado de trabalho em oferta sobre as práticas de gestão de pessoas das organizações.
Elisa foi contratada recentemente para um cargo de gerente na área financeira de uma organização. Ela recebeu a incumbência de analisar o processo de contas a pagar, a fim de elaborar ações para melhoria do processo. Antes de propor qualquer ação, Elisa gostaria de mapear o conjunto das atividades envolvidas e suas interações, para compreender melhor a lógica de funcionamento do processo de trabalho.
Para tal, é adequada a seguinte ferramenta