Suponha que, em um cenário econômico desafiador, uma grande empresa de manufatura esteja reavaliando suas estratégias de gestão de despesas a fim de aumentar a eficiência operacional sem comprometer sua capacidade de inovação. Nessa situação, a abordagem que a empresa deve adotar para atingir esse equilíbrio é
Com a transição do modelo racional-legal para o paradigma pós-burocrático, a administração pública passou a ser marcada pela
A Gestão Patrimonial compreende as atividades de __________, registro, guarda, controle, movimentação, preservação, _________, incorporação e inventário de bens móveis, provenientes de aquisição no mercado interno e externo, e de doações, que incorporam o acervo patrimonial móvel de uma unidade gestora.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Preencha a lacuna com uma das alternativas abaixo:
_______________________ compreende os processos, técnicas e práticas usadas para gerenciar eficientemente os recursos financeiros de uma agência bancária, no curto, médio e longo prazo. Abrange a tomada de decisões estratégicas conexas à análise, planejamento e controle financeiro, assim também, como a captação, alocação e monitoramento dos recursos financeiros. A alternativa que preenche corretamente a lacuna é:
Tendo como referência a figura anterior, assinale a opção correta acerca de um dos componentes do Marketing 5.0.
As atividades de tombamento, registro, guarda, controle, movimentação, preservação, baixa, incorporação são exemplos de atividades que compõem a gestão
Na racionalização do trabalho, o estudo de Gilbreth (1868-1924), que tem por finalidade evitar os movimentos inúteis na execução das tarefas e executar os movimentos o mais economicamente possível, está relacionado com o conceito de:
Com objetivo de estreitar os laços com os jurisdicionados e com a sociedade, a Ouvidoria de um Tribunal de Contas Estadual (TCE) passou a prestar atendimento por meio do aplicativo Whatsapp, ferramenta multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones e tablets. A Ouvidoria desse TCE é um órgão de apoio estratégico que surgiu como sendo um novo instrumento de comunicação entre os cidadãos de todo o território estadual com a Corte de Contas.
Supondo que nessa Ouvidoria os processos de trabalho sejam rotinizados e programáveis e a comunicação desse órgão com os cidadãos seja padronizada segundo normas/regras formais, o modelo de gestão, em termos de estrutura organizacional, propício para esse órgão é o
A Experiência de Hawthorne delineou os princípios básicos da Escola das Relações Humanas e, de suas conclusões, destaca-se o princípio de que:
Considerando as técnicas e os métodos de avaliação e gestão de desempenho, a avaliação 360 graus surgiu com o objetivo de levar em conta a avaliação de todos aqueles que têm alguma forma de interação com o avaliado.
Sobre a avaliação 360 graus, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Reunindo todas as avaliações consideradas, permite elaborar um plano de desenvolvimento individual, baseado nas diferentes perspectivas da avaliação.
( ) Deve envolver todos os colaboradores internos que interagem com o avaliado, independentemente do nível hierárquico, e evitar que pessoas externas à organização interfiram na avaliação do colaborador.
( ) Traz um conjunto de informações diversificadas que podem enriquecer a avaliação, mas que também são de complexa sistematização, além de ser dependente de um adequado treinamento dos avaliadores e suscetível a eventuais conluios na avaliação.
As afirmativas são, respectivamente,
Uma instituição financeira analisou o lucro por cliente segundo o número de anos em que ele havia sido fiel ao banco, e identificou que, quanto mais tempo os clientes permaneciam no banco, atendê-los se tornava mais lucrativo. Um dos fatores que trabalha em benefício do fornecedor, criando lucros progressivos, é o lucro derivado do aumento de compras.
Esse lucro ocorre porque, ao longo do tempo, os clientes
Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do comportamento organizacional reside no estudo da motivação para o trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais.
Considerando as contribuições teóricas sobre motivação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Com base na teoria dos quatro impulsos, focada no conteúdo da motivação, podemos afirmar que todos temos impulsos proativos e reativos que definem nossas emoções e impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos.
( ) A teoria da equidade está baseada na premissa de que as pessoas comparam a relação entre esforços e recompensas e esperam que haja o mesmo tratamento para todos neste aspecto. De acordo com esta teoria, a percepção da equidade no ambiente de trabalho é um elemento decisivo para a motivação e o comprometimento com os objetivos organizacionais.
( ) Na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, a principal fonte de motivação é o suprimento da próxima necessidade na hierarquia que, por sua vez, parte das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e, finalmente, de autorrealização.
As afirmativas são, respectivamente,
Sobre o novo papel dos Recursos Humanos, analise as afirmativas abaixo.
I. Propor, definir e garantir um conjunto de normas e procedimentos em linha com os princípios empresariais, de acordo com a legislação aplicável.
II. Criar e operar sistemas que permitam que as oportunidades de emprego e desenvolvimento de carreira estejam disponíveis a todos.
III. Ênfase na execução das tarefas voltadas exclusivamente às necessidades internas do departamento.
Estão corretas as afirmativas:
Considerando os conceitos, a função e o campo de atuação do ambiente financeiro, julgue o item a seguir.
O relacionamento entre os acionistas e os administradores, ao contrário do relacionamento entre acionistas controladores e não controladores, pode se submeter à teoria agente-principal.
Um funcionário que ocupava um cargo de gerente na área comercial de uma organização dedicava boa parte do seu tempo à programação do trabalho dos subordinados e à partilha de informação com os subordinados por meio de reuniões formais. Ao ser promovido ao cargo de diretor da área, passou a dedicar a maior parte do tempo à identificação de novas oportunidades de negócios para a organização.
Os papéis desempenhados pelo funcionário como gerente e o papel desempenhado como diretor são, respectivamente: