As ideias e concepções acerca do ser humano evoluem ao longo do desenvolvimento do pensamento administrativo. Em uma relevante concepção teórica, o ser humano é visto como alguém que desempenha papéis na organização, inter-relacionando-se e mantendo expectativas quanto aos papéis dos demais participantes organizacionais, em um processo em que intervêm variáveis contextuais organizacionais, de personalidade e interpessoais. Assim, esse conceito de ser humano enfatiza, entre outros aspectos, os papéis e seus conflitos.
O nome pelo qual esse conceito é conhecido e a abordagem teórica à qual ele está ligado estão corretamente indicados na seguinte alternativa:
Certa organização publicou recentemente um anúncio de emprego em que se lia, entre outras informações: “Oferecemos oportunidade de realizar trabalho criativo; autonomia para realização do trabalho; plano de saúde; plano de aposentadoria; bom ambiente de trabalho”
Com base na hierarquia das necessidades de Maslow, a oferta da empresa foca na satisfação das seguintes necessidades, respectivamente:
Deming é um dos principais pensadores que articularam os princípios que sustentam a Gestão pela Qualidade Total (Total
Quality Management – TQM).
Entre os princípios da Gestão pela Qualidade Total propostos por Deming estão:
As atividades de tombamento, registro, guarda, controle, movimentação, preservação, baixa, incorporação são exemplos de atividades que compõem a gestão
Julgue os itens a seguir, relacionados à administração da qualidade.
Suponha que a grande expansão da concorrência nos últimos tempos tenha levado determinada empresa a se preocupar com a qualidade de seus produtos. Nessa situação, a chefia deve orientar sua equipe de trabalho a definir procedimentos para que seus produtos sejam entregues de forma consistente, com o nível de qualidade desejado.
De acordo com Mintzberg e Quinn,
[...] Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente. Uma estratégia bem formulada ajuda a ordenar e alocar os recursos de uma organização para uma postura singular e viável, com base em suas competências internas e relativas, mudanças no ambiente antecipadas e providências contingentes realizadas por oponentes inteligentes.
MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. p. 20. Adaptado.
Tendo como pano de fundo a questão da efetividade da estratégia no contexto da gestão estratégica, considere um cenário em que
• somente 25% dos gerentes têm iniciativas alinhadas às estratégias;
• somente 5% da força de trabalho entende as estratégias;
• 85% de executivos gastam menos de 1 h por mês discutindo estratégias;
• 60% da organização não alinha o orçamento às estratégias.
Nesse contexto, tendo-se identificado no cenário descrito algumas falhas na execução das estratégias, entendendo-se estratégia como definiram Mintzberg e Quinn, a razão principal que provoca tais falhas é a(o)
O método dos cenários prospectivos, um pilar da gestão estratégica, além de facilitar o desenvolvimento do pensamento estratégico e a definição das estratégias da empresa, traz benefícios, tais como
Um grupo de secretárias de uma organização que depende da mesma dotação orçamentária de escritório começou a barganhar entre si para saber quem iria adquirir novos equipamentos de informática e quem teria de continuar com o equipamento existente. Na decisão de quais interesses conflitantes seriam satisfeitos, as secretárias consideraram que os interesses do grupo são importantes, mas não merecem a desordem provocada por estilos mais assertivos.
Assim sendo, as secretárias optaram pela abordagem da transigência na negociação, que
A avaliação da maturidade de processos de negócio consiste na identificação de como os processos de uma organização estão sendo definidos, administrados, medidos, controlados e otimizados, para comparar essas informações com as melhores práticas definidas em modelos de referência reconhecidos no mercado.
Ao realizar essa avaliação, o principal objetivo de uma organização é
Julgue os itens a seguir, relativos à formulação e gestão de políticas, planos, programas e projetos públicos.
As fases do ciclo PDCA são essencialmente fundamentadas nas ações consecutivas de pensar, discutir, consolidar e avaliar.
Uma crítica feita ao modelo linear de inovação é o fato de ele
Considerando que os processos de mudança envolvem transformação, interrupção ou ruptura de processos, assinale a
opção em que é indicado um fator negativo para a ocorrência de mudanças no âmbito da organização.
Na gestão da qualidade, busca-se garantir que o produto efetivamente fornecido ao cliente atenda aos padrões preestabelecidos, o que significa garantir critérios de
Na elaboração da política de inovação tecnológica, pesquisa aplicada é aquela que
O gráfico utilizado para controlar variáveis, no qual há uma medida central (média) e duas faixas (superior e inferior) que
representam uma variação aceitável ao redor da média, é denominado