Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 8365 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Considerando os aspectos de competência interpessoal, julgue os itens de 61 a 63.

Nos relacionamentos profissionais, a comunicação eficaz é uma competência altamente valorizada na relação do empregado com os gestores e com os demais colegas de trabalho.

Quanto às tendências e às influências ambientais sobre as organizações, às tendências contemporâneas e ao grau de influência que exercem sobre os vários tipos de organização, à gestão da folha de pagamento e de benefícios, às férias, aos aspectos legais, aos impactos contábeis e financeiros, julgue os itens de 83 a 90.

As decisões quanto aos índices dos reajustes salariais e o comprometimento da folha de pagamentos em relação ao faturamento podem significar a preservação ou o risco dos negócios de uma empresa.

À luz da estrutura, dos processos, da comunicação organizacional, dos processos internos, da análise interna das organizações do ponto de vista operacional, estrutural e de funcionamento evolutivo e dos sistemas tecnológicos de apoio ao funcionamento organizacional, julgue os itens de 76 a 82.

Um adequado sistema de informações de RH deve ser composto de um conjunto de subsistemas independentes que possam gerar informações de uso exclusivo ao processo da gestão de pessoas da organização.

A respeito dos assuntos relativos ao desenvolvimento e ao treinamento de pessoal, às diferenças individuais e de personalidade, aos perfis de liderança, à gestão de equipes, às disputas de poder e ao gerenciamento de conflitos, julgue os itens de 69 a 75.

As etapas do levantamento das necessidades, a implementação e a execução do treinamento são suficientes para a promoção das capacitações mais adequadas e para a mensuração dos resultados obtidos pela organização.

Quanto às tendências e às influências ambientais sobre as organizações, às tendências contemporâneas e ao grau de influência que exercem sobre os vários tipos de organização, à gestão da folha de pagamento e de benefícios, às férias, aos aspectos legais, aos impactos contábeis e financeiros, julgue os itens de 83 a 90.

A elevação do grau de motivação dos colaboradores, a melhoria do bem‑estar no ambiente de trabalho e o aprimoramento da competitividade frente ao mercado são vantagens organizacionais que podem ser impulsionadas por uma eficiente gestão de benefícios.

A respeito dos assuntos relativos ao desenvolvimento e ao treinamento de pessoal, às diferenças individuais e de personalidade, aos perfis de liderança, à gestão de equipes, às disputas de poder e ao gerenciamento de conflitos, julgue os itens de 69 a 75.

Nas organizações, é comum deparar‑se com pessoas introvertidas e extrovertidas. Estas se caracterizam pela sociabilidade, pela tendência ao convívio em grupo e pelo aprazimento à interação. Todavia, aquelas se identificam por serem quietas, concentradas e reflexivas.

No que se refere à ética e à qualidade de vida no trabalho, à saúde e à segurança das pessoas, aos programas de qualidade de vida e à promoção do bem‑estar no trabalho, julgue os itens de 91 a 95.

Os níveis de iluminação nos ambientes de trabalho são determinados pelo grau de liberalidade das empresas, consideradas as definições que os gestores julgarem convenientes.

Acerca dos conceitos, da importância e da relação com os outros sistemas de organização, das atribuições básicas da área de recursos humanos (RH), dos objetivos e das políticas, julgue os itens de 51 a 55.

Por não haver determinações universais para a gestão humana, as práticas de gestão de RH devem ser flexíveis e adaptáveis às características da organização.

Quanto aos aspectos de comportamento organizacional, de relações indivíduo‑organização, de motivação, de liderança e de desempenho, julgue os itens de 56 a 60.

As relações de reciprocidade entre o empregado e a organização são inexistentes, pelo fato de cada uma das partes visar a seus próprios objetivos.

Considerando que o PDCA (Plan-Do-Check-Act) é um método interativo de gestão utilizado para o controle e a melhoria contínua de processos e produtos, assinale a afirmativa INCORRETA.

“Na gestão de projetos, o processo dinâmico de tomar decisões sobre a utilização de recursos para realizar objetivos compreende cinco principais etapas que devem estar interligadas: planejamento; organização; execução; controle; e, encerramento.”

Baseado no texto anterior, assinale a afirmativa que apresenta uma ação compatível com a etapa apontada.

Administração é o processo ou atividade de tomar decisões sobre recursos e objetivos. O processo administrativo abrange cinco tipos
principais de decisões.

Assinale a alternativa correta quanto aos cinco tipos de decisões, também chamadas processos ou funções.

A negociação é um processo de planejamento, revisão e análise, usado por dois grupos opostos, procurando, mutuamente, um acordo
e compromissos aceitáveis. Os acordos são atingidos por meio de conferências, discussão e barganha; incluem todos os aspectos da
transação dos negócios e não apenas o preço. Quatro grandes objetivos são comuns a todas as negociações: obter um preço satisfatório e razoável; obter do fornecedor o cumprimento dos prazos e condições contratuais; convencer o fornecedor a dar a máxima cooperação e
desenvolver uma saudável e continuada relação amistosa com os fornecedores competentes. Analise as afirmativas a seguir.

I. Atécnica da negociação pode ser usada sozinha ou em conjunto. A primeira, para determinar os termos de um contrato, objetiva conseguir um preço satisfatório e razoável. A segunda é empregada com a proposta competitiva.

II. A inabilidade de estabelecer um cronograma de entrega é provavelmente uma falha experimentada mais frequentemente pelos compradores.

III. O melhor meio de obter a cooperação do fornecedor é acenar com a recompensa esperada: o contrato de fornecimento de mercadoria, caso sua contribuição seja efetivamente aproveitada.

IV. O comprador, quando negocia com os fornecedores, deve reconhecer claramente que as ações de hoje são apenas parte de um relacionamento momentâneo.

Assinale a alternativa correta.

No contexto organizacional, existe a possibilidade de formação de diversos tipos de grupos de pessoas, entre eles aqueles estabelecidos no organograma organizacional, conhecidos como formais, e aqueles que se constituem naturalmente, chamados de informais.

Com base nisso, associe o grupo à respectiva formalidade.

( ) Grupo de tarefa
( ) Grupo primário
( ) Grupo de Interesse


1. Formais
2. Informais


Assinale a opção que indica a associação correta, na ordem apresentada

Com objetivo de estreitar os laços com os jurisdicionados e com a sociedade, a Ouvidoria de um Tribunal de Contas Estadual (TCE) passou a prestar atendimento por meio do aplicativo Whatsapp, ferramenta multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz para smartphones e tablets. A Ouvidoria desse TCE é um órgão de apoio estratégico que surgiu como sendo um novo instrumento de comunicação entre os cidadãos de todo o território estadual com a Corte de Contas.

Supondo que nessa Ouvidoria os processos de trabalho sejam rotinizados e programáveis e a comunicação desse órgão com os cidadãos seja padronizada segundo normas/regras formais, o modelo de gestão, em termos de estrutura organizacional, propício para esse órgão é o

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282